A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, cerimônia que a consagrou como Melhor Atriz em Filme de Drama por seu desempenho em Ainda Estou Aqui, levou os fãs do cinema brasileiro ao delírio no último dia 5. Embora a conquista ratifique o reconhecimento internacional da sétima arte brasileira, também é possível perceber um aumento do interesse do público pelos filmes produzidos no nosso país.
Segundo dados da Ingresso.com, de 2023 para 2024, houve um aumento de 580% na venda de tíquetes para filmes nacionais e/ou coproduzidos pelo Brasil. Sucessos de 2023, como ‘Mussum, O Filmis’, ‘Nosso Sonho’, ‘Minha Irmã e Eu’ e ‘Mamonas Assassinas’, já fizeram bonito no ano de seus lançamentos; contudo, 2024 trouxe para as telonas recordes de bilheteria, como ‘Nosso Lar 2: Os Mensageiros’, ‘O Auto da Compadecida 2‘ e o premiado ‘Ainda Estou Aqui’, o que justifica o aumento significativo.
Brasil no Top5 do ano de 2024 | ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, foi o quinto filme mais vendido na Ingresso.com no ano de 2024. No período pós-pandemia, essa é a primeira vez que um longa nacional ocupa um lugar tão alto no ranking da plataforma, a maior tiqueteira de cinema do país.
Resultados de janeiro já superam todo o acumulado de 2023
Se a tendência se mantiver, 2025 promete ser um ano auspicioso para o cinema nacional. Janeiro ainda não chegou ao fim e a quantidade de ingressos vendidos para produções brasileiras já supera todo o resultado de filmes nacionais em 2023 na Ingresso.com. Até o momento, houve um aumento de 136%, comparando todos os meses de 2023 às primeiras semanas de janeiro de 2025.
Este ano, o sucesso se mantém: ‘O Auto da Compadecida 2’ é o segundo filme mais vendido de 2025 na Ingresso.com, até o momento, enquanto ‘Ainda Estou Aqui’, em cartaz desde novembro de 2024, ocupa o quinto lugar do ranking anual.
Com mais de 20 anos de atuação, a Ingresso.com é uma empresa de tecnologia pioneira no mercado de venda online de ingressos e automação de bilheterias, que desenvolve soluções com foco principal no cinema e eventos de grande porte. Sua atuação vai desde a gestão das bilheterias e bombonieres, até a venda de ingressos online passando pela produção de conteúdo para as suas plataformas e redes sociais. A qualidade do seu atendimento ao cliente resultou em nove títulos do Prêmio Reclame Aqui, incluindo a edição de 2022. No mesmo ano, a empresa passou a fazer parte do portfólio do UOL Conteúdo e Serviços, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços digitais, que conta com mais de mil canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços, tendo a maior audiência entre veículos de comunicação da internet brasileira. Acompanhe todas as novidades do mundo do cinema nos canais da Ingresso.com: Instagram, YouTube, Facebook e LinkedIn.
(Com Giovanna Miranda/XCom)