Para comemorar seus 27 anos, o Coromim, coral da Escola Curumim, promove o lançamento do documentário Coromim, 27 Anos da Tribo de Todos os Cantos no dia 13 de outubro, às 19h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas com entrada franca. Além da exibição do vídeo, o lançamento contará com performances do Coral Curumim e da cantora e bailarina Iara Medeiros.
Com direção de Carlos Lopes, o vídeo é um documentário sobre o coral Coromim, sua história e seus componentes. O Coromim é um grupo musical performático criado em 1997 por iniciativa da diretora da Escola Curumim, Gláucia Ferreira. Por meio de entrevistas, trechos de apresentações históricas e atuais, o vídeo expõe uma experiência longeva e bem sucedida de coletivo espontâneo cultural em Campinas.
O coral foi formado com o objetivo de integrar pais, professores e amigos da Escola Curumim e foi se expandindo ao longo do tempo, integrando outros componentes, com atividades artísticas lúdicas e prazerosas, que envolvem diferentes plateias. Com regência do multiartista Coré Valente, o Coromim ganhou experiência profissional, na construção dos espetáculos Nóis no Trem (2003), no teatro do Sesc Campinas; Nóis na Fita (2008), no Teatro de Arte e Ofício (TAO); Nóis na Chuva (2010), no Teatro da Cia Tugudum; Nóis na Estação (2018); Arte para os Trabalhadores da Saúde (2022) e Cuidando de Quem Cuida (2024), todos apresentados no Centro Cultural CIS-Guanabara.
O CIS-Guanabara, que é um Centro Cultural de Inclusão e Integração Social criado, vinculado e mantido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é o lugar onde o Coral Coromim ensaia e onde realizou este ano, em parceria com o Coletivo Janacek Sistem, uma temporada de cinco apresentações do espetáculo Cuidando de Quem Cuida, voltado a trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com deficiência (PCDs), estudantes e público em geral. O projeto foi desenvolvido com recursos da lei federal/municipal Paulo Gustavo e teve como consultora e intérprete de Libras (língua brasileira de sinais) a pedagoga Keyla Ferrari.
Não há música sem silêncio. “O silencio é a música em estado de gestação”, segundo o escritor moçambicano Mia Couto. “O objetivo do espetáculo é divertir e proporcionar alegria, tanto para quem canta como para quem assiste. Recusamos qualquer fórmula para a contemporânea expressão do mundo”, afirma Coré Valente resumindo a proposta do grupo.
Serviço:
Lançamento do documentário 27 Anos da Tribo de Todos os Cantos seguida de performance da bailarina Iara Medeiros e do Coral Coromim
Quando: 13/10 às 19h30
Onde: MIS Campinas (Rua Regente Feijó, 859, Centro)
Quanto: Entrada franca
Faixa indicativa: livre.
(Fonte: Com Delma Medeiros)