Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festival evidencia a arte do teatro de bonecos, brincadeira milenar que virou patrimônio cultural mundial

Taguatinga, por Kleber Patricio

Fotos: Thiago Francisco.

Tão ancestral quanto o teatro tradicional, o teatro de bonecos ganha vida pelas mãos do ator que o manipula. A magia está na associação de movimentos e sonoridade, que encanta e seduz adultos e crianças, narrando histórias e transcendendo a realidade. Uma brincadeira que se tornou arte. De 13 a 26 de março, o Distrito Federal recebe a quinta edição do Bonecos de Todo Mundo – Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos. O evento acontece em Taguatinga, oferecendo espetáculos, rodas de conversa e shows musicais com entrada franca. A programação promove o encontro intercultural entre companhias e bonequeiros(as) locais, o Brasil e de outros cinco países.

Durante os 14 dias de programação, o 5º Bonecos de Todo Mundo recebe 15 grupos nacionais (do DF, CE, SP, RR, RS e GO) e cinco atrações internacionais vindas da Índia, Argentina, Peru, Burquina Faso e Itália – dois deles se apresentam pela primeira vez no Brasil. A programação de espetáculos agrega diversas modalidades do Teatro Popular de Bonecos, incluindo mamulengo, formas animadas, marionetes e teatro corporal, entre outras.

Pela primeira vez, o evento também passará por escolas públicas da região, promovendo ações de educação patrimonial exclusivas para a comunidade escolar por meio de espetáculos e oficinas. As atrações musicais também são novidade desta edição, que traz shows com Lô Borges (MG), Flaira Ferro (PE), ÀVUÀ (SP) e Alício Amaral convida Mundu Rodá e Mestre Sapopemba (SP).

Atrações inéditas e inovadoras | Entre as grandes atrações do festival, estão duas participações internacionais que se apresentarão no Brasil pela primeira vez: o bonequeiro Ibrahim Drabo, vindo de Burkina Faso, país da África Ocidental, e o grupo indiano Aakaar Puppet Theatre. Ambos trazem espetáculos que percorrem histórias tradicionais de seus países. Da América Latina, o grupo Teatro Hugo e Ines traz ao palco uma montagem poética, onde partes do corpo humano, como pé, joelho, barriga, rosto, cotovelo, moldam bonecos de carne e osso. Do Brasil, o grupo Locômbia Teatro de Andanças, de Roraima, também promete encantar o público com peça inspirada na mitologia hindu que mistura teatro não verbal com técnicas de dança indiana, mímica, máscaras, bonecos, objetos e música.

Arte e patrimônio cultural | O Teatro Popular de Bonecos é uma brincadeira milenar, presente em diferentes países dos cinco continentes. Um patrimônio cultural do mundo. Cada forma de brincar possui suas peculiaridades e todas convergem em diversas semelhanças. Em muitos países, essa forma de expressão é oficialmente reconhecida como patrimônio cultural. No Brasil, o reconhecimento aconteceu em 2015, quando o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste, também chamado mamulengo, foi registrado como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O 5º Bonecos de Todo Mundo – Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos é uma realização da BTM Produções e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Serviço:

5º Bonecos de Todo Mundo – Festival Internacional de Teatro de Bonecos

Quando: de 13 a 26 de março de 2023

Onde: Centro Cultural SESI Taguatinga, Taguaparque e escolas públicas

Entrada franca

Verificar classificação indicativa por espetáculo

Confira a programação aqui

Redes sociais: @bonecosdetodomundo

Informações: camaleaocultural@gmail.com.

(Fonte: Diogo Locci Assessoria de Imprensa)