Entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro acontecerá no Espaço de Arte Ligia Testa a 6ª edição da exposição de joias autorais Juiery, idealizada por Adriana Justi e destinada a promover a joalheria autoral e artística brasileira.
O Juiery é um evento pioneiro que busca promover a integração de um público que realmente aprecia arte e joalheria e seus criadores, que acreditam que a joia pode ser, mais que um simples adereço, uma obra de arte.
Na virada do século XIX e XX, o mundo viveu um período rico para a arte joalheria autoral com o movimento chamado Art Nouveau, que teve em René Lalique (1860–1945) seu mais alto representante. Muitas joalherias foram abertas no mundo todo e durante o século XX, com a evolução e desenvolvimento industrial, a produção em série tornou-se bastante comum, fazendo com que a Joalheria se dissociasse do conceito de arte. Buscando a retomada da associação entre Arte e Joalheria, Juiery reunirá em Campinas as obras de artistas vindos de vários estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Piauí.
Serão exibidos os trabalhos de ourives, ceramistas, artesãos da madeira e outros materiais inusitados, que utilizam técnicas diversas nas suas criações. Entre elas estão as joias de mesa de Adriana Justi, que são obras de arte confeccionadas inteiramente a mão com as técnicas da joalheria artesanal. São joias feitas para usar na decoração, em forma de pequenas esculturas feitas em prata 950 com pedras preciosas naturais lapidadas.
Todos os expositores foram selecionados segundo critérios de originalidade, estilo, qualidade artística e comercial das peças e todos os trabalhos que serão apresentados contêm metais nobres, madeira, materiais sintéticos, vidro e gemas naturais ou vegetais, não sendo aceitos nas peças materiais como corais, abalone, fosseis ou material orgânico em perigo de extinção ou cuja extração tenha provocado sofrimento ou morte de animais.
Participarão da 6ª edição do Juiery as marcas Gio Jewelry, Rosana Valderano, Grace Figueiredo, Manuel Agostinho, MAVR, Catta Preta Artes, ShiRo Joias, Joias de Rudá, Eneci Vilela, Marcel Motta, Joias de Ouro Preto, Cris Sotero, J. Zambon Joias, Val Calil, As Joias da Rainha, Enoch Arte, Laura Consolmagno e Adriana Justi.
Apoio: Loja Márcia Mello Cambuí e Circuito Arq + Decor.
PALESTRAS
Sexta – feira – 30 de novembro
15h – Thiago Moreira – Empresário e professor de ourivesaria – Você escolhe o seu cliente ou o seu cliente escolhe você?
16h15 – Alexandre Bueno – Empresário com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e estratégias de mercado – Tecnologia vestível – joias conectadas
17h30 – Dr. Francisco Vianna – Médico geriatra – Joias com função – anel moebius para proteção eletromagnética
19h30 – Desfile de Joias Autorais
Sábado – 1º de dezembro
14h30 – Silvia Machado – Empresária e professora – Gabaritos para desenho de joias
15h00 – Ana Piazza e Gracia – Gemólogas e professoras no IED, representantes do IBGM – Fundamentos da gemologia
16h15 – Claudia Dayé – Publicitária e escritora, autora do livro Joalheria no Brasil – Branding
17h30 – Carlos Cornejo – Jornalista e autor de vários livros sobre gemas – Cristais – flores do reino mineral
Workshop – Gabaritos facilitadores para desenho de joias – com Silvia Machado
Vagas limitadas.
Serviço:
Juiery 2018
Joalheria artesanal/autoral/artística
Data: 30/11 e 1/12 (sexta-feira e sábado)
Horário: das 12h às 21h
Local: Arqtus Concept | Espaço de Arte Ligia Testa
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 1611 – Taquaral – Campinas – SP – em frente à Concha Acústica
Entrada franca
Mais informações: Adriana Justi (19) 9 9187-6682