No mês de dezembro de 1974, o cartunista e escritor Moacir Torres teve um sonho com o Gabi e com o cãozinho Fred; um sonho onde eles faziam parte de algo maior, tinha eles no Circo, na TV e em muitas outras situações e, logo de manhã, Moacir começou a dar forma e vida ao Gabi e seu cãozinho. Suas primeiras tirinhas em quadrinhos foram publicadas no Jornal Diário de Bauru em 1975 e, depois, em dezenas de outros jornais do Brasil. Já em 1976 era lançada na região do ABC a primeira revistinha em quadrinhos da Turma do Gabi.
Com o tempo, novos personagens foram criados, como Serginho Bacana, Geninha, Lorenço, Malucats, Palhaço Piruquinha, Ciganinha Esmeralda, Bina, Tiãozin e muitos outros. E a turma não parou de ter novos amigos. Depois disso, o cartunista Moacir Torres começou a publicar ilustrações com a Turma no suplemento infantil Diarinho, do Jornal Diário do Grande ABC; nesse mesmo ano de 1984, começou a ilustrar o suplemento infantil Diário Criança do jornal Diário Popular de SP, Jornal de Piracicaba e o Jornalzinho do jornal República, de Itu, ficando por dez anos publicando as ilustrações da Turma no Diário Popular de SP.
No ano de 1994 saiu pela Editora Escala a primeira revista de atividades Gabimania, com brincadeiras, desenhos para colorir e passatempos da Turma do Gabi. Posteriormente, foram lançadas as revistas Atividades do Gabi, Turma do Bacana, Rabisco Legal, As Maluquinhas, Turma do Lorenço, Revista em quadrinhos da Turma do Gabi e muitas outras publicações do universo da Turma.
Durante esses anos, foram feitas animações, dezenas de livros infantis e novas revistas em quadrinhos foram publicados, além dos vídeos que mostram Moacir Torres desenhando a turminha no Youtube. (www.youtube.com/emtbrasil). Nesses 50 anos a Turma do Gabi fez e continua fazendo muito sucesso entre as crianças.
Para quem quiser saber mais sobre a turminha, é só colocar no site de busca do Google Turma do Gabi que aparecerão centenas de imagens dos nossos pequenos heróis do bem.
(Com Moacir Torres)