Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Espetáculo ‘Shakespeare Apaixonado’ estreia no Teatro 033 Rooftop

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: João Caldas Filho.

O espetáculo ‘Shakespeare Apaixonado’ estreou na sexta-feira (2), no Teatro 033 Rooftop, em São Paulo. Baseado no filme vencedor do Oscar, o espetáculo oferecerá uma viagem ao século XVI, ambientado na Inglaterra elisabetana do Renascimento e contará com um formato imersivo para aproximar os atores do público. A superprodução fica em cartaz até 22 de setembro, com sessões de quinta a sexta-feira, às 19h30, e de sábado a domingo, às 15h e 19h30. Os ingressos estão à venda pelo site ou bilheteria.

A peça, que tem origem no famoso filme homônimo, de 1998 – com Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow e Judi Dench –, retrata um romance fictício envolvendo o dramaturgo William Shakespeare enquanto ele escreve ‘Romeu e Julieta’. Antes de chegar a São Paulo, Shakespeare Apaixonado ganhou produções encenadas em Londres, Nova York, Japão e África do Sul, sempre com grande êxito de público e crítica. O espetáculo tem patrocínio da EMS.

Produzido pelo Instituto Artium de Cultura e o Atelier de Cultura, empresas responsáveis por sucessos como Wicked, Evita Open Air, Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate, Cantando na Chuva e Legalmente Loira, o espetáculo tem direção e versão para a língua portuguesa do premiado diretor Rafael Gomes, conhecido por trabalhos de relevância no teatro e no cinema. Já a adaptação original para os palcos é de Lee Hall, um dos mais premiados autores ingleses da atualidade e responsável também pelo roteiro de Billy Elliot, vencedor do Tony Award de Melhor Texto de um Musical em 2009.

“A adaptação teatral de Lee Hall expande o drama romântico do filme e cria uma obra que precisa ser conhecida pelo público brasileiro. Ao lado da trama amorosa, se ergue uma comédia de época, muito divertida e sofisticada”, comenta Rafael Gomes. “Um espetáculo de raro dinamismo e grandiosidade, em uma produção teatral com 22 atores em cena e que merece ser vista por seu ineditismo”, completa o diretor vencedor dos prêmios APCA e Shell.

Um trio de renome encabeça o elenco: Rodrigo Simas interpretará um jovem cheio de sonhos, William Shakespeare, que, após um bloqueio criativo, encontra na aristocrata Viola de Lesseps (representada nesta montagem por Carla Salle) sua musa inspiradora. Lady Viola, por ser comprometida e também por não poder exercer o ofício de atriz, se veste em trajes masculinos para participar dos ensaios junto a Shakespeare, visto que, naquela época, as mulheres não tinham permissão para atuar. O trio se completa com a grande atriz Ana Lúcia Torre, que interpreta a Rainha Elizabeth I. A produção no Brasil é licenciada pelo Disney Theatrical Group.

Experiência gastronômica | O público poderá desfrutar de uma experiência gastronômica completa, assinada pelo c033 rohef Mário Azevedo, do 033 Rooftop. Inspirado pelo clima de Londres do século XVI, o chef preparou três pratos tipicamente ingleses, que contam ainda com drink e sobremesa. O público precisa adquiri-los antecipadamente pela Sympla, pois não estarão disponíveis para a venda no local no momento da apresentação, sendo servidos apenas aos clientes que reservarem com antecedência.

Serviço:

Shakespeare Apaixonado

Temporada: de 2 de agosto a 22 de setembro de 2024

Local: 033 Rooftop

Endereço: Complexo do Shopping JK – Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi/SP

Sessões: quintas-feiras, às 19h30; sextas-feiras, às 19h30; e sábados e domingos, às 15h e às 19h30

Classificação etária: Livre

Duração aproximada: 150 minutos com 15 minutos de intervalo

Ingressos: de R$19,80 a R$400

Siga Shakespeare Apaixonado para mais informações:

Site: shakespeareapaixonadobrasil.com

Instagram: instagram.com/shakespeareapaixonadobrasil

Equipe criativa

Direção Geral: Rafael Gomes

Direção Musical: Rodrigo Hyppolito

Cenário: André Cortez

Figurino: Ligia Rocha, Marco Pacheco e Jemima Tuany

Direção de Movimento: Fabricio Licursi

Design de Som: Gabriel D’Angelo

Design de Luz: Wagner Antônio

Design de Perucas: Feliciano San Roman

Design de Maquiagem: Cris Tákkahashi

Versão Brasileira: Rafael Gomes

Direção Técnica: Rodrigo Checarone

Produção Executiva: Pia Calixto

Produção: Baccic

Elenco completo

Rodrigo Simas – William Shakespeare

Carla Salle – Viola

Ana Lucia Torre – Rainha Elizabeth I

Fafa Renno – Ama

Gustavo Vaz – Lorde Wessex

Leandro Villa – Christopher Marlowe

Davi Novaes – Burbage

Rael Barja – Henslowe

Dagoberto Feliz – Fennyman

Vinicius Salgueiro – John Webster

Dom Capelari – Ned Alleyn

Thiago Ledier – Adam (Gregório) e cover de SIR ROBERT/ TILNEY

Lucas Bocalon – Sam (Julieta) e cover de NED AYLLEN

Walmick de Holanda – Ralph (Ama) e cover de HENSLOWE

Evandro Cavalcante – Nol (Benvólio e Sansão) e cover de BURBAGE

Ernani Sanchez – Sir Robert de Lesseps / Tilney

Amaurih Oliveira – Peter (Teobaldo) e cover de MARLOWE

José Trassi – Robin (Madame Capuleto) e cover de FENNYMAN

Gabriel Edeano – Wabash e cover de WESSEX

Rafael De Bona – Cover de Will Shakespeare e Ensemble

Julia Corrêa – Kate e cover de AMA e RAINHA

Luiza Porto – Molly e cover de VIOLA.

Sobre os produtores | O Instituto Artium de Cultura e o coprodutor Atelier de Cultura são referências no mercado de entretenimento ao vivo para os espectadores e para as marcas devido ao destaque da qualidade técnica e artística de suas produções de padrão internacional. Desde 2013, os produtores trouxeram ao Brasil importantes títulos do teatro musical internacional, como A Madrinha Embriagada, O Homem de La Mancha, A Noviça Rebelde, Annie, Billy Elliot, Escola do Rock e Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate. Em 2022, o Atelier de Cultura realizou o Evita Open Air, com a maior estrutura já construída para teatro musical no Brasil, a céu aberto, no Parque Villa-Lobos. Suas últimas coproduções foram Wicked – História Não Contada das Bruxas de Oz, com temporada completamente esgotada de mais de 150 mil espectadores, no Teatro Santander – SP, Matilda, o Musical, uma produção inédita que levou mais de 101 mil espectadores, no Teatro Claro Mais SP, e Cantando na Chuva, no Teatro Sérgio Cardoso.

(Fonte: GBR Comunicação)