A Horizonte Educação e Comunicação amplia seu portfólio de projetos editoriais ligados à cultura, ao meio ambiente, à história e ao patrimônio histórico e cultural brasileiro com o lançamento do livro “Serra do Mar – A bacia do Rio Grande e seu entorno”, com distribuição gratuita de 1.200 exemplares para escolas públicas da zona sul da cidade de São Paulo e para a região do ABC Paulista.
Dividida em cinco capítulos, a obra é um registro documental que reúne imagens e textos inéditos sobre a Serra do Mar, retratando as características geográficas, a paisagem natural e as atividades econômicas da região do ABC Paulista e o sul do município de São Paulo, além da história, as várias etapas da industrialização da região, a relação com a Mata Atlântica e o esforço para a manutenção da biodiversidade e das áreas protegidas nesse bioma.
Durante a jornada da leitura, trechos interativos podem ser acessados por QR Codes que levam o leitor para entrevistas e vídeos de imagens aéreas, trazendo a dimensão da importância deste patrimônio histórico natural. O conteúdo multimídia e o livro podem ser acessados gratuitamente no link https://projetoserradomar.com.br/.
A publicação do livro tem o patrocínio da BASF e realização da Horizonte, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O livro faz parte de um projeto educacional que prevê, além da distribuição gratuita de 1.200 exemplares do livro para 300 escolas públicas da região sul de SP e dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o envio de um caderno do professor com atividades pedagógicas e oficinas de capacitação de professores.
Repercussão educacional
As capacitações ocorrerão no segundo semestre deste ano, com a primeira programada para ocorrer na sede da Fundação Espaço ECO, consultoria de sustentabilidade instituída e mantida pela BASF, localizada em São Bernardo do Campo, SP. “Um dos nossos objetivos nos projetos culturais é que eles tenham uma grande repercussão educacional. Por isso, essa iniciativa inclui a difusão do extenso conhecimento reunido por nossa equipe de especialistas para o uso em centenas de escolas da região retratada. O livro é um dos pilares para que educadores discutam com seus alunos a relação da Serra do Mar e da Mata Atlântica com a maior área metropolitana do Brasil. Além dos exemplares gratuitos nas escolas, o PDF da obra e do guia de incentivo à leitura está disponível gratuitamente no site do projeto www.projetoserradomar.com.br”, comenta Peter Milko, diretor da Horizonte.
Entre as regiões destacadas da Serra do Mar está a Reserva Suvinil, uma área de Proteção de Mananciais com 30 hectares de Mata Atlântica, que corresponde a 30 campos de futebol, localizada dentro do Complexo Industrial de Tintas e Vernizes da BASF em São Bernardo do Campo (SP). Um estudo de biodiversidade na Reserva, realizado pela Fundação Espaço ECO, identificou no local 176 espécies de plantas pertencentes a 55 famílias e 117 gêneros botânicos. Na Reserva, também moram 85 espécies de aves, oito de mamíferos e, ao menos, cinco de serpentes e três de lagartos, assim como anfíbios e peixes. O espaço ainda conta com cinco nascentes, que formam dois córregos tributários da Represa Billings.
Sinopse | Ao percorrer os caminhos históricos do litoral paulista ao planalto, visitar áreas de conservação ambiental e aldeias indígenas, registrar o patrimônio histórico e as etapas de industrialização da região, este livro retrata como a área metropolitana de São Paulo se relaciona com a Serra do Mar e a Mata Atlântica. Com textos e fotografias inéditas, que revelam perspectivas surpreendentes da paisagem natural, da biodiversidade e da presença humana na maior região metropolitana do Brasil, o registro é complementado por vídeos de imagens panorâmicas e depoimentos de personagens da vida local – acessíveis pelos QR Codes que o leitor vai encontrar nas páginas de sua jornada ao longo da serra e do entorno da bacia do Rio Grande.
Ficha técnica | Integram o time que desenvolveu o projeto “Serra do Mar: A bacia do Rio Grande e seu entorno” nomes consagrados em cobertura fotográfica e jornalística de patrimônios culturais e naturais, como o premiado fotógrafo Adriano Gambarini, o ex-editor da National Geographic, Brasil Ronaldo Ribeiro, e o publisher de dezenas de livros e revistas da Horizonte Peter Milko. A reportagem foi de Kevin Damásio e a direção de arte, de Ana Cristina Silveira.
Sobre a Horizonte Educação e Comunicação | Há mais de 30 anos planejando e realizando projetos educacionais, culturais e editoriais sobre meio ambiente e sustentabilidade, desenvolve programas sob encomenda e com uso das leis de incentivo à cultura. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propõe soluções de comunicação para as temáticas socioambientais com foco em resultado e inovação. Soma, nesta trajetória, mais de 120 projetos nacionais realizados, com presença em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/.
(Fonte: Horizonte Educação e Comunicação)