A Galatea inicia o calendário expositivo da unidade da Rua Padre João Manuel, em São Paulo, com Ininteligibilidade, individual assinada por Isay Weinfeld, que apresenta um conjunto inédito de 20 obras produzidas em 2024. Com visitação a partir de 12 de fevereiro na unidade da Rua Padre João Manuel, nos Jardins, a mostra é composta por objetos coletados por Weinfeld em diferentes contextos, ora rearranjados com humor e argúcia. A faceta artística do arquiteto explora a carga simbólica de objetos variados ao justapô-los com sutil ironia. A exposição fica aberta para visitação até dia 8 de março.
Flores, bonecos de porcelana e molduras são alguns dos itens adquiridos por Isay em mercados e feirinhas ao redor do mundo e que constituem a narrativa visual das obras presentes na exposição. Esses pequenos objetos dotados ao mesmo tempo de delicadeza, humor e ironia conduzem o público em uma experiência estética que evidencia contradições da contemporaneidade através de signos e símbolos até então tidos como rotineiros e convencionais.
Em Ininteligibilidade, Weinfeld exercita o humor que também pode ser encontrado em outras produções artísticas suas, como no filme Fogo e Paixão (1989) e em exposições anteriores como Supercalifragilisticexpialidocious, realizada na galeria Millan (2018).
Sobre a produção, Isay Weinfeld comenta: “São objetos me interessam e que coletei em vários lugares ao redor do mundo, que fui unindo e dando um novo significado ao conjunto. Ininteligibilidade busca demonstrar o humor sutil, muito delicado, mas imbuído com crítica aguçada de nós mesmos. Utilizo o humor como inspiração pois é algo muito presente na minha vida e que preciso que saia em áreas que não sejam a arquitetura, por isso faço outras coisas como cinema e exposições.”
Além da exposição Ininteligibilidade, o arquiteto Isay Weinfeld lança um catálogo exclusivo no dia 11 de fevereiro em que apresenta a sua produção de forma aprofundada.
Sobre o artista
Isay Weinfeld é o arquiteto fundador de um escritório que leva seu nome e está localizado em São Paulo, Brasil, desde sua criação, em 1973. Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1975, Isay conduz um estúdio de caráter multidisciplinar, voltado à criação e desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas — residencial, comercial, hotelaria, design industrial, entre outros —, oferecendo sempre serviços completos de arquitetura e design de interiores.
Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos, destacam-se os hotéis projetados para o Grupo Fasano em São Paulo, Punta del Este e Porto Feliz; o edifício La Petite Afrique em Mônaco; o Edifício Jardim e o restaurante Le Pavillon para o chef Daniel Boulud em Nova York; além do longa-metragem Fogo e Paixão e de uma linha de móveis de escritório desenhada para Geiger/Herman Miller.
Ao longo de mais de 50 anos de carreira, Isay recebeu diversos prêmios, incluindo o MIPIM AR Future Project Awards, organizado pela revista britânica Architectural Review (pelo 360° Building, em 2009, e pelo Oka Building, em 2012).
Seu trabalho foi amplamente reconhecido em publicações no Brasil e no exterior, sendo tema de monografias escritas pelos jornalistas Daniel Piza (2006), Raul Barreneche (2008 e 2012) e Shonquis Moreno (2018).
Sobre a Galatea
Sob o comando dos sócios Antonia Bergamin, Conrado Mesquita e Tomás Toledo, a Galatea conta com dois espaços vizinhos na cidade de São Paulo: a unidade localizada na Rua Oscar Freire, 379 e a nova unidade localizada na Rua Padre João Manoel, 808. A galeria também tem uma sede em Salvador, na Rua Chile, 22, no centro histórico da capital baiana.
A Galatea surge a partir das diferentes e complementares trajetórias e vivências de seus sócios-fundadores: Antonia Bergamin, que foi sócia-diretora de uma galeria de grande porte em São Paulo; Conrado Mesquita, marchand e colecionador especializado em descobrir grandes obras em lugares improváveis; e Tomás Toledo, curador que contribuiu para a histórica renovação institucional do MASP, saindo em 2022 como curador-chefe.
Com foco na arte brasileira moderna e contemporânea, trabalha e comercializa tanto nomes consagrados do cenário artístico nacional quanto novos talentos da arte contemporânea, além de promover o resgate de artistas históricos. Idealizada com o propósito de valorizar as relações que dão vida à arte, a galeria surge no mercado para reinventar e aprofundar as conexões entre artistas, galeristas e colecionadores.
Ininteligibilidade
Local: Galatea
Endereço: Rua Padre João Manuel, 808 – Jardins, São Paulo – SP
Período expositivo: 12 de fevereiro a 8 de março de 2025
Horários: Segunda à quinta das 10h às 19h | sexta das 10h às 18h | sábado das 11h às 17h
Mais informações: https://www.galatea.art/
Instagram: @galatea.art_.
(Com Edgard França/@A4&Holofotecomunicacao)