O I Festival Nacional de Curtas Flávio Migliaccio recebeu 168 produções de todo o país, nas categorias animação, documentário, experimental e ficção, dos quais 16 jurados selecionaram 16 produções nas respectivas categorias, e que receberão o Troféu do Festival nos dias 26 e 27 de agosto, na Cinemateca do MAM. A entrada é franca.
O idealizador e diretor do FestFlavio, o cineasta Francis Ivanovich destaca a participação de produções na categoria ficção, que têm em seus elencos grande atrizes e atores brasileiros, como Camila Amado, Tonico Pereira, Caio Blat, Juliane Araújo, Osmar Prado, Samir Murad e Davi Reis, entre outros.
Na categoria Documentário, temas como a luta de família no Mato Grosso frente ao poder do agronegócio, o preconceito que as mulheres enfrentam no mercado da música, a luta de um artista popular no agreste de Pernambuco para manter as tradições e a violência que extermina a vida de jovens na Baixada Fluminense são os destaques.
Na categoria Experimental, filmes que inovam na linguagem ao falarem sobre o racismo, como o planeta está sendo maltratado e a saudade que atinge uma família com a perda de um ente amado na pandemia.
O FestFlavio não se esqueceu das crianças: quatro belas animações serão exibidas numa sessão especial para elas e para os adultos, pois os filmes encantam qualquer idade.
“A realização de um festival de cinema sempre foi um ato celebratório, quer da relação do público com a arte das imagens em movimento, quer de promoção de novas criações para as diversas telas que nos acompanham desde fins do século XIX. A proposição do I Festival de Curtas Flávio Migliaccio – FestFlavio é tanto uma homenagem ao doce Tio Maneco e ao eterno Xerife, como uma celebração do compromisso do ator, produtor, diretor e roteirista Flávio Migliaccio, sobretudo com a arte da interpretação e da realização audiovisual em termos artísticos, políticos e humanos. A escolha da data no dia do seu aniversário completa a homenagem”, afirma Francis.
Exposição fotográfica
O público que comparecer ao FestFlavio poderá ver cerca de 50 fotografias sobre a vida e um pouco da carreira de Flávio Migliaccio. As fotos são do acervo da família e foram emprestadas pelo jornalista e documentarista Marcelo Migliaccio, filho do artista. A Cinemateca do MAM digitalizou as imagens, as reproduziu e as moldurou e elas ficarão expostas no corredor de acesso à sala de exibição. A relação de Flávio Migliaccio com o cinema começou já na infância, brincando de fazer teatrinho de sombras num lençol que a mãe dele, Jandira, pendurava na janela. Domingos, o pai dos 11 irmãos, além de barbeiro, era músico e tocava violino nas sessões de filmes mudos do velho cinema na periferia de São Paulo. Também nessa exposição, o público conhecerá o Flávio desenhista e chargista.
Em agosto, dias e horários dos curtas estarão no site. Os ingressos gratuitos on-line poderão ser adquiridos em www.mam.rio/ingressos. Capacidade: 180 lugares. A programação completa pode ser conferida no site.
Serviço:
I Festival de Curtas Flávio Migliaccio – FestFlavio
Cinemateca do MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 3883-5600
Site.
(Fonte: Mvigo Assessoria)