As galerias Marilia Razuk e Almeida & Dale se unem para apresentar esculturas do artista mineiro Amilcar de Castro (1920–2002) nos jardins do Domaine National du Palais-Royal, em Paris, como parte do Programa Público de Art Basel Paris 2024. As esculturas, da série ‘Corte e dobra’ (1980-1990), estarão expostas de 15 a 26 de outubro de 2024. A feira, em si, acontece entre 18 e 20 de outubro de 2024, no Grand Palais.
A estética de Amilcar de Castro revela uma busca constante pela essência das formas e pela interação orgânica entre o material e o espaço. Seu processo criativo parte do princípio da economia de meios, privilegiando a simplicidade estrutural e a clareza na composição. As esculturas de Castro exploram a tensão entre o peso e a leveza, o cheio e o vazio, o permanente e o efêmero. A ausência de soldas em suas obras enfatiza a integridade do material e a habilidade do artista de extrair a dinâmica espacial a partir de uma única peça de metal.
Amilcar de Castro trabalhou com a resistência e a maleabilidade do ferro, criando obras que, apesar da aparente simplicidade, revelam uma complexa interação com a luz, a sombra e o ambiente. Sua paleta material se estende para incluir o aço inoxidável e o cobre, explorando suas propriedades reflexivas e texturais. Os cortes e dobras em suas esculturas não são apenas métodos de construção, mas também gestos artísticos que conferem ritmo e movimento às peças estáticas.
Feiras
Em 2024, a Galeria Marilia Razuk já participou das feiras ArtRio – Setor Solo; Rotas Brasileiras, no Espaço ARCA, e da SP-Arte, no Pavilhão Bienal, ambas em São Paulo. A última do ano será em Art Basel Miami (4-8 de dezembro) – Setor Nova.
Em 2023, a Galeria Marilia Razuk participou de seis feiras, sendo três no exterior, dando sequência ao projeto de internacionalização dos seus artistas. Foram elas, Art Basel Miami Beach, no setor Survey, com obras do artista brasileiro José Leonilson (1957–1993); Artissima, em Torino, foi apresentado o solo project Liuba (1923–2005) no setor BackTo The Future, curado pelo italiano Francesco Manacorda e alemã Defne Ayas; ArtRio foi apresentada uma seleção de obras que mostra a diversidade poética dos artistas representados pela galeria; The Armory Show foi apresentado com obras de Zé Carlos Garcia em parceria com o Instituto de Visión, que apresentou obras de Abel Rodriguez, e, na ArPa, foi revelado projeto solo do artista José Bechara e também na SPArte.
Sobre a Galeria
A Galeria Marilia Razuk, inaugurada em 1992, tem o objetivo principal de divulgar, promover e difundir a produção contemporânea de artistas consagrados e emergentes. Dirigida por Marilia Razuk, a galeria busca uma diversidade criativa de qualidade apresentando um programa de aproximadamente dez exposições anuais, coletivas e individuais, de artistas brasileiros e internacionais, assim como mostras idealizadas por curadores convidados.
Com a participação frequente em feiras nacionais e internacionais como SP-Arte, Artissima, Art Basel, Art Basel Miami Beach, Frieze NY, Frieze London, ARCO e Zona Maco, a galeria promove um intercâmbio cultural que permite que seus artistas estejam continuamente divulgando o seu trabalho e, também, presentes em importantes coleções e mostras no Brasil e no exterior.
Serviço:
Galeria Marilia Razuk e Galeria Almeida & Dale
Esculturas de Amilcar de Castro (1920–2002)
Art Basel Paris (15 a 26 de outubro de 2024) – Programa Público
https://www.galeriamariliarazuk.com.br
www.instagram.com/galeriamariliarazuk/.
(Fonte: Com Erico Marmiroli/Marmiroli Comunicação)