Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Dicionário Crítico Jorge Amado reúne análises sobre a obra e trajetória do escritor

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa.

‘Dicionário Crítico Jorge Amado’ oferece um compêndio da obra de um dos mais célebres autores do Brasil. Organizado por Nelson Tomelin Jr. e Marcos Silva, o lançamento da Edusp reúne textos sobre trabalhos do escritor — incluindo livros, ensaios, artigos e discursos —, além de explorar aspectos de sua vida, como sua relação com a música, sua atuação na imprensa literária e seu engajamento político.

A obra é composta por 52 verbetes, organizados em ordem alfabética, que abrangem tanto a produção literária de Jorge Amado quanto sua trajetória pessoal, discutindo suas obras, ideias e influências. Escritos por autores de diferentes gerações, nacionalidades e áreas do conhecimento, como estudos literários, história e antropologia, os textos oferecem uma abordagem multidisciplinar e aprofundada sobre o autor e seu legado.

Entre as análises da vasta produção de Amado, há reflexões sobre clássicos, como ‘Capitães da Areia’ e ‘Tieta do Agreste’, além de obras menos conhecidas, como ‘Lenita’, sua primeira ficção, e diversas crônicas e biografias. Algumas dessas obras recebem mais de uma análise crítica, como o livro de memórias ‘Navegação de Cabotagem’ e o romance ‘Brandão entre o Mar e o Amor’, escrito em parceria com Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Aníbal Machado e José Lins do Rego.

O Dicionário Crítico Jorge Amado foi elaborado com o apoio de diversas instituições e colaboradores, incluindo a Fundação Casa de Jorge Amado, que contribuiu com acesso a materiais, informações e contatos essenciais para a realização do projeto.

(Com Bruno Passos Cotrim/Libris)