Será realizada nesta sexta-feira (07/07), às 20h, a abertura oficial do 24º Festival de Artes de Itu, com a apresentação da cantora lírica Giovanna Maira. O concerto será na Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária, com entrada gratuita.
Deficiente visual desde um ano e dois meses de idade, Giovanna Maira iniciou o estudo de piano ainda aos três anos. Em 2004, ingressou na ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo), onde obteve seu diploma em música especializada em canto e arte lírica. Em 2006, venceu o concurso Rosemary Kennedy, promovido anualmente pela Very Special Arts. Em 2016, lançou sua autobiografia com CD pela SESI Editora, com novas composições interpretadas pela cantora e pianista. A Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária fica na Praça Padre Miguel (Matriz), Centro.
Ainda pela manhã de sexta-feira ocorre a abertura da exposição Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade, no Saguão da Prefeitura de Itu, na Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro.
O primeiro final de semana também conta com diversas atrações como teatro, Folia de Reis, banda e coral. Acompanhe abaixo as demais atividades oferecidas gratuitamente pelo Festival de Artes que segue até o dia 23 de julho com dezenas de atrações:
7 de julho – sexta-feira
11h – Abertura da exposição Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade
O Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu (MAHMI) recebe a exposição Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade, que retrata os desdobramentos da Belle Époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20. A mostra exibe imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento e texto baseado no livro homônimo da historiadora Márcia Camargos. Alguns dos painéis destacam a inauguração do Teatro Municipal, o Carnaval no começo do século, os primórdios da Avenida Paulista e a Revolução de 1924. Iniciada no contexto europeu no final do século 19, a Belle Époque caracterizou-se pela crença no progresso material, simbolizado por uma fase de relativa paz social e prosperidade econômica. No Brasil, foi um período cultural de triunfo da sociedade capitalista, ratificado pelas conquistas materiais e tecnológicas da época.
Local: Saguão da Prefeitura de Itu
Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro
Classificação: livre
20h – Abertura do 24º Festival de Artes de Itu com a cantora lírica Giovanna Maira – SESI-Itu
Deficiente visual desde um ano e dois meses de idade, Giovanna Maira iniciou o estudo de piano ainda aos três anos de idade. Em 2004, ingressou na ECA da USP, onde obteve seu diploma em música especializada em canto e arte lírica. Em 2006, venceu o concurso Rosemary Kennedy, promovido anualmente pela Very Special Arts. E 2016 lançou sua autobiografia com CD pela Sesi Editora, com novas composições interpretadas pela cantora e pianista.
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária
Praça Padre Miguel (Matriz), s/nº, Centro
Classificação: livre
8 de julho – sábado
16h – Apresentação do espetáculo O quintal da Casa de Doroty, com Grupo Trapo – São Paulo
O projeto de espetáculo teatral infantil do Grupo Trapo apresenta uma das peças teatrais Clássicos para guardar no bolso, o teatro O Quintal da Casa de Doroty. Inspirada na obra de L. Frank Baum com concepção dramatúrgica de Muriel Vitória, a peça conta a história de Doroty que está brincando com suas bonecas sem nenhuma empolgação e, após uma forte ventania, vai parar na fantástica Terra de Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é volta para casa, para isso ela deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar esse seu desejo.
Local: Teatro Nósmesmos
Avenida Prudente de Moraes, 210, Vila Nova
Capacidade: 100 lugares
Classificação: livre
14h – Apresentação do grupo Apogeu de Itu
Fazendo o melhor do samba raiz o Grupo Apogeu, criado em 1995 por Sérgio, Marcos, Marcelo, Edson e Aladim, valoriza e não se esquece dos sambas atuais.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
18h – Apresentação da banda La Legion
O trio traz versões inéditas e releituras exclusivas do repertório da banda do rock nacional Legião Urbana. La Legion é formada por Diego Zambra (baixo e voz), Fabio Alves (guitarra e backvocal) e Daniel Dornelles (bateria e backvocal).
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
20h – Coral Vozes de Itu – O Peregrino
Por meio da apresentação O Peregrino, o coral apresenta um importante repertório para a história da música ocidental, o Livro Vermelho da Abadia de Montserrat, música da Baixa Idade Média, um códice de 1399 que reuniu músicas cantadas na famosa igreja, próxima a Barcelona, por peregrinos, durante a Idade Média. Além das peças do Livro Vermelho, o grupo apresentará outras obras congêneres, relacionadas com o centro de peregrinação espanhol e seu reflexo no Brasil. O repertório foi levantado pelo Museu da Música – Itu, que contou com apoio de pesquisadores como os Professores Thaís Veiga Borges e Evandro Antonio Correia, especialistas em música medieval. A apresentação contará com a participação de músicos como a percussionista Yara Oliveira, o oboísta Gilmar de Campos e o regente do grupo, Luís Roberto de Francisco. O repertório será conduzido em diálogo com um texto da autobiografia de um dos grandes místicos do catolicismo que foi peregrino na Abadia de Montserrat, Santo Inácio de Loyola.
Local: Igreja do Bom Jesus
Praça Padre Anchieta, s/nº, Centro
Classificação: livre
20h – Espetáculo teatral Monta e Desmonta, com direção e atuação de Camila Luiza
Monta e Desmonta é um espetáculo sem narrativa linear mostrando quadros, fragmentos da vida de quatro mulheres, com cenas do cotidiano de uma dona de casa, uma aposentada nostálgica e sonhadora, uma menina obesa que tenta ser bailarina e uma senhora que sente a solidão e os lapsos de memória que a velhice lhe trouxe.
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
Capacidade: 40 lugares
Classificação: 14 anos
9 de julho – domingo
11h – Grupo Serenoso
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do concerto no mesmo local da apresentação.
Local: Teatro Regimento Deodoro (Quartel)
Praça Duque de Caxias, 284 – Centro
Capacidade: 200 lugares
Classificação: livre
14h – Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo
Local: Coreto
Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
15h – Companhia Folia de Reis “Estrela do Oriente” de Itu
O Grupo Cia Folia de Reis Estrela do Oriente de Itu, apresenta uma manifestação cultural religiosa, praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
16h – Coral Encantos da Melhor Idade de Itu
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do concerto no mesmo local da apresentação.
Local: Teatro Regimento Deodoro (Quartel)
Praça Duque de Caxias, 284 – Centro
Capacidade: 200 lugares
Classificação: livre
16h – Teatro Planeta Fantástico do Principezinho, com Grupo Trapo – São Paulo
O espetáculo teatral infantil do Grupo Trapo apresenta o projeto Clássicos para guardar no bolso, com a peça O Planeta Fantástico do Principezinho. Inspirada na obra de Antoine de Saint-Éxupery, com a concepção dramatúrgica de Muriel Vitória, a peça devolve a cada um o mistério da infância e do poder do sonhar. Um texto inesquecível para todas as idades.
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do espetáculo no mesmo local da apresentação.
Local: Teatro Nósmesmos
Avenida Prudente de Moraes, 210, Vila Nova
Capacidade: 100 lugares
Classificação: livre
19h30 – Coro Opus Lyric de Sorocaba com maestro Márcio Lima e pianista Henrique Simões
O Coro Opus Lyric surgiu da iniciativa de quatro amigos (Fábio de Paula, Edu Silva, Valdemir Lopes de Carvalho e Márcio Lima) que têm em comum o gosto pela arte do canto lírico e do canto coral. Com repertório composto por peças sacras de diversos períodos, promove durante o ano uma série de concertos, recitais e participações em encontros e festivais de corais.
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do concerto no mesmo local da apresentação.
Local: Igreja de São Luiz Gonzaga (Quartel)
Praça Duque de Caxias, 284, Centro
Capacidade: 200 lugares
Classificação: livre
10 de julho – segunda-feira
Das 11h às 17h – às terças, quartas e sextas – Exposição As coisas que não têm dimensão são muito importantes, de Adriana Conti Melo em parceria com Fundação Marcos Amaro
Além de 17 telas, a exposição que a artista paulistana abriu no Galpão IV da Fábrica São Pedro, atual sede da Fundação Marcos Amaro em Itu, traz três trabalhos de ampla dimensão, a intervenção nas ruínas do setor do tingimento e uma sala com jogo de luzes. É um momento grandioso de Adriana, que continua seu diálogo sobre o lugar das pessoas e as saídas e respostas aos questionamentos que nos colocamos, nos quase labirintos internos onde nos metemos antes de enxergar os caminhos.
Local: Fábrica São Pedro – Galpão IV
Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro
Visitação: até 21/07
Das 14h às 17h – Mostra Cinematográfica
A Mostra Cinematográfica consiste em exibições gratuitas de produções de diversos países, entre eles Brasil, Itália, Alemanha, França, EUA e Japão. Totalizando cinco sessões, cada exibição será precedida de uma breve apresentação oral conduzida pelo curador Erik Tavernaro. Por sua vez, ao término das sessões, será aberto um canal de diálogo e troca de ideias, quando os presentes poderão expressar suas impressões sobre o filme apresentado.
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início no mesmo local da apresentação.
Local: Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) – Praça dos Esportes e da Cultura – Rua 13 de outubro, s/nº Jardim Vitória
Capacidade: 50 lugares
Classificação: 14 anos
20h – Abertura da exposição Moda e Diversidade, em parceria com o Museu da Diversidade Sexual – SP
A exposição Moda & Diversidade conta com editoriais de moda da revista ffwMAG! com mais de 20 imagens que simbolizaram questões da diversidade sexual, em uma união entre moda e arte. Com a curadoria de Paulo Borges – um dos criadores da São Paulo Fashion Week –, a mostra explora temas universais como o amor, representado pelas relações entre casais – heterossexuais e homossexuais – e a transexualidade, retratada pela modelo internacional Lea T, filha do ex-jogador de futebol Toninho Cerezo. Neste último, as imagens celebraram a inclusão de transexuais no mundo da moda, abrindo as possibilidades para o segmento.
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
11 de julho – terça-feira
Das 14h às 17h – Mostra Cinematográfica
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início no mesmo local da apresentação.
Local: Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) – Praça dos Esportes e da Cultura
Rua 13 de outubro, s/nº Jardim Vitória
Capacidade: 50 lugares
Classificação: 14 anos
20h – Concerto de piano com Ricardo Diniz
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do concerto no mesmo local da apresentação.
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
Capacidade: 50 lugares
Classificação: 14 anos
12 de julho – quarta-feira
Das 14h às 17h – Mostra Cinematográfica
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início no mesmo local da apresentação.
Local: Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) – Praça dos Esportes e da Cultura – Rua 13 de outubro, s/nº Jardim Vitória
Capacidade: 50 lugares
Classificação: 14 anos
19h – Abertura do Interfoto Itu 2017
Programação completa no site www.interfotoitu.com.br
Local: Espaço Fábrica São Luiz
Rua Paula Souza, 492, Centro
20h – Encontro Participação Social na Política Pública de Cultura, com Mário Sérgio Barroso, em parceria com SESC Sorocaba
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
Capacidade: 50 lugares
Classificação: 14 anos
13 de julho – quinta-feira
Das 14h às 17h – Mostra Cinematográfica
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do concerto no mesmo local da apresentação.
Local: Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) – Praça dos Esportes e da Cultura – Rua 13 de outubro, s/nº – Jardim Vitória
Capacidade: 50 lugares
Classificação: 14 anos
18h – Abertura da exposição Elos: portas e janelas de Itu
A partir da parceria entre o InterFoto Itu e Museu Republicano “Convenção de Itu” MO/USP, foram selecionados 20 trabalhos sobre a temática Elos: janelas e portas de Itu para compor uma exposição coletiva aberta ao público na sala de exposições temporárias do museu, entre julho e setembro de 2017.
Local: Museu Republicano “Convenção de Itu” /MP USP
Rua Barão do Itaim, 67, Centro
Classificação: livre
18h – Abertura da mostra Frestas rendadas: mapa afetivo do Centro Histórico
Trata-se de um mapa afetivo idealizado pelo Serviço Educativo do Museu e a artista plástica Morgana Ribeiro, confeccionado e bordado pelas mulheres da renda cidadã do CRAS Pipa de Itu.
Local: Museu Republicano “Convenção de Itu” /MP USP
Rua Barão do Itaim, 67, Centro
Classificação: livre
20h – Apresentação de canto com o maestro Marcio Lima
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do concerto no mesmo local da apresentação.
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
Capacidade: 50 lugares
Classificação: 14 anos
14 de julho – sexta-feira
Das 14h às 17h – Mostra Cinematográfica
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início da exibição no mesmo local da apresentação.
Local: Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) – Praça dos Esportes e da Cultura- Rua 13 de outubro, s/nº Jardim Vitória
Capacidade: 50 lugares
Classificação: 14 anos
Das 18h às 21h – Batalha na Pista
Local: Pista de Skate
Praça Washington Luís, s/nº, Vila Nova
19h – Projeções de Fotográficas com música eletrônica do DJ HLTN (Noise Jumpers)
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
15 de julho – sábado
Das 8h às 16h – Varal Fotográfico
Durante todo o sábado, quem quiser participar pode levar fotos impressas que serão registradas em um livro ata, penduradas e expostas para toda população. Às 16h, ocorrerá uma grande troca de imagens.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
11h – Apresentação do Projeto Tocar e Encantar
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Das 13h às 18h – Ciclo de Debates – A cultura que queremos ter
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
Capacidade: 50 lugares
Classificação: 14 anos
Das 14h às 20h – 3 Sarau Tecendo Arte
Local: Fábrica São Pedro
Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro
Classificação: livre
15h – Peça O Conserto, com o Coletivo Joaquina de Campinas – espetáculo clown
O Coletivo Joaquina surgiu em 2006 na cidade de Curitiba (PR), atualmente também possui sede no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. O espetáculo O conserto conta a história de duas palhaças, Alinda e Wood, que são “consertistas” profissionais, ou seja, consertam tudo que veem pela frente. As duas palhaças vão entrar em grandes confusões enquanto decidem o que vão consertar. Elas são como marido de aluguel, porém, nunca chegam a um acordo sobre como o serviço deve ser feito. O espetáculo traz muita comédia física e quadros cômicos, onde as palhaças relacionam-se com o público de forma simples e natural como uma criança. A intenção é difundir o trabalho do palhaço e resgatar a figura cômica clássica do palhaço circense.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
16h – Quinteto de Metais
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
19h – Projeções Fotográficas com Música Eletrônica com DJ HLTN (Noise Jumpers)
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
20h – Espetáculo Carmen – apresentação de dança da companhia Faces Ocultas de Salto com direção de Arilton Assunção
O espetáculo é uma releitura de forma livre e contemporânea da ópera Carmen, de Georges Bizet, um clássico que fala de amor, ódio e sangue vivido em Sevilha (Espanha) no século XIX. Carmen é um dos maiores momentos de toda história da ópera.
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do espetáculo no mesmo local da apresentação.
Local: Auditório da Prefeitura de Itu
Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro
Capacidade: 400 lugares
Classificação: 14 anos
16 de julho – domingo
Das 8h às 18h – Arte no Beco em parceria com Motirõ Cultural
O projeto Arte no Beco reúne atrações artísticas, culturais, educativas, sociais e ambientais voltadas gratuitamente para toda família. O projeto propõe um encontro com a arte enquanto agente intermediadora sócia educativa.
Local: Passeio Público Marcos Steiner Netto – Becão
Rua Paula Souza, 669, Centro
Classificação: livre
Das 9h às 17h – Exposição Blend Guitars de instrumentos de Luthieria
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
Das 10h às 12h – Palestra Music Business – Posturas e Negociações no Mercado Musical com Rick Avenger
A palestra com o músico ituano Rick Avenger vai abordar a profissionalização no segmento musical, que envolve uma série de entendimentos e posturas em relação à legalidade, modelos de execução de contratos, gestão, leitura de mercado, marketing/branding, estruturação do ramo e fontes de captação de recursos, entre uma infinidade de outros conhecimentos inerentes à construção de uma carreira sólida.
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
Capacidade: 50 lugares
Classificação: 14 anos
11h – Apresentação da Banda Lira ReinVento
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Das 14h às 16h – Apresentação Blend X-Pression
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
16h – Apresentação Orquestra Sinfônica Assatemec
Local: Igreja Matriz
Praça Padre Miguel (Matriz), s/nº, Centro
18h – Mostra de peças curtas dos alunos do curso de teatro do Grupo Nósmesmos – Turma: adultos
Serão apresentadas três histórias: Alertas de Eugene O’Neill (peça curta), Fragmentos Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen (recorte de cenas da peça) e Mundo Cão, com cenas de peças de autores nacionais que tem a duração de 80 minutos.
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do espetáculo no mesmo local da apresentação.
Local: Teatro Nósmesmos
Avenida Prudente de Moraes, 210, Vila Nova
Capacidade: 100 lugares
Classificação: 16 anos
20h – João Arruda – Entre Violas e Coros
Violeiro, cantor, compositor e pesquisador das culturas tradicionais, desde o início de sua carreira o artista busca trazer elementos de diversos cantos do mundo, como violas artesanais de cabaça, violas nordestinas e tambores. Brincando com as sonoridades e com o público, traz diferentes cores aos sons da cultura popular brasileira e da América latina.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
17 de julho – segunda-feira
13h – Mostra SESI – Itu de Cinema Infantil
Que Monstro Te Mordeu? é uma série produzida por Caos Produções, Primo Filmes, SESI-SP e a TV Cultura, lançada em 2014. A primeira temporada foi criada por Cao Hamburger (o mesmo criador da temporada 2017 de Malhação) e Teodoro Poppovic e produzida por Matias Mariani.
Na maratona SESI – Festival de Artes 2017 serão exibidos os 50 episódios da primeira temporada criada para a televisão, com 30 minutos cada. Durante os episódios, uma criança no mundo dos humanos desenha um monstro de acordo com a sua imaginação. Pode ser o Monstro do Medo do Escuro, o Monstro do Ciúme, o Monstro da Fofoca, o Monstro da Preguiça. Cada um tem uma característica marcante, ligada a um sentimento ou uma questão humana que, aos poucos, é revelada como tema central do episódio.
Por meio de animação 3D, a criatura desenhada ganha vida no monstruoso Mundo dos Monstros. Ao final do capítulo, o aprendizado sobre o que o monstro da vez trouxe ao Mundo dos Monstros é consolidado pelo Dr. Z que, em seu laboratório, identifica e cataloga a criatura.
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início da exibição no mesmo local da apresentação.
Local: SESI
Rua José Bruni, 201, São Luiz
Capacidade: 100 lugares
Classificação: livre
18 de julho – terça-feira
13h – Mostra SESI de Cinema Infantil
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início da exibição no mesmo local da apresentação.
Local: SESI-Itu
Rua José Bruni, 201, São Luiz
Capacidade: 100 lugares
Classificação: livre
19 de julho – quarta-feira
13h – Mostra SESI de Cinema Infantil
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início da exibição no mesmo local da apresentação.
Local: SESI–Itu
Rua José Bruni, 201, São Luiz
15h – Contação de História com Fernanda Audrila e Mariana Lima Mascarenhas da Silva (atriz e professora)
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início da exibição no mesmo local da apresentação.
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
Capacidade: 100 lugares
Classificação: livre
20 de julho – quinta-feira
13h – Mostra SESI de Cinema Infantil
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início da exibição no mesmo local da apresentação.
Local: SESI-Itu
Rua José Bruni, 201, São Luiz
Capacidade: 100 lugares
Classificação: livre
19h – Lançamento do Livro de poesias Estilhaços, da escritora ituana Fernanda Scaravelli
No lançamento ocorrerá apresentação de um duo musical, um sarau e poesias da autora.
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
Capacidade: 50 lugares
Classificação: 14 anos
20h – Apresentação da Oficina de Canto Coral com regência do maestro Marcio Lima
Local: Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
Praça Regente Feijó, s/nº, Centro
Classificação: Livre
21 de julho – sexta-feira
15h – Contação de História com Fernanda Audrila e Mariana Lima Mascarenhas da Silva (atriz e professora)
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do espetáculo no mesmo local da apresentação.
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
Capacidade: 50 lugares
Classificação: livre
19h – Cinepiano com o pianista Tony Berchmans
Cinepiano, um projeto do pianista Tony Berchmans, é uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema. Ao piano, Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e trechos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes.
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do concerto no mesmo local da apresentação.
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano
Rua Barão do Itaim, 140, Centro
Capacidade: 100 lugares
Classificação: livre
20h – Blues Day
Na pluralidade instrumental, com gaitas de boca, kazoo, washboard e violão, os artistas irão interpretar clássicos do blues que marcaram a história do gênero. O projeto Blues Day, itinerante, é realizado pela produtora Forma Cultural, aprovado pelo ProAC. O gênero blues foi criado no final do século 19 nos Estados Unidos, onde os escravos, que trabalhavam nas plantações de algodão, entoavam cantos e lamentos que deram origem ao estilo.
Local: Praça da Independência (Carmo), Centro
Classificação: livre
22 de julho – sábado
11h – Música Brasileira: da canção ao violão, com Gabriel Maron
No recital Música brasileira – da canção para o violão o violonista Gabriel Maron (foto) apresenta arranjos de canções brasileiras para violão solo, todos de sua autoria e ressalta a riqueza melódica e harmônica de um repertório comumente conhecido pela qualidade de suas letras, convidando o público a apreciá-lo sob a perspectiva da música instrumental. No programa, constam obras de compositores como Luiz Gonzaga, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Gilberto Gil e Chico Buarque. Durante o recital, o violonista cita etapas da construção dos arranjos e realiza breves comentários sobre os aspectos musicais dos mesmos.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
15h – Capoeira Cobra Coral
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
Das 15h às 20h – Sarau Baia Hacker
Local: Avenida Doutor Otaviano Pereira Mendes, 1540, Liberdade
Na Estação – próxima da Praça Gaspar Ricardo
Classificação: 18 anos
17h – Orquestra de Rua
A Orquestra na Rua é um projeto que tem o objetivo de levar a música erudita para além dos teatros e concertos fechados. Suas apresentações acontecem em espaços abertos, como praças e locais públicos diversos. O projeto, que existe há seis anos, foi criado em Santos por um grupo de três amigos músicos, Leonardo Mallet Caio Forster e Matheus Belini, que, tocando pelas cidades do Brasil, perceberam o interesse das pessoas pela música clássica.
Uma vez divulgada a apresentação em mídias sociais, os organizadores passam as partituras para os músicos interessados em participar para que ensaiem individualmente e, no dia da apresentação, eles se encontrem algumas horas antes para um ensaio geral. Um encontro de músicos, sendo que alguns nem se conhecem, outros costumam participar de quase todos concertos e outros estarão tocando na Orquestra na Rua pela primeira vez.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
20h – Derico Sciotti e grupo Pelo Telephone
Derico Sciotti, o saxofonista do Programa do Jô, se une ao grupo Pelo Telephone no show de estreia do projeto, com apresentações de grandes clássicos do chorinho, de compositores como Pixinguinha, Cartola, Durval Ferreira, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e Calado, entre outros. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do ProAC-ICMS.
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do show no mesmo local da apresentação.
Local: Auditório da Prefeitura de Itu
Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro
Capacidade: 400 lugares
Classificação: livre
23 de julho – domingo
11h – Banda Escola União dos Artistas
Local: Coreto da Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
Das 11h às 17h – Amanhecer Cultural – Hip-Hop
Local: Rua Doutor José Elias (em frente ao Salão Paroquial D. Antonio J. de Mello)
Classificação: livre
14h – Instituto Música Fácil
O Instituto Música Fácil propõe a apresentação de seus alunos e professores, com músicas e temas diversos.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
19h30 – Corporação Banda União dos Artistas
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do concerto no mesmo local da apresentação.
Local: Auditório do Centro Administrativo Municipal
Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro
Capacidade: 400 lugares
Classificação: livre.