Os educadores responsáveis por ministrar as oficinas culturais gratuitas permanentes da Secretaria Municipal de Cultura participaram de 25 a 29 de janeiro de capacitação especial. O programa, elaborado especialmente para os profissionais da pasta pelo Instituto Espaço Oliveiras, teve como foco possibilitar aos participantes atuar de forma contextualizada, qualificada e inclusiva, realizando um trabalho interdisciplinar entre educação, cultura e desenvolvimento integral do indivíduo, promovendo o máximo de autonomia e emancipação do aluno.
“Nossas oficinas permanentes são a principal ferramenta para a formação cultural de base junto à população, oferecendo todas as potencialidades do poder transformador da arte junto ao ser humano”, destaca a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. “Ao promovermos capacitações como esta, estamos assegurando o atendimento de qualidade e abrangente ao nossos alunos, ao mesmo tempo em que colaboramos para o aperfeiçoamento de nossa equipe”, completa.
A capacitação foi ministrada pelas professoras e mestras Ludmila Ramos Carvalho e Roberta Andrea de Oliveira. Entre os tópicos abordados estiveram teorias contemporâneas da educação, neuroeducação, design thinking, desenvolvimento e ciclos de vida, comunicação, relação interpessoal, práticas pedagógicas, educação inclusiva, necessidades especiais e arte como terapia, promoção da saúde, qualidade de vida, intersetorialidade e implicações afetivas e emocionais na aprendizagem.