Em ‘A Pequena Bailarina de 14 Anos’, a professora e historiadora da arte Ana Gonçalves Magalhães apresenta uma síntese da vida e produção do artista francês Edgar Degas (1834–1917), tendo como foco principal a obra esculpida em cera batizada de ‘A Pequena Bailarina de 14 Anos’, única escultura original que o escultor expôs em vida.
Neste lançamento da Edusp, a estudiosa aborda o âmbito do impressionismo francês em que a escultura foi exibida e a relação do trabalho de Degas com o de outros escultores de seu tempo, como Auguste Rodin, Jules Dalou e Medardo Rosso.
Conhecido como ‘pintor das bailarinas’, Degas tornou-se um artista complexo e adepto da experimentação, sendo um dos principais articuladores da Sociedade de Artistas Independentes, que impulsionou as exposições impressionistas de Paris em 1870.
Recentemente, sua obra e a de outros impressionistas têm sido reavaliadas e Degas foi objeto de diversas mostras internacionais. Réplicas de suas esculturas podem ser encontradas até mesmo em sites de decoração, sem muito de seu contexto original. O estudo de Ana Gonçalves Magalhães é um convite para redescobrir Degas e a história de sua arte.
(Fonte: Com Bruno Passos Cotrim/Ex-Libris Comunicação Integrada)