Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Dona Jacira ministra oficinas sensoriais no Sesc Casa Verde

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Jeferson Delgado.

Dona Jacira é um caleidoscópio de vivências e talentos: artista plástica, tecelã de histórias, artesã, mulher, mãe, negra e periférica são algumas características que a definem. Mãe de Katia, Katiane, Evandro Fióti e Leandro (Emicida), a escritora, que traz não apenas seu conhecimento prático, mas também uma trajetória de pesquisa e estudo autodidata, confirma presença na programação de agosto do Sesc Casa Verde, em São Paulo, onde conduzirá duas oficinas, nos dias 21 e 23 de agosto, com o tema ‘A Beleza das Coisas Está no Nome: Reflexões sobre Cuidados Ancestrais’. Nestes workshops, Dona Jacira irá ajudar a desenvolver o olfato dos participantes para trazer à tona memórias e conexões com tradições e saberes ancestrais. O evento, voltado para o público acima dos 60 anos, é gratuito, com retirada de senha 15 minutos antes.

“Conduzirei o público por uma viagem pelos caminhos do olfato, um sentido poderoso que nos acompanha onde quer que estejamos e vai além do olhar, da escuta e até do paladar. O olfato move nossas emoções, nos arrasta através das memórias, desde a infância até as experiências mais recentes. Ele tem o poder de nos fazer arrepiar, salivar, devanear e até sonhar novamente. Trabalhar com o olfato nos torna mais seletivos e criativos, melhorando sempre à medida que entendemos nossas emoções”, sintetiza Dona Jacira.

Os estudos de Dona Jacira se iniciaram ainda na infância, quando foi introduzida ao mundo dos temperos em trabalhos como feirante. Desde então, sua curiosidade e paixão pelo olfato a levaram a uma jornada de descobertas. Apesar de ter sido desencorajada a usá-lo quando criança, Jacira encontrou neste sentido uma conexão profunda com suas raízes ancestrais, transformando essa experiência em um campo de estudo sobre cuidados e autocuidado. Ao longo dos anos, Dona Jacira se dedicou a estudar profundamente a relação entre alimentação, saúde e a herança cultural, o que a levou a desenvolver uma perspectiva única sobre a existência humana, englobando os aspectos naturais, industriais, espirituais e políticos que ela compartilha com o público.

A jornada de Dona Jacira traz a celebração à vida como uma ode à persistência e à conexão com as raízes que a sustentam. Autora do livro Café (2018), publicado pela editora LiteraRUA em parceria com a Laboratório Fantasma, a multiartista também já conduziu o podcast A Voz da Coragem; foi colunista do UOL no Café com Dona Jacira e foi tema do documentário Dona Jacira, O Legado, produzido por Evandro Fióti e dirigido por Gabi Jacob por meio da Laboratório Fantasma para o GNT. O projeto também se transformou em música por meio do EP O Legado. Ela ainda lançou, em 2024, seu segundo livro, Um Escudo de Afeto aos Meus. Dona Jacira permanece expondo sua visão de mundo, dando vida a novas criações e, sobretudo, abrindo-se para compartilhar sua perspectiva única em diferentes eventos e bate-papos pela cidade.

Serviço:

Oficina A Beleza das Coisas Está no Nome: Reflexões sobre Cuidados Ancestrais, com Dona Jacira

Data: 21 e 23 de agosto (quarta e sexta-feira) | Horário: 10h30 às 13h30

Local: Sesc Casa Verde – Av. Casa Verde, 327 – Jardim São Bento – São Paulo/SP

Entrada gratuita mediante retirada de senha

Mais informações:

https://www.sescsp.org.br/programacao/a-beleza-das-coisas-esta-no-nome-reflexoes-sobre-cuidados-ancestrais/.

(Fonte: Com Carol Pascoal/Trovoa Comunicação)