A gaúcha Grace Gianoukas chegou em São Paulo no início dos anos 80 e em pouco tempo foi reconhecida como uma das atrizes mais promissoras de sua geração. Em 1985 fundou sua própria companhia teatral Harpias e Ogros, onde criou, produziu e atuou em dezenas de espetáculos até 1991. Voltou aos palcos em 2001 para revolucionar a comédia contemporânea no Brasil com a criação da Terça Insana, um projeto de humor que não trabalhasse com o preconceito ou a piada fácil. O resultado é um acervo de 700 personagens e cenas originais, criadas por mais de 400 atores/autores em 352 espetáculos com roteiro original e dois DVDs. Com o fim das apresentações semanais da Terça Insana, Grace encontrou espaço na agenda para aceitar o convite para uma participação especial na novela “Haja Coração”. Teodora Abdalla ganhou o Brasil em 2016 e finalmente apresentou Grace ao grande público.
Para comemorar com os fãs, que a acompanham pelos palcos desde o início de sua carreira, e os mais jovens, que só a viram em cena pelas telas, a atriz criou o “Grace em Revista”. O espetáculo chega com os 21 anos de lançamento do Projeto Terça Insana e comemora os seus 40 anos de carreira.
Sozinha em cena, a atriz revela o caminho que percorreu para transformar o palco da comédia num espaço de questionamento, de guerra ao preconceito, de respeito às minorias e transformação social. Em 70 minutos ela conta histórias vividas e revela o processo de criação que deu origem às suas criações icônicas; entre elas, Aline Dorel, Santa Paciência, Advogada do Diabo, Adolescente Girassol, Preguiça, Mulher Limão e Cinderela, que pedem passagem para brilhar entre as histórias.
Sobre a atriz
Grace Gianoukas é atriz, diretora, autora e produtora de eventos culturais. Cursou Artes Cênicas na UFRGS. Natural da cidade de Rio Grande, RS, estreou no teatro em Porto Alegre em 1983 com o espetáculo “O Acre vai à Russia”. Mudou para São Paulo em 1984 e, desde então, vem atuando em teatro, televisão e cinema. Na TV Cultura, atuou em “Ra-tim-bum” e “Castelo Ra-tim-bum”. Na TV Globo, atuou na “Escolinha do Professor Raimundo”, “Sex Appeal”, “Bang Bang”, “Guerra dos Sexos”, “Haja Coração”, “Amor e Sexo”, “Orgulho e Paixão” e “Salve-se Quem Puder”. No Multishow, fez “Eu, Ela e Um Milhão de Seguidores”, “O Dono do Lar” e “Vai que Cola”. No teatro, participou como atriz de espetáculos como os premiadíssimos “Pequeno Mago” e “Além do Abismo do Grupo”, do XPTO, “Amigo da Onça” e “Hortance, a Velha”. Fundou sua própria companhia teatral Harpias e Ogros em 1985, onde criou produziu e atuou em dezenas de espetáculos até 1991. Em 2001, criou o revolucionário projeto de comédia Terça Insana, onde até hoje atua, dirige e escreve. Recebeu o Troféu Açorianos pelo espetáculo “O Acre vai à Rússia”, o Prêmio Mambembe de Melhor Atriz pelo espetáculo “O Pequeno Mago”, Troféu Nelson Rodrigues de referência nacional no teatro e TV e o Premio Aplauso Brasil de Melhor Atriz pelo espetáculo “Grace Gianoukas Recebe”. Em 2021, estreia “O L Perdido”.
Serviço:
“Grace em Revista – 40 anos de carreira”
Texto e interpretação: Grace Gianoukas
Sessões: 18 e 19 de maio às 20h30
Duração: 100 minutos
Faixa Etária: 16 anos
Visagismo: Cabral
Fotos: Priscila Prade
Ingressos: R$70 | Meia R$35
Vendas: https://site.bileto.sympla.com.br/teatromunicipalcastromendes/
Teatro Municipal Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62, – Vila Industrial – Campinas (SP)
Produção Local: Bruno Davanco
Realização: Ventilador de Talentos.
(Fonte: Bruno Davanco)