O Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IABsp) encerra em 2024 suas comemorações de 80 anos de atividades com a inauguração de exposição e lançamento de livro. De 3 de outubro até 6 de dezembro, o público poderá visitar a mostra constituída de três núcleos curatoriais.
No espaço central, a exposição é marcada pelo retorno do mobile Viúva Negra e pela reconstituição da ambiência moderna que formava a cena cultural da década de 1950, quando o edifício foi inaugurado a partir de parceria com a Associação Mobiliário e Design Moderno Brasileiro (AMDMB) articulada pelo diretor de cultura do IABsp, Renato Anelli. A peça original do artista estadunidense Alexander Calder volta ao seu lugar no salão principal do edifício IABsp após uma longa temporada de empréstimos e restauro na Fundação Calder, tendo sido exibida por último no MAC-USP e Instituto Tomie Ohtake. O móbile, doado ao IABsp pelo próprio artista em 1948 e tombado junto ao edifício, é a peça principal do acervo do IABsp, exibido ao lado de mobiliário, documentos, vídeos e fotografias do acervo e outros emprestados.
Concentrada no mezanino, mas atravessando todo o espaço, a exposição IABsp 80 anos Falando em Público se desenvolve a partir da pesquisa no acervo do Instituto com curadoria de Lahayda Mamani e Paula Dedecca, e co-curadoria de Victor Próspero.
Na varanda, a exibição de uma seleção de registros visuais feitos por Amanda Areias e Camila Alba, fotógrafas, e pelos funcionários Ary Siqueira e Emerson Fioravante compõem a mostra O Patrimônio Entre o Fazer e o Olhar. Essas fotografias documentam o processo de conservação e manutenção do edifício-sede do Instituto realizado durante os últimos meses. As obras no prédio, viabilizadas pelo edital do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC), concentraram-se principalmente no pavimento térreo, 1º andar e mezanino e no 4º andar.
Uma das maiores exposições do acervo próprio realizada pelo IABsp, ressalta a importância do Instituto na história da cidade de São Paulo e na conservação do patrimônio arquitetônico nacional. A exposição é promovida pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura com patrocínio da Otis. Essa exposição conta também com o apoio de Caddore Cortinas by Juliana Diniz, Dpot, Galeria Teo e GMTEC – Projeto e Construção e Galeria Verniz.
Segundo a curadora Lahayda Mamani, “além de reunir os documentos do acervo e mobilizá-los sob o olhar histórico, a provocação do IABsp à curadoria foi a de que a história do instituto fosse observada à luz dos novos tempos. Não apenas pensando na celebração de sua criação, mas, sobretudo, como uma oportunidade para refletir sobre suas práticas ao longo desses 80 anos, marcados por contradições e confluências institucionais, mas levando em consideração também as novas possibilidades e potências de discursos que podem emergir e se fortalecer nesse espaço”.
Localizado no coração de São Paulo, onde as ruas General Jardim e Bento Freitas se encontram, a sede do IABsp, tombado em três instâncias Conpresp, Condephaat e Iphan, é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Fundado em 1943, o departamento de São Paulo do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) oficializou esse endereço como sua morada em 1950, depois da construção de sede própria que representasse os valores da instituição. realizada a partir da reunião de projetos selecionados em um concurso público para a construção de sua sede.
Com estrutura de concreto armado, pilotis revestidos de pastilhas de vidro, fachadas horizontais envidraçadas e terraços que contavam com jardim, o edifício sintetiza com excelência a identidade moderna da arquitetura brasileira do período. A importância do IABsp transcende a qualidade da obra arquitetônica, estando profundamente ligada à memória, à democracia, ao planejamento urbano, às políticas públicas e à formação da profissão de arquitetura e urbanismo no contexto nacional e paulista.
Demais eventos comemorativos
A programação comemorativa culmina no lançamento do livro IABsp 80 Anos, marcando seu encerramento, que reúne uma série de documentos e textos e nos convida a refletir sobre o passado, o presente e futuro da instituição abordando os temas que fazem parte da agenda do instituto, convergindo para a Premiação IABsp 2024 e para o lançamento da divulgação da 14ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, a ser realizada em 2025.
Serviço:
Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IABsp)
Endereço: Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque – 1º andar
Horário da exposição: Terça-feira a sexta-feira das 14h às 18h | Sábado 10h às 13h
Outubro
8/10 – Exibição do primeiro filme mais debate das 19h30 às 20h30
Mostra de Curtas-Metragens Espaços e Contextos no Audiovisual
Demais sessões: 15/10, 22/10, 29/10, 05/11, 12/11, 19/11, 26/11, 3/12 e 10/12
10/10 – Mesa de debate das 19h00 às 20h30
Edifício IABsp: desafios da conservação
17/10 – Mesa de debate das 19h00 às 20h30
Acervo IABsp.
Sobre o IABsp
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma entidade sem fins lucrativos que desde 1921 se dedica à cultura arquitetônica e urbanística. O Departamento de São Paulo (IABsp), fundado em 1943, é o organizador da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Atua como instituição cultural organizando atividades como debates, cursos e premiações em sua sede, localizada na rua Bento Freitas, 306, no edifício tombado em três instâncias (Conpresp, Condephaat e Iphan). Historicamente uma voz de destaque no debate público sobre as questões contemporâneas da arquitetura e do urbanismo em São Paulo, o IABsp tem um reconhecido papel nos rumos tomados pela cidade, além de uma atuação representativa em órgãos públicos colegiados. Saiba mais.
(Fonte: Com Fabiola Pretel/Cobogó Relações Públicas)