Por meio da iniciativa DAN Acredita, artistas com produção consistente e que se dedicam exclusivamente às artes visuais, são incorporados, ganham visibilidade e passam a ser representados pela Dan Galeria. Nesta jornada, Senk é um artista em ascensão, escolhido via projeto ‘Do Atelier Direto a Você’ do Parque Global Cultural, idealizado por Dinda Bueno Netto e Katia D’Avillez.
‘Veredas’ tem curadoria de Carolina Splendore e reflete a natureza diversificada e dinâmica da arte contemporânea brasileira. Com cerca de 20 obras, entre pinturas, instalações e três esculturas, a exposição abre no dia 6 de julho, às 11 horas, com cerimônia especial e prolonga-se até 6 de outubro. Ao longo da mostra, visitas guiadas, palestras com artistas e oficinas para os visitantes interagirem com as obras de arte e com o processo criativo do artista. De acordo com Splendore, “Nas obras de Senk, o terreno é fértil, mesmo que árido. Ele nos convida para seus caminhos: áreas úmidas e alongadas do sertão que, assim como seus personagens, são cheias de vida. Suas figuras arredondadas carregam o tempo, seja nos colares-relicário, nos porta-retratos ou nas garrafas de cachaça quase vazias; o tempo é um traço de memória e um precursor de um devir constante”.
As vistas oblíquas, por vezes fechadas para o exterior, são, na sua maioria, intercaladas por janelas com treliças de finas barras de madeira que formam vãos, impedindo quem está de fora de ver quem está dentro. É como se seus personagens pudessem ver sem serem vistos, mesmo que aqui exibidos. Nesses caminhos, Senk esclarece o que escreveu Guimarães Rosa: “O sertão tem o tamanho do mundo. Mas em certos lugares, à beira dos caminhos, crescem buritis”.
Fabiano Senk (n.1992) é um pintor figurativo urbano radicado em São Paulo. Utiliza paleta de cores sonhadoras de azuis, amarelos e rosas, cria obras de rua e pinturas em tela. Seu processo criativo está profundamente enraizado nas suas observações da vida cotidiana e suas memórias afetivas de um Brasil profundo, sua família é oriunda do Vale do Jequitinhonha. As pinturas muitas vezes irrompem em paisagens misturadas com figuras, contando a história de onde veio, das pessoas que conheceu e da pessoa que costumava ser. Embora se aprofunde em emoções mais complexas em seu trabalho, ele afirma que muitas vezes incorpora o sentimento de melancolia, mas que “é diferente da tristeza porque é mais bonito”. As obras que divulga pelas ruas de São Paulo tendem a ter conotações políticas, pois tenta ampliar as perspectivas das pessoas de sua comunidade. Os murais de rua muitas vezes se relacionam com uma crítica política e social.
“A provocação presente na minha arte vem de uma indignação com alguns aspectos da sociedade. Temos muito a melhorar como cidade, como sociedade e como país. Pequenas provocações fazem um papel positivo na arte. O questionamento tem que estar ali”, afirma Senk.
Sobre a curadora
Carolina Splendore é curadora de artes visuais e produtora audiovisual. Estudou filosofia [FFLCH/USP] e artes cênicas [Escola Livre de Teatro (ELT)]. Atuou em diversos espetáculos de teatro e curtas-metragens: três longas-metragens, duas séries de televisão e uma novela. Integrou o elenco de apresentações nacionais e internacionais e dirigiu espetáculos de teatro e dança. Como curadora de artes visuais, sua estreia mais recente foi a exposição ‘Varal & Senhora de Pequenas Espaços’, com obras de Dee Lazzerini no Museu da Moda, em Belo Horizonte, e ‘Layers’, com obras de Laerte Ramos, na The House of Arts, em Miami.
Dirigiu a produção das séries audiovisuais ‘Construindo Beethoven’ e ‘Ut Pictura Música e eventos literários e culturais’. Foi também coordenadora do Instituto Emília, função que já havia desempenhado na Casa das Rosas [Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura].
Sobre DAN Acredita
Este projeto visa dar visibilidade à produção artística profissional de artistas sem representação de outras galerias. Como é tradição na DAN valorizar a carreira dos artistas, a ideia é trazer profissionais com currículo em constante desenvolvimento que se dediquem exclusivamente às artes visuais e, no entanto, ainda necessitem de visibilidade compatível com sua produção consistente. O rigor técnico da produção desses artistas é item essencial na avaliação e escolha dos selecionados. Durante 18 meses, a DAN compromete-se a apresentar a obra do artista ao maior número possível de compradores, colecionadores, editores, curadores e pessoas ligadas às artes visuais, realizar exposição coletiva ou individual na unidade DAN Galeria Sala São Pedro e realizar monitoramento institucional quando necessário, realizando publicações nas redes sociais da galeria e acompanhando a produção das obras.
Sobre a galeria
A Dan Contemporânea surgiu como um departamento de Arte Contemporânea da Dan Galeria. Em 1985, Flávio Cohn, filho do casal fundador, juntou-se à Dan criando o Departamento de Arte Contemporânea, que ele dirige desde então. Assim, foi aberto espaço para muitos artistas contemporâneos tanto brasileiros, como internacionais, fortemente representativos de suas respectivas escolas. Posteriormente, Ulisses Cohn também se associa à galeria completando o quadro de direção dela.
Nos últimos vinte anos, a galeria exibiu Macaparana, Sérgio Fingermann, Amélia Toledo, Ascânio MMM, Laura Miranda e artistas internacionais: Sol Lewitt, Antoni Tapies, Jesus Soto, César Paternosto, José Manuel Ballester, Adolfo Estrada, Juan Asensio, Knopp Ferro e Ian Davenport. Mestres de concreto internacionais também fizeram parte da história da Dan, tais como Max Bill, Joseph Albers e os britânicos Norman Dilworth, Anthony Hill, Kenneth Martin e Mary Martin.
A Dan Galeria incluiu mais recentemente em sua seleção, importantes artistas concretos: Francisco Sobrino e François Morellet. O fotógrafo brasileiro Cristiano Mascaro; os artistas José Spaniol, Teodoro Dias, Denise Milan e Gabriel Villas Boas (Brasil); os internacionais, Bob Nugent (EUA), Pascal Dombis (França), Tony Cragg (G. Bretanha), Lab [AU] (Bélgica) e Jong Oh (Coréia), se juntaram ao departamento de Arte Contemporânea da galeria. A Dan Galeria sempre teve por propósito destacar artistas e movimentos brasileiros desde o início da década de 1920 até hoje. Ao mesmo tempo, mantém uma relação próxima com artistas internacionais, uma vez que os movimentos artísticos historicamente se entrelaçam e dialogam entre si sem fronteiras.
Serviço:
Veredas, Senk
Período expositivo: 6 de julho a 6 de outubro
DAN Sala São Pedro – R. Padre Bartolomeu Tadei, 9 – Alto, Itu – SP
Horários: de quinta a domingo das 14h às 19h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre
Acessibilidade
e-mail: info@dangaleria.com.br.
(Fonte: A4&Holofote Comunicação)