Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Cristiane Maschietto: 37 anos entre telas, tintas e pinceis

Indaiatuba, por Kleber Patricio

“Sem título – 42”, 2021 – acrílico sobre tela. Fotos: Amanda Bonis.

A história é repleta de casos de artistas que, em contraponto à extraordinária capacidade de expressar sentimentos e ideias por meio de sua arte, não possuem esta mesma facilidade nem equivalente clareza em se tratando de formas mais comuns de comunicação. Pode-se dizer que Cristiane Maschietto seja um desses casos. Tênue e discreta por natureza, a arte é o meio mais fluido de comunicação para ela, que produz arte com uma disciplina e regularidade tais que a impressão é de que, para ela, pintar seja uma atividade tão essencial quanto se banhar ou fazer exercícios, por exemplo.

Nascida em Miracema, norte do estado do Rio de Janeiro, Cristiane mudou-se para Indaiatuba logo após o casamento com o médico capivariano Rogerio Maschietto, que veio a estabelecer na cidade uma clínica de ortopedia. Ela própria graduou-se em Fonoaudiologia pela PUC de Campinas, carreira que exerceu por dez anos. Também como tantos outros casos, sua atração pelas artes se deu logo na infância, quando eram notórios seu interesse e intimidade com os lápis de cor.

“Sem título – 16”, 2021 – acrílico sobre tela.

Autodidata, seu conhecimento teórico-acadêmico de artes plásticas provém de aulas de desenho no início da carreira e alguns cursos livres em museus e academias de arte, como as aulas de pastel, acrílica e óleo sobre tela com a artista plástica Claudia Dal Canton Martignago em seu Dal Canton Art Studio, em 1984.

Além de seu ofício como artista, Cristiane é voraz consumidora de tudo que diga respeito à arte, mergulhando interessadamente em tudo sobre o assunto que chega às suas mãos ou ao seu conhecimento. Seus primeiros e mais marcantes encantamentos vieram de El Greco – que conheceu em sua primeira visita ao Museu do Prado, em Madri. Após um período absorvendo impressões dessa influência, seu olhar acabou se direcionando para os expressionistas, cuja linguagem predomina na maioria de seus trabalhos.

“Sem título – 22” – acrílico sobre tela.

Os objetos de seu olhar são os mais diversos — naturezas mortas, paisagens, objetos, animais, plantas e, mais raramente, pessoas —, assim como as técnicas e materiais que utiliza — majoritariamente, acrílico sobre tela, mas também óleo sobre tela, pastel, pátinas e texturas diversas.

Além da pintura, amplamente majoritária, a criação artística de Cristiane Maschietto se manifesta por meio de diversas linguagens plásticas, como aquarela,  pintura em cerâmica e, inclusive, a escultura — que, infelizmente, não são objeto desta matéria, mas que me proponho a explorar em outras oportunidades.

Cristiane Maschietto em seu ateliê em Indaiatuba, SP.

Após quase dois anos de pandemia – quando sua produção provavelmente tenha aumentado –, Cristiane sente-se à vontade para difundir sua produção mais recente, composta de cerca de 60 obras e, com a retomada gradual de exposições presenciais, começa a avaliar convites para participar de mostras. Enquanto isso não se materializa, seus trabalhos podem ser vistos no canal @c.maschietto do Instagram.

Exposições

1993 – Individual /Espaço Cultural CEF (Indaiatuba/SP) | I Semana de Arte e Decoração (Museu Casarão Pau Preto, Indaiatuba/SP)

1994 – II Semana de Arte e Decoração (Museu Casarão Pau Preto, Indaiatuba/SP) | I Bienal de Arte Contemporânea (Valinhos/SP)

1996 – Individual/Espaço e Arte Vitrine (Indaiatuba/SP)

1998 – Espaço Cultural Alles Bier (Campinas/SP) | Associação dos Artistas Plásticos e Visuais (Indaiatuba/SP)

2000 – ExpoCanada – Gallery BrazArts (Toronto)

2019 – Bienal de Arte Contemporânea Europeia e Latino-americana (Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro/RJ) | Bienal de Arte Contemporânea Europeia e Latino-americana  (Casa França/Brasil, Rio de Janeiro/RJ) | AlavancArt Leverage Art (Helsinque, Finlândia) | Pink October (4W43 Gallery Art Space (Nova Iorque, EUA) | Salon ArtShopping (Carrousel du Louvre, Paris, França) | AVA Art Festival (Tóquio, Japão) | ExpoArte SP (São Paulo/SP).