A Cia de Achadouros (@ciadeachadouros) está comemorando dez anos com uma série de ações especiais. No mês de agosto de 2024, o grupo realiza apresentações gratuitas da contação de histórias ‘Raízes, memórias e outras histórias’ em Taubaté, Valinhos e Vinhedo (SP).
No dia 17 de agosto (sábado), às 10h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado no Espaço Cultural Projeto HAPET, em Taubaté. Em 18 de agosto (domingo), às 10h30, a apresentação será realizada na Feira Arte na Praça, na Praça Washington Luis, em Valinhos. E no dia 25 de agosto (domingo), às 10h30, a apresentação acontece no Memorial do Imigrante, em Vinhedo.
Além dos causos da vida real, que misturam histórias vividas e coletadas pelos próprios artistas da cena, Raízes, memórias e outras histórias traz o enredo de uma árvore que supera um grande desafio de vida, as aventuras de uma criança que desvenda um segredo da floresta e a experiência mágica vivida por uma família diante de um momento delicado e de grandes revelações.
O projeto busca expandir a experiência do público com a contação de histórias fazendo um convite para que cada pessoa aprecie os instantes do espetáculo nas mais distintas condições oferecidas pela cenografia criada por Clau Carmo. O público pode assistir à apresentação estando em pé, sentado, deitado ou em outras posições que despertem os sentidos e ampliem a experiência.
Com três artistas que se desdobram nas performances em cena: Emiliano Favacho, Felipe Michelini e Mariá Guedes, a montagem propõe um destaque sobre a fisicalidade da atuação e a vivacidade da palavra falada, transitando pela literatura através das histórias ‘A força da Palmeira’ (2014), livro de Anabella Lopéz adaptado de um conto popular do Magreb; ‘O segredo do Curumim’ (1982), de autoria da escritora brasileira Sônia Robatto; e ‘O filho do caçador e outras histórias-dilema da África’ (2014), de Andi Rubinstein e Madalena Monteiro, adaptado de histórias-dilema de África.
Com direção de Fabiano Lodi e direção musical de Felipe Gomes Moreira, o projeto, que foi criado em 2018, reestreia em 2024 em uma nova versão que melhor representa os anseios artísticos da Cia de Achadouros ao longo de todos esses anos de dedicação a esta pesquisa.
A busca por dialogar com narrativas orais das mais diversas referências fez com que este projeto, antes denominado ‘Origens do Brasil’, ganhasse duas versões, que foram apresentadas entre 2018 e 2022. A partir de 2023, já com um farto material de pesquisa levantado, o grupo se debruçou sobre seis histórias que ganharam cuidadosa revisão dramatúrgica para serem levadas à cena, numa proposta que contempla criação musical autoral e uma encenação que envolve o público em uma arena de histórias.
As ações são do projeto ‘Cia de Achadouros faz Dez Anos’, contemplado no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 de Grupos e Coletivos Artísticos, realizado em parceria com a Leneus Produtora de Arte.
A Cia de Achadouros surgiu em 2014, tendo como base de sua pesquisa a linguagem da palhaçaria, das máscaras e da comicidade popular. Seu repertório já foi visto por mais de 15 mil pessoas, com espetáculos que transitam pelo teatro para as infâncias e o teatro adulto, além de um projeto de contação de histórias. Informações: www.instagram.com/ciadeachadouros e www.facebook.com/ciadeachadouros.
Ficha Técnica – Atuação: Emiliano Favacho, Felipe Michelini e Mariá Guedes. Direção: Fabiano Lodi. Dramaturgia: Cia de Achadouros e Fabiano Lodi. Direção Musical: Felipe Gomes Moreira. Cenário e Figurinos: Clau Carmo. Costureira: Anísia Maria. Design Gráfico: Nathalia Ernesto. Gestão de mídias sociais: Rúbia Galera. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Assistente de Produção: Samuel Paixão. Produção Local (Vinhedo e Valinhos): Renan Mozzer. Fotos: @pri_fiotti. Coordenação de Produção: Leneus Produtora de Arte.
Serviço:
Espetáculo Raízes, memórias e outras histórias
Com Cia de Achadouros
Sinopse | Uma contação de histórias encenada, que reúne variadas narrativas e experiências de encontro mediadas pelas práticas da oralidade. Em cena, três artistas revisitam sabedorias afro-brasileiras e dos povos originários, misturadas a causos da vida real que alimentam imaginários do nosso cotidiano. O espetáculo convida o público a vivenciar ensinamentos valiosos que foram transmitidos entre gerações e a apreciar elementos da rica diversidade que compõem a cultura brasileira.
Duração: 50 minutos | Grátis | Classificação Livre | Capacidade: 50 pessoas
Quando: 17 de agosto de 2024 (sábado) – Horário: 10h – Onde: Espaço Cultural Projeto HAPET – Endereço: Estr. Mun. José Cândido de Oliveira, 3200 – São Gonçalo, Taubaté – SP
Quando: 18 de agosto de 2024 (domingo) – Horário: 10h30 – Onde: Feira Arte na Praça – Endereço: Praça Washington Luis – R. Washington Luiz de Castro Barros, 3 – Jardim das Figueiras, Valinhos – SP
Quando: 25 de agosto de 2024 (domingo) – Horário: 10h30 – Onde: Memorial do Imigrante – Endereço: Av. dos Imigrantes, 605 – Jardim Itália, Vinhedo – SP.
(Fonte: Com Luciana Gandelini Assessoria de Imprensa)