Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Jundiaí recebe oficinas gratuitas para formação de contadores de histórias

Jundiaí, por Kleber Patricio

(Divulgação)

A cidade de Jundiaí recebe, durante os meses de março, abril e maio, um circuito de oficinas para educadores sobre contação de histórias, que irão tratar da arte de contar histórias para crianças e como aprimorar essa técnica como parte do projeto Narrando com a Kali. As oficinas acontecem no período da manhã e tarde na Sala dos Relógios e são gratuitas.

A proposta é iniciar os participantes na narração oral e contação de histórias, desenvolvendo a expressão corporal, construção de roteiro e a narrativa, aprimorando e estimulando a comunicação coletiva. Cada oficina terá 4 horas de duração, período em que a recreadora e contadora de histórias Kalinde Braga vai compartilhar suas estratégias para preparar uma apresentação, escolher canções, bonecos e objetos e, principalmente, para despertar a imaginação e convidar seus ouvintes à leitura de forma segura e eficaz.

Escolher uma história, prepará-la e apresentar para crianças pode ser um problema à primeira vista, mas a resposta pode ser tornar mais simples a partir dessa oficina, que oferece aos educadores não só uma chance de melhor compartilhar suas experiências em sala de aula, como também descobrir o narrador que existe em cada um de nós. Através do uso de bibliografia de referência, leituras dirigidas, exercícios vocais e corporais e elementos extras, contar histórias pode se tornar tanto uma ferramenta de aprendizado quanto um conteúdo artístico que potencialize o trabalho dos educadores.

O projeto é ministrado por Kalinde Braga, mestra em Artes da Cena pela Unicamp, atriz, contadora de histórias e recreadora e é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). O apoio é da Prefeitura Municipal de Jundiaí e patrocínio da Coopercica.

Serviço – O circuito de oficinas gratuitas Narrando com a Kali acontece em Jundiaí na Sala dos Relógios (Avenida União dos Ferroviários, 1760, Ponte de Campinas). Datas e horários:

9 de abril, segunda-feira, às 8h e 13h

12 de abril, quinta-feira, às 8h

16 de abril, segunda-feira, às 8h e 13h

7 de maio, segunda-feira, às 8h e 13h

10 de maio, quinta-feira, às 8h

14 de maio, segunda-feira, às 8h e 13h

21 de maio, segunda-feira, às 8h e 13h.