No próximo dia 8 de abril, sábado, às 11h, o doutor em Arqueologia e educador do Museu de História de Lyon (França) Yves Rolland ministra a palestra Representações do Mundo: Chaves para leitura de mapas antigos na Fundação Ema Klabin, em São Paulo. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da casa-museu: http://emaklabin.org.br/chaves-para-leitura-de-mapas-antigos/.
A representação do espaço sob a forma de mapa foi mudando conforme o tempo, as mentalidades e as necessidades. “Nesse encontro, discutiremos como o homem elaborou, ao longo da história, significados relacionados a aspectos geográficos, artísticos, culturais, sociais e ambientais”, explica o historiador Yves Rolland.
O ciclo de palestras é baseado no Atlas Maior de Joan Blaeu, o primeiro atlas completo do mundo a ser editado e que faz parte da coleção de obras raras da Fundação. Mapas, ilustrações e textos mostram como, em meados do século XVII, o nosso planeta era conhecido ou imaginado. A obra foi publicada em quatro línguas: francês, latim, holandês e espanhol.
O historiador também orientará outros encontros na Fundação Ema Klabin no mês de maio: a palestra Localização antes do GPS – Sistema de Posicionamento Global e um ateliê para a família ensinando a construir o próprio mapa.
O palestrante
Yves Rolland é doutor em Arqueologia pela Université Lumière – Lyon, graduado em história pela Université Pierre Mendès France – Grenoble e participou de diversas escavações arqueológicas. É educador e chefe de projeto no Museu da Civilização Galo-Romana e no Museu de História da cidade de Lyon e docente de história e geografia no Liceu Francês de São Paulo.
Serviço:
Palestra Representações do Mundo: Chaves para leitura de mapas antigos, por Yves Rolland
Data: Sábado, 8/04
Horário: 11h às 13h
Investimento: R$35,00
Vagas: 30
Informações e/ou inscrições pelo site http://emaklabin.org.br/chaves-para-leitura-de-mapas-antigos/ ou pelo telefone (11) 3897-3232.
Local: Fundação Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP.