Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Talhas do Mestre Valentim na Coleção Ema Klabin são tema de palestra

São Paulo, por Kleber Patricio

Conjunto de talhas de Mestre Valentim pode ser apreciado na sala de jantar e no salão da casa-museu. Foto: divulgação.

O doutor em História e Artes André Tavares ministra no próximo dia 12 de maio, sábado, das 11h às 13h, na Fundação Ema Klabin, a palestra A talha do Mestre Valentim na Coleção Ema Klabin. O encontro visa oferecer uma breve história da produção do conjunto de talha decorativa elaborado para a Igreja de São Pedro dos Clérigos no Rio de Janeiro e atribuído ao Mestre Valentim (1799). São apenas 30 vagas, inscrição gratuita no site https://emaklabin.org.br.

Será apresentada uma análise sobre o conteúdo estilístico da talha bem como sobre a história do edifício em que se instalou. Será abordada a história da demolição do edifício e da dispersão de seu conteúdo, destacando o papel do colecionismo no processo de preservação das artes no século XVIII, sobretudo em meados do século XX, além de dados gerais sobre a produção e a formação do Mestre Valentim.

Este encontro faz parte do ciclo de palestras sobre os capítulos do livro A Coleção Ema Klabin, editado recentemente pela Fundação. A publicação, organizada pelo curador Paulo de Freitas Costa, traz um panorama do acervo de Ema Klabin (1907-1994), uma mulher à frente de seu tempo que dedicou-se com empenho e competência a colecionar obras de arte que hoje fazem parte da casa-museu no Jardim Europa, em São Paulo.

Na publicação, os especialistas analisam desde a construção do imóvel-sede da fundação, realizada ao longo dos anos de 1950, até a coleção: pintura holandesa, flamenga e francesa, a arte colonial brasileira nas talhas de mestre Valentim, a arte do Japão, China e da África, o modernismo Europeu e a “Escola de Paris”, o modernismo brasileiro, a coleção de artes decorativas, o mobiliário, os objetos da antiguidade clássica e a biblioteca com três mil volumes, muito deles raríssimos.  O livro poderá ser adquirido no dia da palestra.

Sobre o palestrante:

André Tavares é doutor em História e Artes pela Unicamp. Dedica-se ao estudo do século XVIII, particularmente ao tema das circulações de modelos artísticos entre Europa e América. Desenvolve projeto de pesquisa sobre a presença britânica no Brasil e em Portugal, tendo sido bolsista do Yale Center for British Art (2016) e participado da Attingham Summer School for the Study of Historic Houses and Collections (2017) e Royal Collection Studies (2013). É professor no Departamento de História da Arte da Unifesp.

Casa-Museu Ema Klabin – mais de 1500 obras de arte

Aberta ao público desde 2007, a Casa-Museu, antiga residência da mecenas, colecionadora e empresária Ema Klabin (1907-1994),  abriga um valioso acervo, entre pinturas do russo Marc Chagall, do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário e peças arqueológicas e decorativas. Inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam, Alemanha, a Casa-Museu de 900 m² construída na década de 50 pelo engenheiro-arquiteto Ernesto Becker especialmente para abrigar as obras da colecionadora é uma atração à parte. Até o jardim do museu, projetado por Burle Marx, é uma obra de arte.

Serviço:

Palestra: A talha do Mestre Valentim na Coleção Ema Klabin

Data: 12 de maio- sábado

Horário: das 11h às 13h

Vagas: 30

Inscrições gratuitas: https://emaklabin.org.br/

Casa-Museu Ema Klabin: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo/SP – (11) 3897-3232.