O Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp), chega à sua 29ª edição em 2024 com diversas atrações gratuitas. O evento é promovido pelo Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina e gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura. O Fetesp será realizado este ano entre os dias 20 e 26 de julho em diversos espaços públicos e pontos culturais da cidade de Tatuí.
A programação conta com mais de 30 atrações, sendo 10 trabalhos estudantis, cinco espetáculos convidados, sete lives, cinco encontros entre grupos profissionais e estudantis, uma residência artística, oficina, um experimento cênico, sete edições de jornal, um cortejo e um show. O público interessado pode acompanhar de forma gratuita todas as atividades do evento, que acontecem no Centro Cultural de Tatuí, na Feira Livre do Largo do Machado, na Praça da Matriz e na Praça Martinho Guedes (Praça da Santa), além de espaços culturais pertencentes ao Conservatório de Tatuí, como o Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, Setor de Artes Cênicas e o Teatro Procópio Ferreira.
Os trabalhos apresentados são produzidos por grupos de teatro estudantis e profissionais, com artistas convidados de várias cidades paulistas e de outras regiões do país. O objetivo do festival é promover um intercâmbio cultural entre os grupos de artes da cena por meio de uma programação intensa que, este ano, contará com criações em processo, espetáculos, performances, intervenções, residência artística, produção de material crítico e registro para fins pedagógicos, oficina e lives com a participação de estudantes e docentes de diversas regiões do país.
Para o gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí e também curador e diretor-geral do evento, Antonio Salvador, o Fetesp é uma das atrações mais importantes da Instituição devido a sua longevidade e um dos festivais estudantis mais relevantes de São Paulo, por reunir estudantes de teatro de todo o Estado com grupos tradicionais do país convidados. “Para este ano pretendemos estabelecer uma relação ainda mais profunda entre jovens estudantes e ex-estudantes. Para isso, contamos com cinco espaços na cidade para que atores, atrizes, diretores e diretoras mais experimentados, que estudaram no Conservatório de Tatuí e participaram de edições passadas do Fetesp, recebam os estudantes para uma troca de experiências durante as manhãs do festival, antes das apresentações dos espetáculos e painéis de intercâmbio programados para acontecer nos períodos da tarde e noite”, comenta.
Nesta edição, além da participação das tradicionais Unicamp, Unesp e USP, o Festival contará com a estreia de novas companhias, como a Atuará, escola de teatro de Jundiaí/SP, que fará a pré-abertura do Fetesp com o espetáculo ‘Longe da Vista Chinesa’; o Teatro Escola Macunaíma, que irá apresentar a peça ‘Corpos Territórios’ e a Companhia Coxixo da Escola de Artes Célia Helena, que trará o espetáculo ‘Irmãs Coragem’.
Para participar do Fetesp, estes grupos passaram por uma seleção junto à Comissão composta por estudantes, docentes e gerência artística e pedagógica da área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, coordenação de produção do Festival, além de uma representante do VQV – Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil, parceiro do evento há três edições. Dos 60 projetos inscritos inicialmente, oriundos de 25 escolas e 16 cidades diferentes, a Comissão selecionou nove trabalhos, com base na consistência artística e pedagógica, capacidade técnica de execução, relevância e inovação dos temas propostos pelos grupos.
Entre os grupos convidados a participar do Festival, Antonio Salvador destaca o espetáculo de abertura ‘Vestido de Noiva’, do Grupo Oficcina Multimédia, um dos mais longevos do país e que é dirigido por Ione de Medeiros, agraciada com o prêmio APCA em 2023, na categoria Melhor Direção. O diretor-geral do evento aponta a encenação ‘Tio Vânia’, do grupo Tapa, como outro destaque entre os grupos convidados, por conta da formação do elenco, que conta com atores experientes, caso da atriz Walderez de Barros, junto com a montagem ‘Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos’, da Companhia de Teatro Heliópolis, que vem se apresentando em diversas cidades do país.
Sobre o Fetesp
Criado por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório de Tatuí, professor José Coelho de Almeida, o Festival Estudantil de Teatro surgiu em 1977, inicialmente apenas no âmbito municipal, reunindo participantes das escolas de Tatuí e do recém-criado curso de teatro da instituição. Em pouco tempo, a iniciativa cultural tornou-se um grande movimento teatral na região e a partir de 1982 foi oficializado como evento estadual pelo Decreto nº 18.434/82.
Em 1992, passa a ser coordenado por Antonio Mendes (1958–2008). Durante os anos 1990 e 2000, o Fetesp afirma-se como instrumento para o estímulo e a difusão de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Em 2008, o festival passa por modificações por meio da coordenação de Carlos Ribeiro. A 21ª edição do Fetesp privilegiou o pensamento e o exercício crítico e o júri passou a ser composto por um representante de cada espetáculo concorrente, presidido por um profissional designado pelo Conservatório de Tatuí, fruto de um exercício crítico coletivo. Dessa forma, o Fetesp seguiu transformando-se, com evolução de competitivo a estritamente pedagógico, que tem por objetivo a busca de vocação fundamental e intercâmbio entre estudantes e profissionais.
Em 2022, após um hiato de sete anos, o Fetesp ressurge, voltando a ser um grande sucesso de público já no ano seguinte. A retomada em 2023, com a realização da 28ª edição, foi marcada por uma programação intensa descentralizando ações por mais de 20 espaços pela cidade de Tatuí. Integraram as duas programações 37 criações, entre trabalhos estudantis, espetáculos convidados e participações especiais. Foram mais de 25 atividades formativas oferecidas à comunidade, entre oficinas, residências artísticas, mesa-redonda e atividades de mediação teatral, além de 20 lives com participação de estudantes e docentes das cinco regiões do país. Toda a programação foi gratuita e o Festival foi pensado para promover verdadeiros encontros e intercâmbios entre estudantes, docentes e comunidade.
Serviço:
29º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp)
Data: até 26 de julho de 2024
Mostra nas escolas: O que seria de mim se não fossem os outros
Grupo Pedagógico do Conservatório de Tatuí -– Grupo Jovem de Teatro
Prof. responsável e coordenação: Fernanda Mendes
Data: 22 de julho de 2024, segunda-feira
Horário: 10h
Local: CEU das Artes de Tatuí
Rua Cândido José de Oliveira, 475, Vila Santa Helena, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Entre realidades e imaginários, o espectador é convidado a mergulhar em um universo de emoções e reflexões que traz à tona as perspectivas subjetivas de estudantes impactados pelo isolamento resultante das intimidações sistemáticas no ambiente escolar.
Estudantes: Giuseppe Carlos Tomazela, Maria Eduarda Lima Sportello, Maria Fernanda Duarte dos Santos M. Ferreira, Murilo Adolfo Farconi de Assis, Sara Viola dos Santos, Vinicios Sales Peixoto | Professora regente: Fernanda Mendes e Rener Oliveira | Professora: Valéria Rocha | Professor Convidado: Lucas Rodrigues.
Espetáculo estudantil – Irmãs Coragem (Cia. Coxixo – Escola Superior de Artes Célia Helena – São Paulo/SP)
Data: 22 de julho de 2024, segunda-feira
Horário: 14h
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Irmãs Coragem conta a história de três jovens em situação de abandono parental. As garotas sobrevivem da forma que podem. A rua, ao mesmo tempo que as traz medo, as fazem mais fortes. Nas ruas de um bairro nobre do Brasil, elas se veem em confronto com os moradores. O espetáculo traz o embate de classes sociais, o combate ao extermínio da população preta e críticas à política pública.
Elenco: Ana Laura Cotrim Rebouças, Ana Paula Semião Souza, Davi Pereira Neves Dias, José Estevam Domingues Neto, José Orlando Berto de Lima Junior, Karen Samyra dos Santos, Luana Alves Ferreira, Maria Eduarda de Oliveira Souza, Sabrina Belén González Hofstetter | Direção: José Orlando Berto de Lima Junior | Codireção: Ana Laura Cotrim Rebouças | Iluminação: Bruno Silva Salatinos | Músico: José Estevam Domingues Neto | Diretora de arte: Karen Samyra dos Santos.
Espetáculo convidado – Na beirada (Coletiva NaBeirada – São Paulo/SP)
Data: 22 de julho de 2024, segunda-feira
Horário: 16h
Local: Centro Cultural de Tatuí
Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Com dramaturgia inspirada em poetas como Torquato Neto, Ana Cristina Cesar e Caio Fernando Abreu, Na Beirada cruza linguagens de música, vídeo, artes visuais e teatro, propondo um encontro com o público, uma troca de afetos que fortalece e reconstrói nosso estado emocional diante de uma conjuntura que ainda fragiliza a subjetividade coletiva, após o período de um Estado suicidário que gerou desde a pandemia até ansiedade e suicídio. Diante de um cenário que impunha a morte, busca agora a vida.
Idealização e dramaturgia: Patrícia Gifford, Jonathan Silva e Lincoln Antônio | Atuação: Patrícia Gifford, Jonathan Silva, Lincoln Antônio, Sandra X, Pedro Felicio e Flávio Barollo |Direção: Cristiane Paoli Quito | Composição musical e música ao vivo: Patrícia Gifford, Jonathan Silva, Lincoln Antônio e Sandra X | Direção de vídeo e imagem: Flávio Barollo | Ilustrações de vídeo: Pedro Felicio | Cenografia: Andreas Guimarães | Figurinos: Camila Andrade | Produção: Alexandre Krug.
Espetáculo convidado – Tio Vânia (Grupo Tapa – São Paulo/SP)
Data: 22 de julho de 2024, segunda-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Escrita em 1896, a trama mostra o proprietário de terras, Ivan (Vânia), sua sobrinha Sônia, e Astrov, o médico da família e suas vidas desestabilizadas após chegada do célebre professor Serebriakov, agora aposentado, e de sua jovem e bela esposa Helena. Polarizações ideológicas, contendas familiares, emancipação feminina, a hipocrisia da fidelidade conjugal se cruza por fios invisíveis do texto que transcende seu tempo, espaço, além de uma reflexão sobre o meio ambiente, que situa a obra de Tchekhov no aqui e agora.
Texto: Anton Tchekhov | Direção e tradução: Eduardo Tolentino de Araujo | Elenco: Anna Cecília Junqueira (Sônia), Brian Penido Ross (Tio Vânia), Bruno Barchesi (Astrov), Camila Czerkes (Helena), Tato Fischer (Bexiga), Lilian Blanc (Maria), Walderez de Barros (Marina/Babá), Zécarlos Machado (Serebriakov) | Contrarregras (criados): JP Franco e Vera Espuny | Desenho de luz: Wagner Pinto | Assistente de Iluminação: Gabriel Greghi | Direção Musical e Trilha Sonora: Tato Fischer | Aderecista (mapas): Jorge Luiz Alves | Design Gráfico: Nando Medeiros | Fotos: Ronaldo Gutierrez | Cenotécnico: Nilson Batista | Costureiras: Judith Lima e Ivete Dias | Operação de Luz: Ícaro Gerizani | Redes Sociais: Renato Fernandes |Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes | Produção Executiva: Nando Medeiros, Marcela Donato e Rafaelly Vianna | Direção de Produção: Ariell Cannal.
Mostra nas escolas: Escumalhas Urbanas
Escola Livre de Teatro de Santo André (Santo André/SP)
Data: 23 de julho de 2024, terça-feira
Horário: 10h
Local: APAE de Tatuí
Avenida Marginal, Av. Dr. Olavo Ribeiro de Souza, s/nº, Jardim Lucila, Tatuí-SP
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: No dia a dia da encruzilhada, seres com objetivos e narrativas distintas se encontram e, para não serem percebidos por olhos vigilantes, com malandragem e sutileza em meio à multidão, revelam astúcias e festejam suas encantarias na surdina.
Direção artística: Cuca Bolaffi | Elenco: Ana Fariña, Fagundes Emanuel, Flávia Martinek, Gustavo Baricocchi, Lucas Laureno, Maurício Caetano, Marina Sutton, Wellington Candido | Operação de som: Cuca Bolaffi |Produção: Ana Fariña, Maurício Caetano.
Espetáculo convidado – Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos (Companhia de Teatro Heliópolis – São Paulo/SP)
Data: 23 de julho de 2024, terça-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: As irmãs Maria Dos Prazeres e Maria Das Dores têm a vida marcada pelo encarceramento dos homens da família: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora, o filho da outra. Dentro do presídio, o jovem Gabriel – que sonha em ser desenhista – aprende as estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerentes ao sistema carcerário. Naquele microcosmo, a violência dita as regras e não poupa os considerados fracos ou rebeldes. Fora dali, em suas comunidades, as mulheres – mães, filhas, afilhadas – buscam alternativas para, ao menos, tentar romper os ciclos de opressão que as aprisionam em existências sem futuro. Outros horizontes são possíveis? Os saberes ancestrais resistiram à barbárie e atravessaram os séculos nos corpos, nas vozes e nas crenças das e dos africanos que, escravizados, fizeram a travessia do Atlântico. Iansã, Rainha Oyá, deusa guerreira dos ventos, das tempestades e do fogo, não abandonou seu povo. Ela permanece iluminando caminhos e inspirando fabulações para que seus filhos e filhas experimentem, por fim, a liberdade. O título da peça faz referência às mulheres que transmutam as energias de violência e morte e reinventam realidades.
Encenação: Miguel Rocha |Assistência de direção: Davi Guimarães |Texto: Dione Carlos |Elenco: Antônio Valdevino, Dalma Régia, Vitor Pires, Davi Guimarães, Jefferson Matias, Jucimara Canteiro, Priscila Modesto e Walmir Bess | Direção musical: Renato Navarro |Assistência de direção musical: César Martini |Musicistas: Alisson Amador (percussão), Amanda Abá (violoncelo), Denise Oliveira (violino) e Jennifer Cardoso (viola) | Cenografia: Eliseu Weide |Iluminação: Miguel Rocha e Toninho Rodrigues | Figurino: Samara Costa | Assistência de figurino: Clara Njambela |Costureira: Yaisa Bispo | Operação de som: Lucas Bressanin | Operação de luz: Nicholas Matheus |Cenotecnia: Wanderley Silva | Provocação vocal, arranjos e composição da música do ‘manifesto das mulheres’: Bel Borges| Provocação vocal, orientação em atuação-musicalidade e arranjos – percussão ‘chamado de Iansã’: Luciano Mendes de Jesus | Estudo da prática corporal e direção de movimento: Érika Moura | Provocação cênica: Bernadeth Alves, Carminda Mendes André e Maria Fernanda Vomero | Comentadores: Bruno Paes Manso e Salloma Salomão | Mesas de debates: Juliana Borges, Preta Ferreira, Roberto da Silva e Salloma Salomão, com mediação de Maria Fernanda Vomero | Orientação de dança afro: Janete Santiago | Direção de produção: Dalma Régia | Produção executiva: Leidi Araújo Fotos Rick Barneschi, Tiggaz e Weslei Barba | Idealização e produção: Companhia de Teatro Heliópolis.
Mostra nas escolas: Tudo aquilo que sei sobre o amor
Do Pátio ao Palco – Ribeirão Preto/SP
Data: 24 de julho de 2024, quarta-feira
Horário: 10h
Local: Lar Donato Flores
Rua Vicente Cardoso, 1591, Alto da Santa Cruz, Tatuí-SP
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Tudo aquilo que sei sobre amor, conta micro-histórias sobre formas de amar a partir da experiência individual dos educandos que encenam esta peça – estes levam ao palco suas mitologias e vivências sobre o que consideram como amor. Com base em práticas contemporâneas de interpretação, compartilham com o público os aspectos do cotidiano, subjetividades e representações que têm sobre o amor.
Direção: Prof. Robson Marx | Produção: Viviani Pereira e Pedro Ignácio |Atores: Ezequiel Moreira, Kimberly Medeiros, Maria Clara Rossi, Nicoly Braga, Vitória de Abreu, Ana Letícia Nunes, Deborah Andrade, Isabelle Rodrigues, Graziele Rodrigues, Gabriela Santa Rosa, Isabel Marinho.
Abertura de processo criativo – A Vaca virou um Rádio (Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí – Tatuí/SP)
Data: 24 de julho de 2024, quarta-feira
Horário: 14h
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga
Rua São Bento, 808, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em A Vaca Virou um Rádio, uma família tradicional migra do interior para a capital entre as décadas de 1940 e 1950, em busca de melhores condições de vida. Suas vidas são transformadas ao conhecerem a mais nova tecnologia: o rádio. Paralelamente, surge uma rádio atemporal que, invadindo as frequências, pirateia o sistema para contrapor pensamentos, hackear a linguagem e oferecer uma visão alternativa da história.
Estudantes bolsistas de Artes Cênicas: Alef Ramos de Oliveira, Andressa da Silva Lima, Camila Alomba Pinto, Camila Barbagallo Momisso, Carlos Eduardo Dias da Silva, Deborah Regina Fonseca Correia, Felipe Xavier dos Santos, Giovana Eça Gonçalves, Jhony Furlaneto Rocha, Kaio Alexandre dos Santos Matias, Lorrane Suélen de Lima Leite, Marilia Pasqualotto da Cruz, Renan Giacomazzi Lisboa e Renata Corrêa Gomes Ferreira | Estudantes bolsistas de Música: Gonzalo Bernabo , Igor Perez da Silva e Luiza Marcondes Gaião | Coordenação e Direção Geral: Coletivo Cê (Bruna Moscatelli, Hércules Soares e Julio Cesar Mello) | Assistência de Coordenação e direção: João Armando Fabbro |Cenografia: Jaime Pinheiro |Professor: Rener Oliveira | Maquiagem: Dalila Ribeiro | Visagista: Claudinei Hidalgo | Direção musical: Roberto Anzai | Dramaturgia: Rogério Guarapiran | Figurino: Felipe Cruz | Costureiro: Cristian Lourenço | Pesquisadora da História Brasileira (era do rádio): Lia Calabre.
Espetáculo estudantil – Morte Morre Morto Mata (Eu vi o cão, fui nos óio e era eu – ECA – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – São Paulo/SP)
Data: 24 de julho de 2024, quarta-feira
Horário: 16h
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Na travessia entre a vida e a morte, a Cobra-Canoa entrelaça um processo interrompido pela greve de estudantes da USP com um mito de morte do povo Amuesha, da Amazônia sub-andina. No mito, uma mulher perde seu marido de forma violenta e atravessa o caminho dos mortos para reencontrá-lo. Morte, saudade e festa buscam encontrar meios de matar nossas limitadas perspectivas e expandir nossa cosmovisão.
Direção coletiva / intérpretes criadores: Carol Coelho, Fernanda de Almeida, Gabriel Bueno, Isabella Sabino, Leo de Souza, Lethicia Cavalcante | Outros criadores: Bela von Staa e Giovanna Cavalcanti |Sonoplastia e trilha sonora: Bruno Maldegan, Carol Coelho, Giovanna Cavalcanti, Isabella Sabino e Leo de Souza | Figurino e Adereços: Fernanda de Almeida, Giovanna Cavalcanti e Leo de Souza |Cenografia e Cenotécnica: Carol Coelho e Bruno Maldegan | Concepção da luz: Cibelle Forjaz |Operação de luz e som Bruno Maldegan
Espetáculo estudantil – Pavilhão Cabaré (Grupo Impostura – Universidade Estadual de Campinas – Campinas/SP)
Data: 24 de julho de 2024, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Centro Cultural de Tatuí
Praça Martinho Guedes, 12, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: No Pavilhão Cabaré, as putas são as detentas com as tetas cheias de leite, carentes de suas crias que foram tomadas pelo sistema. A dramédia musical parte do ponto de vista de Rose, mãe encarcerada que perdeu a guarda de seus filhos e agora ajuda outras mulheres na mesma situação. Juntas, relembram o passado e cuidam dos recém-nascidos, enquanto armam uma fuga do presídio durante a Copa do Mundo.
Direção: Processo Colaborativo do Grupo Impostura |Dramaturgia: Jhonny Salaberg e textos autorais do Grupo Impostura Elenco Ana Júlia Horta Lima, Érica Natalense, Helena Chiste, Isa Nogueira, Jonas Gimenes Bíscaro, Joyce Dourado e Thaís Santos| Banda e direção musical: José Eduardo Gil, Matheus Dutra, Rafael Gelfuso e Yasmin Matias |Concepção de Iluminação: Érica Natalense e Matheus Ramos |Operação de luz: Yasmin Florentino| Operação de som: Valentim Frateschi |Maquiagem: Ana Berlendis e Caos Haru | Contrarregragem: Giovana Hack e Laura Dini.
Show: Assucena em Índia – tributo a Gal Costa
Data: 24 de julho de 2024, quarta-feira
Horário: 21h
Local: Praça da Matriz, centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Em Índia – Tributo a Gal Costa, a cantora e compositora Assucena homenageia uma das vozes mais importantes da música brasileira ao relembrar, em releituras inéditas, o álbum Índia, lançado por Gal Costa em 1973. A obra, que se tornou um grande clássico da discografia nacional, reivindica a liberdade da mulher num período marcado pelas opressões da ditadura militar. “Homenageio Gal por eu ter feito de mim uma mulher que medita a respeito de minha época, de meu corpo, de minha voz e que deseja cantar um Brasil com o propósito da memória, da formação da consciência e do reencontro com suas raízes, mas também de sua contemporaneidade”, revela Assucena. Produzido e dirigido por Rafael Acerbi (violão e guitarra), o show conta também com as participações de Danilo Moura (percussão), Felipe Pizzutiello (baixo) e Anderson Ramos (teclado). Depois de seis anos de muitas conquistas como uma das idealizadoras da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, incluindo dois Prêmios da Música Brasileira e duas indicações ao Grammy Latino, Assucena iniciou sua carreira solo em 2021. Nesta nova fase, a artista revela todas as suas cores e cantos em Lusco-Fusco, álbum de estreia lançado em 2023, marcado pela brasilidade, pela diversidade de ritmos e pelo diálogo entre a tradição e o contemporâneo. Mas Assucena conta que seguirá reverenciando a memória da artista que mais influenciou sua formação artística. “Perdemos um cristal divino e profano que atravessou os gêneros da canção brasileira. Tenho o compromisso de zelar por esse monumento da cultura que é Gal Costa. Sem dúvida, uma das cantoras mais importantes de nossa história”, conclui a artista.
Mostra nas escolas: Irmãs Coragem
Cia. Coxixo – Escola Superior de Artes Célia Helena
Data: 25 de julho de 2024, quinta-feira
Horário: 10h
Local: E.E Professora Semíramis Turelli
Rua Dona Gladis Bernardes Minhoto, 411 – Jardim Tokio, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Irmãs Coragem conta a história de três jovens em situação de abandono parental. As garotas sobrevivem da forma que podem. A rua, ao mesmo tempo que as traz medo, as fazem mais fortes. Nas ruas de um bairro nobre do Brasil, elas se veem em confronto com os moradores. O espetáculo traz o empate de classes sociais, o combate ao extermínio da população preta e críticas à política pública.
Elenco: Ana Laura Cotrim Rebouças, Ana Paula Semião Souza, Davi Pereira Neves Dias, José Estevam Domingues Neto, José Orlando Berto de Lima Junior, Karen Samyra dos Santos, Luana Alves Ferreira, Maria Eduarda de Oliveira Souza, Sabrina Belén González Hofstetter |Direção: José Orlando Berto de Lima Junior | Codireção: Ana Laura Cotrim Rebouças | Iluminação: Bruno Silva Salatinos | Músico: José Estevam Domingues Neto | Diretora de arte: Karen Samyra dos Santos.
Espetáculo estudantil – Liberdade²³ (TCC de Cênicas – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Instituto de Artes SP – São Paulo/SP)
Data: 25 de julho de 2024, quinta-feira
Horário: 14h
Local: Centro Cultural de Tatuí
Praça Martinho Guedes, 12, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Liberdade²³ é uma releitura da peça Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flavio Rangel. Alunes desmontam o texto do início da Ditadura Militar para reconstruir um novo Brasil a partir da memória. A encenação inclui reconstituição de quadros, poesias, canções, trechos de peças atuais, dados históricos sobre liberdade e textos originais do grupo, proporcionando um ritmo vertiginoso à peça.
Dramaturgia original: Millôr Fernandes e Flavio Rangel |Direção e coordenação artístico-pedagógica: Miriam Rinaldi | Assistência de direção: Marcella Vicentini Elenco Beá Pacheco, Beatriz Stok, Henrique Zamith, Lívia Giorgi, Lucas Righi, Maria Cláudia Ribeiro, Matheus Barbuio, Rica Yuri, Vi Albano | Dramaturgismo: Beá Pacheco, Beatriz Stok, Clara Fantinatti, Gabriel Leoneti, Giovanni Matarazzo, Henrique Zamith, Lívia Giorgi, Lívia Ribeiro, Lucas Profirio, Lucas Righi, Maria Cláudia Ribeiro, Matheus Barbuio, Millena, Nádia Rodrigues, Renato Martins, Rica Yuri, Vi Albano, Vinícius Brito | Preparação Corporal e Desenho de Movimento: Maria Carolina Oliveira | Preparação vocal e Direção musical: Wania Agostini Storolli | Colaboração em Pesquisa Histórica: Mariana Souto Mayor | Desenho de luz e operação na temporada dentro do Instituto de Artes da Unesp: Taty Kanter |Desenho de luz e operação nas apresentações para o FETESP: Bianca Contin | Piano e percussão: Pedro Bellusci Gregori (Convidados para 29º FETESP: Miriam Rinaldi e Pedro Bellusci Gregori).
Espetáculo estudantil – Corpos Territórios (Teatro Escola Macunaíma – São Paulo/SP)
Data: 25 de julho de 2024, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Um teatro, uma casa, uma festa preparada com coisas de explodir ou um mar de bombas que estouram como numa guerra. Corpos habitam o espaço, vozes denunciam o crime de achar que a gente é um destino. Elas anunciam: somos do tamanho do amor, que não é carinho e nem é doce. À luz do mito de Medeia, somos convidados a visitar diferentes territórios refletindo sobre o tempo e suas fronteiras.
Direção: André Haidamus |Operador de som e luz: Bruno Vieira | Elenco e produção: Marcus Rudella, Davi Moisés, Vinicius Vieira, Tito Bernardes, Giulia Lira, Carol Cleto, Mayara Eugênio, Renato Ramos, Andrea Jardim, Giovana Spadoni, Charles Curdulino, Michael Rocha | Apoio: Teatro Escola Macunaíma.
Mostra nas escolas: Seu Bonanza
Nossa Trupe Teatral – Tatuí-SP
Data: 26 de julho de 2024, sexta-feira
Horário: 10h
Local: E.E. Professora Altina Maynardes de Araujo
Rua Teófilo de Andrade Gama, 800 – Centro, Tatuí – SP
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Em uma cela apertada vive o palhaço Seu Bonanza. O que o levou a prisão? Ninguém sabe… Esperando uma oportunidade para fugir de sua cela, Seu Bonanza vai matando o seu longo tempo ocioso, brincando com objetos e criando um ambiente lúdico de prazer e alegria… O espetáculo é uma comédia visual, sem texto (literário) e nos mostra arte do palhaço de maneira simples e sensível.
Pesquisa, criação e atuação: Rodrigo Costa | Operação de Luz e Cenotécnica: Thiago Leite e João Fabbro | Produção: Nossa Trupe Teatral.
Espetáculo convidado – As Três Marias (Dupla Companhia Produções Culturais – Tatuí/SP)
Data: 26 de julho de 2024, sexta-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: O título da nova dramaturgia de Luís Alberto de Abreu, ‘As Três Marias’, propõe algumas analogias possíveis. Maria Eugênia (avó), Maria de Lourdes (filha) e Maria Aparecida (neta) são as Marias do título. A dramaturgia cruza as histórias dessas mulheres com elementos da história local, a cidade de Tatuí, interior de São Paulo. As histórias dessas Marias dizem respeito às suas relações com seus respectivos pais e maridos, histórias de amor, dor, rancor, sofrimento e desamor; das violências de gênero, físicas e psicológicas sofridas por essas mulheres e que certamente se assemelham às de incontáveis outras Marias. A encenação articula teatro, poesia e música em torno da história dessa família interiorana que faz do Rio Tatuí um rio de lágrimas e memórias e vê nele espelhado o desejo de continuar existindo.
Dramaturgia inédita: Luís Alberto de Abreu | Direção Geral: Lucas Gonzaga | Direção Musical: Jessé Jackson | Preparação de Elenco: Grácia Navarro e Kiko Marques | Preparação Vocal: Babaya | Dramaturgia da Voz: Francesca Della Monica | Preparação Corporal: Andréia Nhur | Suporte Teórico: Elena Vássina e Joaquim Gama | Iluminação: Lucas Gonzaga | Operação de luz: Luigi Marin| Visagismo: Claudinei Hidalgo | Assistente de Cabelo e Maquiagem: David Lenk | Figurinos e Acessórios: Nour Koeder e Lucas Gonzaga | Cenografia e Adereços: Lucas Gonzaga e Dupla Companhia | Elenco: Gabriela Carriel, Hugo Muneratto, Jessé Jackson, Lucas Gonzaga, Rafaele Breves e Tamires Carvalho | Direção de Comunicação e Assessoria de Imprensa: Rafaele Breves | Direção de Produção: Lucas Gonzaga | Produção Executiva: Tamires Carvalho | Estágio em Produção: Pietro Bermudes | Fotógrafo: Rodrigo Costa | Produção Original: SESI-SP.
Confira todos os detalhes da programação da 29ª edição do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí.
Mais informações: (15) 3205-8434
O Conservatório de Tatuí agradeces aos patrocinadores do Conservatório e da Sustenidos Organização Social de Cultura, que apoiam as atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.
Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinadores cobre: Drogal
Patrocinadores bronze: Sicoob e Cipatex.
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’ de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
(Fonte: A4&Holofote Comunicação)