Há 16 anos, Erika Novachi e Marcela Benvegnu criaram o Congresso Internacional de Jazz Dance, em Indaiatuba, interior de São Paulo, com a ideia de promover a arte do jazz dance em suas diversas formas. Em uma tentativa de horizontalização e descentralização do projeto, promovem agora esta edição paralela, que acontece entre os dias 6 e 8 de setembro e inclui palestras, aulas práticas, teóricas e espetáculos de dança com todas as atividades gratuitas. O projeto foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo 21/2023 via Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
A edição paralela do Congresso de Jazz Dance se concentra em oferecer oportunidades educacionais sólidas por meio de aulas práticas e teóricas. “Os participantes têm a chance de aprimorar suas habilidades de dança, compreender a teoria do jazz dance e aprofundar seu conhecimento sobre seus mais variados estilos: teatro musical, jazz tradicional e jazz lírico, entre outros”, diz Erika Novachi, codiretora artística do evento.
Foram selecionados 100 estudantes por meio de um edital de seleção, com 50% das vagas destinadas a pessoas do Estado de São Paulo, 20% para pessoas pretas, pardas e indígenas e 30% para participantes de outras localidades. “Reconhecemos a necessidade de promover a diversidade e a representatividade. Recebemos mais de 340 inscrições para selecionarmos 100. Foi uma tarefa difícil pois temos muitos talentos em São Paulo e no Brasil. Todos terão a chance de participar das atividades de forma gratuita”, afirma Marcela Benvegnu, codiretora artística do evento.
Ao reunir um time de 14 profissionais de renome do Estado, o Congresso não somente oferece uma plataforma para que esses artistas compartilhem seus conhecimentos e experiências, mas também destaca e reconhece a riqueza do talento local. Isso contribui para o fortalecimento da comunidade de dança em São Paulo. O evento também celebra o Dia do Bailarino – comemorado em 1º de setembro. Entre os professores convidados, estão Katia Barros, Luana Espíndola, Cris Cará, Turu Castelli, Jhean Allex, Lenon Vitorino, Edson Santos, Renan Banov, Alex Siqueira, Andrea Spósito, Claudionor Alves, Harry Gavlar, Erika Novachi e Marcela Benvegnu.
Para chegar a outros públicos, também estão previstas duas palestras em formato online sobre História da Dança e Corpo e Saúde. Por meio de palestras e discussões, a proposta é fomentar a pesquisa e o pensamento crítico sobre o jazz dance. Os participantes são incentivados a analisar e debater as tendências, desenvolvimentos e desafios do mundo contemporâneo.
Espetáculos
Nos dias 6 e 7 de setembro, acontecem dois espetáculos de jazz dance, às 21h, com entrada gratuita. As apresentações reúnem mais de 200 bailarinos do Estado de São Paulo e de outras regiões, que se destacam por sua produção relevante no estilo do jazz dance. Essas noites proporcionam à população a oportunidade de assistir a diversidade e a excelência do jazz dance com diferentes estilos, coreografias e abordagens dentro dessa forma artística.
No dia 6, sexta-feira, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), vinte coreografias – solos, duos e trios – compõem a noite. E, no dia 7, sábado, no CIAEI, é a vez de vinte conjuntos, de diversos estilos de jazz dance. Participam grupos de São Vicente, Jundiaí, São Paulo, Cubatão, Jacareí, Campinas, São José dos Campos, Valinhos e Santos, além de grupos de Florianópolis, Brasília, Porto Alegre, Butiá, Tocantins, Maringá e Londrina, entre outros. Os grupos foram selecionados via edital e recebem cachês de participação.
Acessibilidade | Posteriormente, as noites de espetáculos serão exibidas no YouTube, com audiodescrição. Os espetáculos e palestras também terão interpretação em LIBRAS e todos os espaços de realização do evento possuem acessibilidade arquitetônica. “O detalhamento do plano de acessibilidade reflete nosso compromisso em garantir que todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físicas, sensoriais ou cognitivas, tenham a oportunidade de participar plenamente e desfrutar do evento”, falam as diretoras.
DIREÇÃO ARTÍSTICA
Erika Novachi
Erika Novachi é professora e coreógrafa de lyrical jazz. Diretora artística da Galpão 1, é formada em Educação Física e teve como grande mestra Rose Calheiros. Foi secretária de Cultura da cidade Indaiatuba de 1997 a 2018. Ministra materclasses e residências de lyrical jazz no Brasil e no exterior, com passagens como professora convidada pela na Broadway Dance Center, em Nova York (2017), pela Crossroads of Arts, em Los Angeles, Califórnia (2018) e pela West London University, na SA Dança, em Londres, Inglaterra (2018). Entre 2010 e 2014, 2023 e 2024 foi professora de Lyrical Jazz, no Festival de Dança de Joinville onde também foi jurada do gênero. Seu grupo participou como convidado em diversas aberturas do Passo de Arte Grand Prix nas noites de Jazz. Entre suas últimas criações destacam-se: um trecho de ‘Concerto Berstein 100’ (2018) para a São Paulo Companhia de Dança e ‘Music, Body and Soul’ (2021) para a Raça Cia. de Dança dentro do Projeto Raça por Elas. Em 2021 ministrou uma residência de aulas de Lyrical Jazz na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e no Summer e no Winter da Royal Academy of Dance Brasil. No ano de 2023 fez parte da Consultoria de Formação do 40° Festival de Dança de Joinville e junto com Cássia Navas e Enoque Santos foi curadora do eixo de Extensão Cultural da São Paulo Escola de Dança (2023 e 2024). É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil, criado em 2009.
Marcela Benvegnu
Marcela Benvegnu jornalista, pesquisadora de dança e gestora. É Superintendente de Desenvolvimento Institucional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança. É master em Mídia, Comunicação e Negócios pela University of California (USA, 2017) e foi bolsista do programa de mentoria executiva da Harvard Business School (USA, 2019). É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC (crítica de dança), pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Gestão de Negócios – Competências Comportamentais, pelo Business Behavior Institute, de Chicago. Atualmente faz formação em psicanálise clínica pela Sociedade Brasileira de Psicanálise. Foi coordenadora de Educativo e Comunicação (2009-2017) e de Registro e Memória, da São Paulo Companhia de Dança e consultora (2021). Atua como jurada, palestrante, crítica e jornalista convidada em eventos no Brasil e exterior. Já ministrou palestras na Broadway Dance Center, em Nova York (2009); na Crossroads of Arts, em Los Angeles (2017); na West London University, em Londres (2018); no Encludança, em Portugal (2023). É codiretora do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil desde 2009. Foi curadora do evento de 35 anos, do Festidança e da MID-SP (Mostra Internacional de Dança, 2024). Foi diretora executiva/artística da Bloch Brasil (2019/2020) e professora do curso de Pós-Graduação em Dança e Consciência Corporal na Universidade Estácio de Sá e USC. É autora de diversas publicações na área de dança e coorganizadora do livro ‘São Paulo Companhia de Dança: 15 anos’ (Ed. Martins Fontes/2024). Dirige a MB – Gestão de Imagem e Comunicação para a Dança, assinando estratégias, conteúdos e experiências para nomes da dança.
Serviço:
Mostra Paralela do Congresso Internacional de Jazz Dance, em Indaiatuba
Entrada gratuita
Dia 6 de setembro, 21h | Solos, Duos e Trios | Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano) – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol. Entrada gratuita.
Dia 7 de setembro, 21h | Conjuntos | Ciaei – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina.
(Fonte: Com Flávia Fontes Oliveira)