O artista visual Orlando Facioli, natural da cidade de Botucatu, apresenta sua mais recente exposição individual, intitulada ‘Onde a Lua Faz Clarão’, na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu, no interior de São Paulo. A curadoria fica à cargo de Nancy Betts e Cristina Suzuki.
Inspirada na célebre música caipira ‘Tristeza do Jeca’ e na profunda conexão com a natureza, a mostra reflete não apenas a essência da cidade natal do artista, mas também, uma análise crítica sobre os desafios do progresso e o alerta à preservação ambiental.
Com uma abordagem artística diversificada, Facioli utiliza diversas técnicas, como desenho, pintura acrílica e digital, motion image, impressão em tecido, papel, recortes e objetos escultóricos em sobreposições ópticas. Suas obras retratam um universo intertextual complexo, que convida o espectador a refletir sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente.
Além das obras de sua trajetória recente, a exposição apresenta duas criações exclusivas para Botucatu: ‘Sulco Etéreo’, feito com técnica especial de recortes em papel, e a vídeo-instalação ‘Jamais Fomos Modernos’, título inspirado da obra do antropólogo francês Bruno Latour (1947–2022). Destaca-se também a nova montagem da instalação imersiva ‘Blecaute’, ocupando o espaço principal da Pinacoteca. No segundo semestre, ela realiza a mostra ‘Realidade Artificial’ no Museu de Arte de Blumenau, em Santa Catarina.
Sobre o artista
Orlando Facioli nasceu em 1969 em Botucatu/SP. Vive e trabalha em São Paulo. Fez parte do Programa de acompanhamento de artistas com curadoria de Renato De Cara, na Galeria Gare – São Paulo/SP (2023); Programa de acompanhamento de Artistas 6 x 6 – São Paulo /SP – Flavia Gimenez, Mariana Leme e Cristiana Tejo (2023); Programa de acompanhamento de Artistas Casa Tato 8 – São Paulo/SP (2023) e pela Central Saint Martins College of Art & Design – Design without Walls – Londres/UK (1997).
O artista visual pesquisa o impacto das atividades humanas no ambiente no âmbito das sucessivas revoluções industriais que modificaram a paisagem substancialmente com mudanças climáticas, extinção de espécies e esgotamento de recursos naturais. Sua pesquisa visual se apoia em referências históricas: elementos naturais de pinturas dos séculos XVII e XVIII, registros realizados de naturalistas na época da colonização e o movimento inglês Arts & Crafts.
A partir do resgate destas imagens formata composições em que as desconstrói, apaga e rearranja, reconstruindo mundos em sugestivas ambientações, em uma metáfora ao cenário ambiental contemporâneo. Em seu processo, utiliza pintura e colagem digitais e analógicas em diferentes suportes como papel, tecido e vídeo.
Realizou uma mostra solo, sendo ela ‘Blecaute – Vozes do Antropoceno’, na Galeria Tato – SP (2024). Participou de diversas coletivas, sendo elas Salão de Artes dos Pinhais, em 2024; 7 artistas a procura dos Vestígios, curadoria de Renato de Cara, na Galeria Gare – São Paulo/SP, em 2023; Salão de Artes Plásticas de Praia Grande/SP, em 2023; Salão Nacional de Arte de Jataí/GO, em 2023; Constelações Sensoriais e Cartografias Visuais (curadoria de Andrés Hernández), na Unibes Cultural, em São Paulo/SP, em 2023 e ‘Uma Certa Enciclopédia’ (curadoria de Nancy Betts, Ícaro Ferraz Vidal Junior e Katia Salvany), na Casa Tato – São Paulo/SP, em 2023. Ganhou prêmios como Destaque – Arte Transforma, na Fundação Stickel – SP (2024) e Menção Honrosa no Salão de Artes Plásticas de Praia Grande/SP (2023).
Serviço:
Exposição Onde a lua faz clarão, individual de Orlando Facioli
Curadoria: Nancy Betts e Cristina Suzuki
Visitação: 30 de junho à 13 de outubro de 2024 | quarta, quinta e sexta, das 8h30 às 16h45; sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h
Local: Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu Rua General Teles, 1040 – Centro Botucatu – SP
Tel: (14) 3811-1470
https://www.botucatu.sp.gov.br/portal/secretarias/3/secretaria-de-cultura/
Redes sociais:
Orlando Facioli – @orlandofacioli_art
Nancy Betts – @nancy.betts
Cristina Suzuki – @cristinasuzuki
Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu – @pinabotucatu.
(Fonte: Marmiroli Comunicação)