
O secretário de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação José Augusto Rodrigues Gonçalves, Carmen Ajala, o padre Paulo Crozera, o prefeito de Indaiatuba, Dr. Custódio Tavares e o vereador Alexandre Peres. Fotos: Divulgação.
O padre Paulo Crozera, pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba – município do interior de São Paulo, acompanhado da Comissão de Restauro da Igreja Matriz, recebeu na noite de quarta-feira (12) um grupo de empresários da cidade no salão paroquial para o lançamento do Projeto de Restauro da Igreja por meio da Lei de Incentivos Fiscais, mais conhecida como Lei Rouanet. O edifício foi construído em 1830 e, a partir dele, a Vila de Cocais se desenvolveu e veio a tornar-se Indaiatuba. O projeto pretende deixar a igreja restaurada para a comemoração dos 200 anos de existência. Essa é a construção mais antiga da Arquidiocese de Campinas.
O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo Fiscal, que permite que as doações feitas para o restauro da igreja sejam abatidas do imposto de renda, seja da pessoa física ou jurídica, com alguns diferenciais. O processo de restauração que já vem acontecendo há dois anos é feito por meio da Associação Cultural Candelária, que tem o próprio padre Paulo como presidente, e os demais membros são empresários e profissionais da cidade que fazem parte da comissão de restauro. Algumas empresas da cidade já estiveram na igreja para conhecer o projeto e sinalizaram apoiá-lo, como a Fundação SEW, que enviou representantes na semana passada para uma visita.
Para contribuir, as empresas com lucro real podem destinar 4% do imposto devido e, as pessoas físicas, 6%, que retornam integralmente para aquele que contribuir, além de terem seus nomes e logomarcas expostos no projeto de comunicação do restauro. A produtora cultural Carmen Ajala, responsável pela inclusão do Projeto de Restauro na Lei de Incentivo, fez uma palestra detalhando como podem ser feitas as contribuições e tirando dúvidas sobre o assunto. Também foi apresentado pelo membro da comissão de restauro Valdecir Peressim o trabalho que já foi executado de forma emergencial, que foi o restauro de toda a estrutura do telhado. Ele também apresentou as fases que ainda precisam ser feitas e o valor da obra está estimado em R$3,8 milhões. O arquiteto Francisco Zorzete, especialista em restauração de edifícios tombados com trabalhos realizados no Brasil e no Exterior, também falou sobre sua experiência e como a associação da imagem de empresas envolvidas no processo como apoiadores é valorizada pela comunidade envolvida.
Para quem estiver interessado em conhecer mais do projeto e/ou fazer doações, basta entrar em contato com a secretaria da Igreja ou por meio das redes sociais e agendar uma reunião com os responsáveis.
Serviço:
Projeto de Restauro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária
Informações e contribuições: (19) 3875-2108 | Instagram: @accandelaria200.
(Com Jair Italiani)