Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Exposição coletiva “Zonas de Sombra” abre inscrições para participação de artistas plásticos residentes no Estado de São Paulo

São Bernardo do Campo, por Kleber Patricio

Estão abertas, por meio deste formulário, as inscrições para a exposição coletiva de artes visuais Zonas de Sombra, uma produção Brecha Cultural, com abertura programada para o dia 27 de maio na Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo. A exposição contará com obras de nove artistas, sendo sete deles selecionados por meio de convocatória, disponível para artistas interessados até o dia 9 de abril.

A curadoria fica a cargo de, Allan Yzumizawa, Horrana de Kássia Santoz e Jurandy Valença e elege como recorte expográfico, obras que fomentam o debate acerca da destruição ecológica, diagnósticos de futuro, a queima das memórias e assuntos que permeiam o campo da geologia, da natureza e sua preservação, levantando discussões relevantes sobre o meio ambiente. O edital é válido para artistas ou coletivos de brasileiros residentes no estado de São Paulo há mais de dois anos.

Sobre Allan Yzumizawa | Pesquisador de cultura e arte contemporânea, atua como curador no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). Doutorando em História da Arte pela Unifesp,  mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas (PPGAV-Unicamp) e bacharelado em Artes Visuais pela Unicamp. Dentre os principais projetos como curador, destacam-se “Corpos da Água Vermelha” (Prêmio Proac 2021), “A invenção do herói”, MAC Sorocaba (2022), “O encontro é um lugar impossível”, Centro Cultural dos Correios, São Paulo (2022) e “Exercício Ka’a”, Centro de Arte e Cultura Arapuca, Conde-PB (2022). Possui interesse nas produções de arte contemporânea deslocadas dos centros hegemônicos e nas manifestações culturais regionais do Brasil e suas relações com as teorias pós-coloniais.

Sobre Jurandy Valença

Artista visual, curador, jornalista e gestor cultural, atua na área há mais de 25 anos e atualmente é Diretor da Biblioteca Mário de Andrade, a 2ª maior do país e a maior do Estado de São Paulo. Foi diretor adjunto do Centro Cultural São Paulo [CCSP], coordenador geral dos centros culturais e teatros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; coordenador geral da Oficina Cultural Oswald de Andrade, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e diretor de projetos do Instituto Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP).

Como artista visual e curador, realiza trabalhos em fotografia desde 1998. Participou de mais de 70 exposições, entre individuais e coletivas. Recebeu prêmios aquisições em 2002, 2003 e 2004 e já realizou mais de 15 curadorias. Em 2003 foi tema de Documentário exibido na TV SESC-Senac (série “O Mundo da Arte”). Júri de diversos salões e de editais de artes visuais do ProAC, da Secretaria de Estado da Cultura de SP, e de diversos editais da Secretaria Municipal de Cultura de SP, foi redator do Mapa das Artes São Paulo por 16 anos e responsável durante mais de dois anos pela coluna de Arte, Cultura e Comportamento da Bemglô, plataforma digital e loja física, projeto da atriz Gloria Pires e da ex-modelo e da empresária Betty Prado.

Sobre Horrana de Kássia Santoz | Horrana de Kássia Santoz é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e atua desde 2007 no desenvolvimento de novas práticas educativas em museus e espaços culturais, como arte-educadora, mediadora, pesquisadora, assistente de produção e assistente de curadoria. Entre fevereiro de 2021 e janeiro de 2023, foi curadora de Pesquisa e Ação Transdisciplinar a partir da inédita parceria entre a Coleção Ivani e Jorge Yunes e a Pinacoteca de São Paulo, sendo responsável pela programação pública do museu e do desenvolvimento das ativações artísticas e de projetos transdisciplinares, como o programa de comissionamento artístico “Atos modernos”, além de integrar o corpo curatorial da exposição “Chão da Praça: obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo”, mostra de abertura da Pinacoteca Contemporânea. Santoz também atuou no núcleo de Mediação e Programas Públicos do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) entre 2017 a 2021, organizando o Programa Independente (PIMASP), organizou a programação de cursos livres do MASP Escola, além de ser curadora da Sala de Vídeos do MASP entre 2018 e 2020. Integrou o programa Fábricas de Cultura por meio da gestora Poiesis entre 2013 até 2017, inicialmente como assistente artístico-pedagógico e supervisora artístico-pedagógico da Fábrica de Cultura Jardim São Luis. Em 2022 foi júri na 11ª edição da mostra 3M de Arte, com curadoria de Camilla Rocha Campos; na Chamada 2022-2023 VoA para Artistas Mulheres e Pessoas Não Binárias e no 8º Prêmio Artes Instituto Tomie Ohtake – Edição Mulheres.

Serviço:

Convocatória: até 9 de abril, com inscrições abertas por meio deste link

Abertura da exposição: 27 de maio de 2023

Local: Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo – R. Kara, 105 – Jardim do Mar

Informações: instagram.com/zonasdesombra | zonasdesombra@gmail.com.

(Fonte: Pevi)