A orquestra feminina Ladies Ensemble promete um concerto que celebra a rica diversidade da música brasileira, com um repertório que passeia por clássicos de Villa-Lobos a Tom Jobim, no palco do Auditório Regina Casillo no dia 20 de setembro às 20h. A apresentação faz parte da série Literatura e Música do plano anual do Solar do Rosário, realizado com a Lei Federal de incentivo à cultura.
Ladies Ensemble é a primeira orquestra profissional formada unicamente por mulheres no Brasil. Fundada em 2009 pela violista Fabíola Bach Akel, a Ladies Ensemble conta com musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações em um universo com reduzida presença feminina e posições de liderança e destaque.
Com 25 instrumentistas profissionais e parceria com o Solar do Rosário, que abriu o Auditório Regina Casillo para que a orquestra tivesse uma ‘casa própria’, a Ladies Ensemble trabalha na formação de plateia, democratização da música clássica e na formação de músicos. Desde seu início, o projeto influenciou muitos artistas e soma um público de mais de 200 mil pessoas.
O grupo, que é pioneiro em Curitiba, tem se destacado pela sua abordagem diversificada, trazendo sempre novas linguagens à música clássica e world music. “Um dos diferenciais do projeto é a inclusão de instrumentos como o kanun, de origem persa, e a participação de musicistas de várias origens. Entre elas, destaca-se uma instrumentista refugiada da Síria, que encontrou no Brasil e no grupo uma nova oportunidade de carreira”, explica a diretora artística da Ladies Ensemble, Fabiola Akel.
Para a diretora do Solar do Rosário, Lucia Casillo Malucelli, os concertos da Ladies Ensemble são também uma aula de história, contextualizando as peças apresentadas e transportando o público a diferentes épocas e culturas. “Essa contextualização enriquece a experiência do concerto e aproxima o público da narrativa musical”, pontua.
Com uma trajetória marcada pela inclusão, diversidade e excelência musical, a Ladies Ensemble se firma como um dos principais grupos de Curitiba, abrindo caminhos para novas vozes na música clássica e world music.
O Plano Anual Solar do Rosário é realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Cartório da Barreirinha, Impextraco e Supermercado Tozetto e conta com a coordenação geral de Liana Leão e direção de Lucia Casillo Malucelli.
Sobre o Solar do Rosário
Há mais de três décadas, o Solar do Rosário se destaca como um oásis de arte e cultura em Curitiba. Fundado por Regina de Barros Correia Casillo, o centro cultural oferece uma programação diversa e acessível para todas as idades. Em 2021, o Solar ganhou um novo espaço, ampliando suas possibilidades e consolidando-se como um polo cultural imperdível na capital paranaense.
O Auditório Regina Casillo com capacidade para 300 pessoas e foco em eventos de música e literatura e já recebeu diversas orquestras e grandes nomes da música clássica. Recebe também anualmente o vencedor do aclamado Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, sempre com casa lotada. Apoia jovens talentos locais e realiza mensalmente contrapartidas sociais recebendo alunos e professores de escolas públicas para concertos didáticos.
Serviço:
Série Literatura e Música
Dia: 20 de setembro – sexta-feira | Horário: 20 horas
Endereço: Auditório Regina Casillo – Solar do Rosário (Rua Lourenço Pinto, 500, Centro)
Informações: (41) 3225-6232 ou https://www.instagram.com/solar.dorosario/?hl=en
https://www.diskingressos.com.br/evento/7974/2024-09-20/pr/curitiba/ladies-ensemble-brasilidades.
(Fonte: Com Emelin Leszczynski/Isabela França Conteúdo Estratégico)