Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Cinemateca Brasileira apresenta Retrospectiva Alfred Hitchcock

São Paulo, por Kleber Patricio

“A diferença entre suspense e surpresa é muito simples e costumo falar muito sobre isso. Mesmo assim, é frequente que haja nos filmes uma confusão entre essas duas noções. Estamos conversando, talvez exista uma bomba debaixo desta mesa e nossa conversa é muito banal, não acontece nada de especial e, de repente: bum, explosão. O público fica surpreso, mas, antes que tenha se surpreendido, mostram-lhe uma cena absolutamente banal, destituída de interesse. Agora, examinemos o suspense. A bomba está debaixo da mesa e a plateia sabe disso, provavelmente porque viu o anarquista colocá-la. A plateia sabe que a bomba explodirá à uma hora e sabe que faltam quinze para a uma – há um relógio no cenário. De súbito, a mesma conversa banal fica interessantíssima porque o público participa da cena.” (Hitchcock/Truffaut – Entrevistas: Edição definitiva, 1983)

Esse domínio sobre a narrativa é uma das muitas lições de cinema que o mestre do suspense oferece na Retrospectiva Alfred Hitchcock entre os dias 6 e 16 de março, na Cinemateca Brasileira. A mostra apresenta a obra de Hitchcock com uma seleção de 14 longas-metragens emblemáticos do cineasta, como ‘Janela indiscreta’, ‘Psicose’, ‘Os pássaros’ e ‘Intriga internacional’. A abertura é no dia 6 de março, às 20h, com uma sessão ao ar livre de ‘Um corpo que cai’. Mais cedo, a partir das 18h, haverá um brinde de abertura.

Hitchcock era um diretor meticuloso, que controlava cada detalhe de suas cenas. Seus enquadramentos não sugerem nada além do que está dentro do quadro, guiando a atenção do espectador de maneira precisa. Sua habilidade para manipular a linguagem cinematográfica fica evidente em cada um dos filmes selecionados para a mostra.

Em Interlúdio, um simples movimento de câmera – do plano geral ao plano próximo da chave na mão de Grace Kelly – eleva o suspense e estabelece a identificação da protagonista com o público ao revelar sua missão e os desafios a serem superados. Já em Ladrão de casaca, a incerteza sobre se Cary Grant está abrindo ou fechando a porta do carro reforça a dúvida de sua inocência até o último segundo. Em Os pássaros, o campo/contracampo durante o trajeto de Tippi Hedren na lancha cria um ponto de vista dos pássaros, dando a impressão de que se tornam cientes dos humanos. E em Festim diabólico, a tensão cresce com a ilusão de um plano-sequência, reforçando a imersão do espectador.

A psicanálise também teve grande influência sobre Hitchcock. Janela indiscreta explora o voyeurismo de forma única ao tornar seu protagonista um espectador e seus espectadores observadores de um espectador. Em Psicose, a casa dos Bates reflete a psique do protagonista: o térreo representa o ego (onde Norman habita), o segundo andar simboliza o superego (onde vive a mãe) e o porão, o id (onde está o cadáver da mãe). Já Um corpo que cai aprofunda a psicanálise freudiana, explorando a dinâmica entre Eros (pulsão de vida) e Thanatos (pulsão de morte). A obsessão de Scottie em transformar Judy em Madeleine ilustra a compulsão à repetição, conforme descrito por Freud: um ciclo de reviver traumas passados em busca de controle. Essa transformação forçada também reflete a idealização narcísica, em que Scottie não ama Judy, mas sua capacidade de se encaixar em sua fantasia idealizada.

O tema do ‘homem errado’ é recorrente em Hitchcock, como visto em Intriga internacional, O homem que sabia demais, Os 39 degraus, Ladrão de casaca, Frenesi e em Disque M para matar – nesse caso, a ‘mulher errada’. Hitchcock acreditava que o público se identificava mais com um inocente injustamente acusado do que com um criminoso fugindo. Essa fixação pode estar ligada a um dos poucos episódios de sua vida pessoal que compartilhou com seu público: quando tinha cinco anos, havia se comportado mal e seu pai o enviou à delegacia com um bilhete; o policial leu o bilhete e o trancou na cadeia por alguns minutos, dizendo: “É isso que fazemos com meninos travessos”.

Embora fosse reservado sobre sua vida pessoal, considerar que sua direção rígida, mise-en-scène calculada e narrativa meticulosamente construída são reflexo de um artista que preza pelo objetivo será um erro. O controle de Hitchcock, na verdade, revela sua visão de mundo. Assim, podemos repensar os cameos do diretor como mais do que meras aparições divertidas; eles reforçam sua presença subjetiva nos filmes. Seus filmes são sua assinatura: inconfundíveis, inimitáveis e uma verdadeira janela para o autor.

A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões. Para as sessões na área externa, não há distribuição de ingressos. Em caso de chuva, as sessões ao ar livre são transferidas para a sala de cinema.

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana – São Paulo, SP

Horário de funcionamento:

Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h

Salas de cinema: conforme a grade de programação.

Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados

Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)

Sala Oscarito (104 lugares)

Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

Quinta-feira, 6 de março

18h – Foyer Grande Otelo – brinde de abertura

20h – Área externa – UM CORPO QUE CAI (Vertigo)

EUA, 1958, 128 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes, Tom Helmore, Henry Jones, Raymond Bailey, Ellen Corby, Konstantin Shayne, Lee Patrick, Bess Flowers

Sinopse: O ex-detetive da polícia de San Francisco John “Scottie” Ferguson, assombrado por sua acrofobia, é contratado por um antigo conhecido para seguir sua enigmática esposa, Madeleine, que pode estar perdendo a sanidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, forçando Scottie a enfrentar seus piores medos. À medida que a investigação avança, ele se vê preso em uma teia de mistérios e turbulência psicológica.

Sexta-feira, 7 de março

20h – Área externa – JANELA INDISCRETA (Rear Window)

EUA, 1954, 112 min, cor, 12 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter, Raymond Burr, Judith Evelyn, Ross Bagdasarian, Georgine Darcy, Sara Berner, Frank Cady, Jesslyn Fax

Sinopse: Em Greenwich Village, Nova York, o fotógrafo profissional L.B. Jeffries fica confinado em seu apartamento após sofrer um acidente. Entediado, ele começa a observar a vizinhança com um binóculo. Quando começa a suspeitar que um vizinho tenha matado sua esposa, Jeff divide suas desconfianças com sua namorada, Lisa Fremont, e com sua enfermeira Stella. Juntos, eles iniciam uma investigação sobre o possível crime.

Sábado, 8 de março

16h – Sala Grande Otelo – OS 39 DEGRAUS (The 39 Steps)

Reino Unido, 1935, 86 min, p&b, 10 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Robert Donat, Madeleine Carroll, Lucie Mannheim, Godfrey Tearle, Peggy Ashcroft, John Laurie, Helen Haye, Frank Cellier, Wylie Watson, Gus McNaughton Jerry Verno

Sinopse: Richard Hannay, um canadense em Londres, ajuda uma mulher fugindo de agentes secretos, mas, quando ela é assassinada, ele se torna o principal suspeito. Fugindo para provar sua inocência, descobre uma conspiração de espionagem e tenta desmantelar a rede de espiões.

19h – Área externa – DISQUE M PARA MATAR (Dial M for Murder)

EUA, 1954, 105 min, cor, 16 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Ray Milland, Grace Kelly, Robert Cummings, John Williams, Anthony Dawson, Leo Britt, Patrick Allen, George Leigh

Sinopse: Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua esposa para se vingar de um adultério e para herdar seu dinheiro. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, mas quando as coisas dão errado, ele vê uma oportunidade de reverter a situação a seu favor.

21h – Área externa – PSICOSE (Psycho)

EUA, 1960, 109 min, p&b, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam, John McIntire, Simon Oakland, Frank Albertson, Patricia Hitchcock, Vaughn Taylor

Sinopse: Marion Crane, uma secretária insatisfeita, rouba 40 mil dólares de seu chefe para fugir e começar uma nova vida com seu amante, Sam. Durante a fuga, ela se perde em uma forte tempestade e decide parar no Bates Motel, um hotel isolado administrado por Norman Bates, um jovem atencioso, mas dominado por sua mãe severa. O que parecia ser uma parada inocente se transforma em um pesadelo quando são revelados segredos perturbadores sobre a sra. Bates.

Domingo, 9 de março

15h30 – Sala Grande Otelo – REBECA, A MULHER INESQUECÍVEL (Rebecca)

EUA, 1940, 130 min, p&b, 12 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Laurence Olivier, Joan Fontaine, George Sanders, Judith Anderson, Nigel Bruce, Reginald Denny, C. Aubrey Smith, Gladys Cooper, Florence Bates

Sinopse: Uma jovem tímida se casa com o rico Maxim de Winter, um nobre atormentado pela morte de sua primeira esposa, Rebecca. Ao se mudar para a propriedade de Max, ela descobre segredos sobre o passado dele e enfrenta a influência sobrenatural de Rebecca, que controla todos, especialmente a governanta Mrs. Danvers, que começa a levar a jovem esposa à loucura.

18h – Sala Grande Otelo – FRENESI (Frenzy)

Reino Unido, 1972, 116 min, cor, 12 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Jon Finch, Barry Foster, Barbara Leigh-Hunt, Anna Massey, Alec McCowen, Vivien Merchant, Billie Whitelaw, Clive Swift, Bernard Cribbins

Sinopse: O ‘Assassino da Gravata’ espalha terror em Londres, deixando um rastro de vítimas. Richard Ian Blaney, ex-piloto da Força Aérea Britânica, amargurado e alcoólatra, é apontado como principal suspeito, especialmente após o assassinato de sua ex-mulher. Com provas circunstanciais contra ele, tenta provar sua inocência enquanto a polícia, liderada por um inspetor obstinado, busca a verdade.

20h – Área externa – INTRIGA INTERNACIONAL (North by Northwest)

EUA, 1959, 136 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason, Jessie Royce Landis, Leo G. Carroll, Josephine Hutchinson, Philip Ober, Martin Landau, Adam Williams, Edward Platt

Sinopse: Roger Thornhill, um executivo de publicidade de Nova York, é confundido com um agente secreto por espiões estrangeiros. Após tentativas de assassinato e uma acusação de homicídio, ele foge para Chicago, onde conhece a misteriosa Eve Kendall. Juntos, tentam escapar, mas Roger logo percebe que ainda está em perigo. Perseguido por espiões e pelo governo, ele busca provar sua inocência enquanto duvida das lealdades de Eve.

Quarta-feira, 12 de março

20h – Área externa – OS PÁSSAROS (The Birds)

EUA, 1963, 120 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Tippi Hedren, Rod Taylor, Jessica Tandy, Suzanne Pleshette, Veronica Cartwright, Ethel Griffies, Charles McGraw, Ruth McDevitt, Lonny Chapman, Joe Mantell

Sinopse: Melanie Daniels, uma bela e rica socialite, conhece o advogado Mitch Brenner em um pet shop em São Francisco e se interessa por ele. Decidida a segui-lo, ela viaja até a tranquila cidade costeira de Bodega Bay, onde Mitch costuma passar os finais de semana com sua irmã e mãe. No entanto, Melanie não esperava se deparar com uma ameaça aterrorizante: após ser atacada por uma gaivota logo após sua chegada, ela se vê no meio de uma série de ataques violentos de pássaros que começam a assolar os moradores locais.

Quinta-feira, 13 de março

20h – Área externa – INTERLÚDIO (Notorious)

EUA, 1946, 102 min, p&b, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains, Leopoldine Konstantin, Louis Calhern, Alex Minotis, Reinhold Schünzel, Ivan Triesault, Eberhard Krumschmidt

Sinopse: Após a condenação de seu pai, um espião alemão, Alicia Huberman se entrega ao álcool e aos homens. Ela é abordada por T.R. Devlin, um agente do governo americano, que a recruta para espionar um grupo de nazistas amigos de seu pai, que operam no Rio de Janeiro. No processo, Alicia se casa com um espião nazista, mas se apaixona por Devlin. À medida que se envolve cada vez mais em sua missão, ela começa a questionar até onde está disposta a ir para se infiltrar na rede de espiões.

Sábado, 15 de março

18h – Sala Grande Otelo – PACTO SINISTRO (Strangers on a Train)

EUA, 1951, 101 min, p&b, 16 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Farley Granger, Ruth Roman, Robert Walker, Leo G. Carroll, Patricia Hitchcock, Kasey Rogers, Marion Lorne, Jonathan Hale

Sinopse: Guy Haines, um tenista, encontra Bruno Antony, um psicótico e fã da ideia de crime perfeito, que sugere um plano no qual cada um deve matar a pessoa que o outro deseja eliminar: Bruno mataria Miriam, esposa de Guy, e Guy teria que matar o pai de Bruno em troca. Guy desconsidera a proposta como uma piada, mas Bruno leva o plano a sério, assassina Miriam e exige que Guy cumpra sua parte do acordo.

20h – Sala Grande Otelo – FESTIM DIABÓLICO (Rope)

EUA, 1948, 81 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: John Dall, Farley Granger, James Stewart, Joan Chandler, Douglas Dick, Edith Evanson, Constance Collier, Cedric Hardwicke, Dick Hogan

Sinopse: Brandon e Philip, movidos pela ambição de cometer o crime perfeito, assassinam seu colega David e escondem seu corpo em um baú. Para celebrar, organizam um jantar com o pai da vítima, sua noiva Janet e o professor Rupert, servindo a refeição sobre o móvel onde repousa o cadáver. Durante a noite, deixam escapar indícios do crime, despertando a desconfiança de Rupert.

Domingo, 16 de março

18h – Sala Grande Otelo – LADRÃO DE CASACA (To Catch a Thief)

EUA, 1955, 106 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Cary Grant, Grace Kelly, Jessie Royce Landis, John Williams, Charles Vanel, Brigitte Auber, Jean Martinelli, Georgette Anys, René Blancard, William ‘Wee Willie’ Davis

Sinopse: John Robie, ex-ladrão de joias aposentado, é suspeito de uma série de roubos na Riviera Francesa. Convencido de que um imitador está cometendo os crimes, ele se alia ao agente de seguros H.H. Hughson para capturar o verdadeiro ladrão. Robie se aproxima da viúva Jessie Stevens e sua filha Frances, e, quando as joias de Jessie são roubadas, ele elabora um plano para desmacarar o criminoso.

20h – Sala Grande Otelo – O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (The Man Who Knew Too Much)

EUA, 1956, 120 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: James Stewart, Doris Day, Brenda De Banzie, Bernard Miles, Ralph Truman, Daniel Gélin, Mogens Wieth, Alan Mowbray, Hillary Brooke, Christopher Olsen, Reggie Nalder

Sinopse: Durante as férias no Marrocos, o Dr. Ben McKenna, sua esposa Jo e seu filho Hank conhecem Louis Bernard, que é assassinado no dia seguinte. Antes de morrer, Bernard revela a Ben que há um plano de assassinato em Londres contra um político. Para garantir seu silêncio, os conspiradores sequestram Hank. Determinados a salvá-lo, Ben e Jo partem para Londres e acabam envolvidos em uma trama internacional.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.

O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

(Fonte: Trombone Comunicação)