Neste domingo (2) acontece o encerramento da programação para o Mês da Consciência Negra 2018 em Indaiatuba. O evento, denominado Tradições Afro-Brasileiras, é organizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Indaiatuba, o Governo do Estado de São Paulo, a Poiesis – Organização Social de Cultura e as Oficinas Culturais.
A ação contará com diversas atrações, como grupos de jongo, reflexão sobre a marginalização das tradições afro-brasileiras, roda de samba e ainda show com as cantoras Janine Mathias e Sandra de Sá. O evento é gratuito e será realizado na Concha Acústica do Parque Ecológico as partir das 16h.
As comemorações tiveram início no dia 20 de novembro, quando é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra. As escolas municipais da cidade apresentaram trabalhos realizados com o tema ao longo do ano letivo. No mesmo dia aconteceram uma série de atrações na sede da CONI (Comunidade Negra de Indaiatuba). No dia 23 foi realizada a palestra História, Memória e Consciência Negra no Casarão Cultural Pau Preto.
Tradições Afro-Brasileiras
Dia 2/12 (domingo)
Local: Concha Acústica do Parque Ecológico
16h: Roda de Jongo – Grupo de Jongo Filhos da Semente
16h30: Refletindo sobre a Marginalização das Tradições Afro-Brasileiras – Alessandra Ribeiro, Antonio Filogênio, Beth Beli, Jaciara Souza e Natureza Acácio França. Mediação: T. Kaçula
18h30: Roda de Jongo – Comunidade Jogo Dito Ribeiro
19h: Roda de Samba – Casa de Cultura Fazenda Roseira convida Aureluce Santos, Casa Caiada e Grupo Mesa de Bar
20h30: Janine Mathias convida Sandra de Sá.