Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Conservatório de Tatuí agita cidade com opções de entretenimento para todos os públicos em fevereiro

Tatuí, por Kleber Patricio

Espetáculo ‘Estudo do Show Opinião’. Foto: Paulo Rogério Ribeiro/Arquivo Conservatório de Tatuí.

O Conservatório de Tatuí, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina, promove uma agenda cultural que promete agitar a Cidade Ternura com muito cinema, música e teatro. O Cine Bibi é um dos destaques do mês com a Mostra Nyama – que exibe curtas-metragens nacionais de animação negra. O espetáculo ‘Nise em nós’, produzido pela Dupla Companhia, sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira nos dias 14 e 15. E para comemorar o início do ano letivo, uma intensa e diversificada programação de volta às aulas encerra o mês de fevereiro com apresentações especiais e o lançamento da 4ª edição da BULI – Revista de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

Nos dias 14 e 15, às 20h, a Dupla Companhia traz para o Teatro Procópio Ferreira a peça Nise em nós. A encenação homenageia os 120 anos de Nise da Silveira, psiquiatra brasileira mundialmente reconhecida por transformar o tratamento de doenças mentais, com uma abordagem inclusiva que unia arte, livre expressão e afetividade. O espetáculo entrelaça memórias do elenco com algumas histórias de pacientes e outras figuras emblemáticas que cruzaram a trajetória profissional de Nise da Silveira. O evento tem entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos.

O Salão Villa-Lobos recebe, no dia 22 de fevereiro, os Recitais de Formatura de Piano. Sob a coordenação da professora Fanny de Souza Lima, Giovanna Lopes Romano e Ana Julia Cerqueira de Oliveira se apresentam às 17h30 e 20h, respectivamente. O evento tem classificação indicativa livre e entrada gratuita.

Cine Bibi

A edição de fevereiro do Cine Bibi traz para o Teatro Procópio Ferreiro a Mostra Nyama de animação negra, com a exibição de seis curtas-metragens brasileiros. Neste mês, o cineclube do Conservatório de Tatuí realiza três sessões, todas no dia 18. A classificação indicativa é livre e a entrada gratuita.

A Manhã Infantil abre a programação apresentando os curtas Bia Desenha, Ewè dê Òsányìn’ e Nana e Nilo, seguida de uma conversa sobre arte e ludicidade negra. A segunda sessão é a Tarde Juvenil, que exibe Maré Braba, Quando a chuva vem?, AniMAM e Ewè dê Òsányìn, das 15h às 16h. Logo após, participantes conversarão sobre animação e identidade. A programação do dia encerra com a exibição da Noite Adulta, iniciando às 19h30, com a apresentação de Maré Braba, Quando a chuva vem?, AniMAM e Ewè dê Òsányìn. Ao final, o público participará de uma aula interativa sobre a animação negra e seus impactos socioculturais. Todos os bate papos serão mediados por Adriano Cipriano, curador do evento e cofundador do Nyama Animação Negra.

Para as apresentações no Teatro Procópio Ferreira, é necessária a retirada de ingressos, que pode ser feita online e antecipadamente por meio da plataforma INTI. É possível também garantir as entradas de forma presencial na Bilheteria do Teatro, que fica aberta ao público de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Programação de volta às aulas

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, o Conservatório de Tatuí promove a semana de boas-vindas para estudantes. A programação inicia com o espetáculo Tempo é quando, às 16h30, no Teatro Procópio Ferreira. A peça é uma produção de estudantes dos Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes I, que utiliza diferentes ferramentas de expressão – como dança contemporânea, jogos de improviso e diálogos filosóficos, para criar narrativas verbais e visuais para mostram o tempo e sua presença em objetos, corpos e palavras.

Às 20h, do dia 25, a turma do 2° ano de Artes Cênicas da instituição apresenta o espetáculo Estudo do Show Opinião. O evento tem entrada gratuita, classificação indicativa de 16 anos e será realizado no Teatro Procópio Ferreira. A peça propõe uma reflexão sobre o Show Opinião – que estreou em dezembro de 1964 e é considerado um dos primeiros movimentos contra o golpe militar. Dividida em dois momentos, a encenação primeiro passeia pelo material do show como textos, músicas e o contexto da época. Em sua segunda parte, o grupo transporta as ideias iniciais do Show Opinião para a contemporaneidade, atualizando temas, artistas e seus desdobramentos para a atualidade.

Na quarta-feira, 26, às 20h, o Teatro Procópio Ferreira será palco de um mergulho em busca de identidade cultural e ancestralidade com o espetáculo Uenda-Cogembo (morrer). A peça, de Luciano Mendes de Jesus, se inspira nos vissungos – cantos afrodescendentes entoados por antigos escravos africanos na região do Alto Jequitinhonha (MG). Em um jogo que mistura memórias pessoais, dados históricos e metáforas poéticas, Uenda-Cogembo (morrer) traça um novo caminho entre ancestral e contemporâneo.

A programação da semana de boas-vindas ainda prepara o lançamento da 4ª edição da BULI – Revista de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. O evento será realizado no Teatro Procópio Ferreira, dia 27, às 19h, e terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da instituição.

E encerrando a semana em grande estilo, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí leva ao palco do Procópio Ferreira o espetáculo A vaca virou rádio. Sob a coordenação do Coletivo Cê, a encenação conta a história de uma família que, entre as décadas de 40 e 50, migra do interior para a capital em busca de melhores condições de vida. No entanto, ao longo desse percurso, suas vidas se transformam ao conhecerem a mais nova invenção do momento: o rádio.  Paralelamente, uma emissora atemporal pirateia o sistema para contrapor pensamentos e linguagem, oferecendo à família uma visão alternativa da história.

Para eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser retirados online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na Bilheteria do Teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Para as demais apresentações, não é necessário retirar ingresso.

Confira todos os detalhes das ações e a atualização de toda a programação do Conservatório de Tatuí na Agenda Cultural da instituição.

Serviço:

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí 

https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/

Mais informações: (15) 3205-8434

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto CCR, Rede Itaú, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob.

Sobre o Conservatório de Tatuí

Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos

A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além dos projetos especiais MOVE e BIG BANG. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas.

(Com Fernanda Yizuka/Assessoria de imprensa Conservatório de Tatuí)