O SESC Tijuca será a casa do Espaço Tápias entre 25 de janeiro e 16 de fevereiro, quando a peça infanto-juvenil ‘Ziraldo, o Mineiro Maluquinho’ vai celebrar a obra de um dos autores e cartunistas mais celebrados do Brasil e de referência nacional, levando seus personagens icônicos para o palco de maneira interativa e educativa. A proposta desta montagem é encantar, inspirar as crianças a se aventurarem no mundo da literatura e mostrar que a imaginação não tem limites. Juntos, os atores embarcam em aventuras divertidas e educativas, explorando temas como amizade, criatividade e a importância da leitura. Com texto original de Fernando Caruso, coreografias, direção artística e geral de Giselle Tápias e Flávia Táppias, o espetáculo estreia no dia 25/1 e segue nos dias 26/1, 31/1, 1 e 2/2, 7, 8 e 9/2, 15 e 16/2, sempre às 16h, no SESC Tijuca.
Além de abordar parte da vida do cartunista, a apresentação vai tratar das mais marcantes obras do desenhista em ordem cronológica, trazendo elementos para encantar as crianças com música, dança, projeções e entreter os adultos (ou as ‘antigas crianças’), que também foram os primeiros leitores desse mineiro maluquinho. Turma do Pererê, Menino Maluquinho, Bichinho da Maçã e muito mais, todos juntos, em um espetáculo pra fazer todo mundo sair dançando e cantando, direto para a livraria.
Com produção e execução do Espaço Tápias, a peça é uma forma divertida de relembrar e celebrar um dos maiores expoentes criativos do nosso país e ao mesmo tempo incentivar o tão importante hábito de leitura nos pequenos. Esta é uma parceria entre o Dança em Trânsito, Espaço Tápias, Instituto Ziraldo e Ziraldo Arte e Produções.
Mãe e filha caminham juntas nesta montagem inédita. Coreógrafas mundialmente conhecidas, Giselle e Flávia fazem dobradinha: assinam a direção geral e artística, e ainda a coreografia. Para a filha é gratificante trabalhar com a mãe e o amigo Fernando Caruso. “Tem sido uma honra enorme desenvolver, ao lado da Gisele Tápias, minha mestra e com texto do parceiro Fernando Caruso, esse novo trabalho inspirado na obra de um ícone brasileiro que deixou um legado tão significativo: Ziraldo. É emocionante poder contar um pouco da vida dele e trazer seus personagens para o palco, mantendo viva sua influência por meio da arte. É um grande desafio, mas também uma honra e uma jornada de descobertas. Misturar dança, teatro e música para dar vida às histórias infantis e aos personagens de diversos livros é um processo que abre caminhos para novas possibilidades artísticas”, avalia Flávia Táppias.
Para Caruso, não é diferente a alegria de estar neste projeto. Filho do cartunista Chico Caruso, este é seu primeiro espetáculo para crianças e o tema não poderia lhe ser mais familiar: a vida e a obra de um grande amigo de seus pais, Ziraldo. O ator e autor trará luz a essa história misturando texto, imagem e dança, em parceria com a renomada companhia de dança do Grupo Tápias – Giselle e Flávia Táppias, com quem já firmou diversas parcerias.
“Escrever sobre o Ziraldo é um verdadeiro parque de diversões. Todas as suas obras são únicas e fascinantes, sendo capazes de gerar uma peça inteira sozinha. Escolher entre elas é um privilégio sem igual. Espero que todos saiam querendo revisitar os seus trabalhos e correr atrás dos que ainda não conhecem. A maioria dos livros do Ziraldo incentiva a leitura. Nosso espetáculo incentiva Ziraldo”, relata o autor.
Sobre Giselle Tápias
De renome nacional e internacional, é diretora artística do Grupo Tápias – Companhia de Dança desde 1994. O Grupo Tápias já se apresentou em quase todo o território nacional, além de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Itália, República Tcheca, Cuba, Argentina e Coreia do Sul. É fundadora da empresa Espaço Tápias, que desenvolve diversas atividades relacionadas à dança durante o ano todo, além de idealizar, produzir e realizar diversos outros projetos culturais e sociais. Desde 2004 o Espaço Tápias mantém em suas atividades o projeto de capacitação sociocultural Engenho das Artes, que realiza residências, projeto formativo e de capacitação, e oficinas, todos relacionados às atribuições das Artes Cênicas e complementares.
Realizou, de 2003 a 2015, a mostra ”Correios em Movimento”, no Centro Cultural Correios, da cidade do Rio de Janeiro, 100% patrocinado pela ECT, onde coordenou, também para a ECT, o projeto ” No Ano do Brasil na França, a Dança Brasileira tem o Patrocínio dos Correios” realizado na França, e o projeto ”Copa da Cultura”, realizado em Düsseldorf/Alemanha – Brasil = Diversidade + Identidade. Fez a curadoria do projeto ”4 Movimentos Rio de Janeiro e Brasília”, patrocinado pelo Centro Cultural Banco do Brasil e Banco do Brasil, com realizações nas unidades dos CCBBs. Foi diretora artística do Espaço Café Cultural, com o patrocínio da Petrobras, de 2004 a 2009. Foi integrante do conselho consultivo do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, entre 2004 e 2008. Como curadora internacional representando o Brasil, participa de festivais como convidada, a saber: festival Arte y Cultura, Buenos Aires/Argentina; Curtain Up, Tel- Aviv/Israel; Festival do Século XXI/ Danza Valencia, Valência/Espanha; Dance in Vancouver, Vancouver/Canadá; Rencontres Choregraphiques Internationales de Seine- Saint-Denis, Paris/França; International Dance Fair NRW, Essen e Düsseldorf/Alemanha; Congresso Internacional da Rede Ciudades que Danzan e Festival Havana Vieja, Havana/Cuba; Itálica Festival Internacional de Dança, Sevilla/Espanha; Dies de Danza, Barcelona/ Espanha; Danse à Lille/Les Repérages, Lille e Robaix/França; Soirée Anniversaire – Danse à Lille/França; Carte Blanche/Thomás Lebrun, Roubaix/França; Interplay, Torino/Itália; Aerowaves, Amsterdan, Holanda; Tanec Praga, Praga, República Tcheca; BoraBora Spring Fowards, Aarhus, Dinamarca; La Briqueterie, Paris, França; Spring Forward Festival, Dublin, Irlanda, e Quartiers Danse, Montreal,Canadá. Foi responsável pela curadoria dos trabalhos de artistas Italianos da Dança contemporânea para o Ano da Itália no Brasil. Passou os anos de 2010 a 2012 com residência fixa na Itália, e de 2012 a 2014 na França, atendendo a convites de festivais, artistas e mostras de dança contemporânea. Os convites para atender a festivais internacionais como representante curadora e programadora de festivais no Brasil permanecem até hoje. Como diretora artística e coreógrafa de eventos de entretenimento, trabalhou no Skoll Summer, RIO ZOO, Prêmio Brasil Olímpico, ROCK IN RIO 2019, 2022 e 2024 – Palco New Dance Order NDO e THE TOWN 2023. Anualmente, como diretora de produção, diretora artística e curadora, Giselle Tápias continua realizando o Dança em Trânsito (desde 2003), em 33 cidades das cinco regiões do Brasil e cidades internacionais. É diretora artística do Espaço Tápias, que é uma organização dedicada à pesquisa, desenvolvimento e capacitação focada na dança contemporânea e todo seu múltiplo espectro. Para Giselle Tápias, fomentar talentos, disseminar a arte e a cultura, incentivar a criação e promover performances são seu princípio, seu meio e seu fim.
Sobre Flávia Táppias
Com uma carreira consolidada em nível nacional e internacional, Flávia Táppias é bailarina, coreógrafa, curadora e diretora de movimento, além de diretora e organizadora de residências artísticas, professora de técnica de composição coreográfica e de técnica de dança contemporânea, entre outras atividades diretamente afetas ao universo que envolve criação, interpretação, direção e ensino da dança contemporânea. É diretora geral do Espaço Tápias, e diretora geral e coreógrafa do Grupo Tápias. É também diretora artística e curadora do Festival Dança em Trânsito, que é realizado nas cinco regiões do Brasil e cidades internacionais e integra a network internacional Aerowaves desde 2015.
Realizou, de 2003 a 2015, a mostra ‘Correios em Movimento’, no Centro Cultural Correios, da cidade do Rio de Janeiro, 100% patrocinado pela ECT, onde coordenou, também para a ECT, o projeto ‘No Ano do Brasil na França, a Dança Brasileira tem o patrocínio dos Correios’, realizado na França, e o projeto ‘Copa da Cultura’, realizado em Düsseldorf/Alemanha. Fez a curadoria do projeto ‘4 Movimentos Rio de Janeiro e Brasília’, patrocinado pelo Centro Cultural Banco do Brasil e Banco do Brasil, com realizações nas unidades dos CCBBs. Foi diretora artística do Espaço Café Cultural, com o patrocínio da Petrobras, de 2004 a 2009. Foi integrante do conselho consultivo do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, entre 2004 e 2008. Como curadora internacional representando o Brasil, participa de festivais como convidada, a saber: festival Arte y Cultura, Buenos Aires/Argentina; Curtain Up, Tel Aviv/Israel; Festival do Século XXI/Danza Valencia, Valência/Espanha; Dance in Vancouver, Vancouver/Canadá; Rencontres Choregraphiques Internationales de Seine-Saint-Denis, Paris/França; International Dance Fair NRW, Essen e Düsseldorf/Alemanha; Congresso Internacional da Rede Ciudades que Danzan e Festival Havana Vieja, Havana/Cuba; Itálica Festival Internacional de Dança, Sevilla/Espanha; Dies de Danza, Barcelona/ Espanha; Danse à Lille/Les Repérages, Lille e Robaix/França; Soirée Anniversaire – Danse à Lille/França; Carte Blanche/Thomás Lebrun, Roubaix/França; Interplay, Torino/Itália; Aerowaves, Amsterdan, Holanda; Tanec Praga, Praga, República Tcheca; BoraBora Spring Fowards, Aarhus, Dinamarca; La Briqueterie, Paris, França; Spring Forward Festival, Dublin, Irlanda, e Quartiers Danse, Montreal, Canadá. Foi responsável pela curadoria dos trabalhos de artistas Italianos da Dança contemporânea para o Ano da Itália no Brasil. Passou os anos de 2010 a 2012 com residência fixa na Itália e, de 2012 a 2014, na França, atendendo a convites de festivais, artistas e mostras de dança contemporânea. Os convites para atender a festivais internacionais como representante curadora e programadora de festivais no Brasil permanecem até hoje. Como diretora artística e coreógrafa de eventos de entretenimento, trabalhou no Skoll Summer, Rio Zoo, Prêmio Brasil Olímpico, Rock In Rio 2019, 2022 e 2024 – Palco New Dance Order NDO e The Town 2023. Anualmente, como diretora de produção, diretora artística e curadora, Giselle Tápias continua realizando o Dança em Trânsito (desde 2003) em 33 cidades das cinco regiões do Brasil e cidades internacionais. É diretora artística do Espaço Tápias, que é uma organização dedicada à pesquisa, desenvolvimento e capacitação focada na dança contemporânea e todo seu múltiplo espectro. Para Giselle Tápias, fomentar talentos, disseminar a arte e a cultura, incentivar a criação e promover performances são seu princípio, seu meio e seu fim.
Sobre Fernando Caruso
Fernando Caruso (1981) é ator, humorista, diretor, músico, autor de teatro brasileiro e professor de teatro. Contratado pela TV Globo, em 2016, integra o elenco permanente do Zorra, novo programa humorístico da TV Globo. Em seu currículo constam mais de 15 peças, duas das quais já lhe renderam prêmios, por seu trabalho em ‘Z.É. – Zenas Emprovisadas’ e pelo texto e atuação na esquete ‘Dois Fantasmas’. O texto é de Fernando Caruso, importante autor de textos teatrais que tem o humor nas suas principais bases. Filho do cartunista Chico Caruso, tem na sua trajetória o convívio e a formação natural do universo dos quadrinhos e literatura de cartuns.
Ficha Técnica
Direção Geral e Artística: Giselle Tápias e Flávia Táppias
Coreografias: Giselle Tápias e Flávia Táppias
Texto Original: Fernando Caruso
Colaboração artística: Marcelo Cavalcanti
Adaptação de texto: Flávia Táppias
Composição Musical: Isidoro Kutno
Adaptação Vocal: Leandro Melo
Intérpretes criadores: Leticia Xavier, Juliana Gama, Marcelo Cavalcanti, Leandro Melo, Roberto Silva e Flávia Táppias
Figurino e Cenografia: Espetácular Produções
Produção e Realização: Espaço Tápias
Imprensa: Alexandre Aquino e Cláudia Tisato
Fotografia: Fernanda Vallois
Desenho de Luz: Luiz Paulo Neném
Realização: Sesc Tijuca
Parceria Institucional: Dança em Trânsito, Espaço Tápias, Instituto Ziraldo e Ziraldo Arte e Produções
Patrocínios:
@institutoculturalvale
@engiebrasil
@brasilcap
Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.
Serviço
Ziraldo, o Mineiro Maluquinho
Gênero: Teatro infantojuvenil
Temporada: 25 de janeiro a 16 de fevereiro
25, 26 e 31 de janeiro
1 e 2 de fevereiro
7, 8 e 9 de fevereiro
15 e 16 de fevereiro
Horário: 16h
Livre – a partir de 5 anos de idade
Onde: Teatro I do Sesc Tijuca (R. Barão de Mesquita, 539 – Tijuca)
Quanto: R$30 (inteira) , R$15 (meia-entrada) e R$7,50 (comerciários) – na bilheteria do teatro
Capacidade: 204 lugares
Duração: 50 minutos.
(Com Alexandre Aquino)