O longa-metragem ‘Maria Callas’, de Pablo Larraín, indicado ao Leão de Ouro do Festival de Veneza, vai abrir a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema. A cerimônia de abertura acontece na quarta-feira, 16 de outubro, às 20h, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, nº 16 – Campos Elísios), com apresentação de Renata de Almeida e Serginho Groisman. O evento vai contar com a presença de profissionais do setor audiovisual, autoridades e patrocinadores.
Maria Callas faz um relato fictício dos últimos dias de vida de Maria Callas, uma das mais celebradas cantoras de ópera da história. Angelina Jolie interpreta a soprano greco-americana neste longa que mostra sua última semana na Paris dos anos 1970 e perpassa memórias, retratando seus amigos, seus amores e sua voz. O longa é o terceiro de Larraín que faz um retrato de um ícone feminino do século 20, seguindo ‘Jackie’ (2016) e ‘Spencer’ (2021). O cineasta chileno também dirigiu ‘No’, que abriu a 36ª Mostra em 2012.
Vinicius Pagin, diretor-geral da Diamond Films Brasil, distribuidora do filme no país, comenta: “O terceiro ano consecutivo com um filme de abertura na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo reforça o compromisso da Diamond Films de trazer histórias relevantes e universais para o público brasileiro. ‘Maria’ celebra uma das vozes mais icônicas de todos os tempos, com Angelina Jolie no papel principal e direção de Pablo Larraín. É uma honra abrir a Mostra com essa produção. Seguimos comprometidos em oferecer ao público brasileiro grandes e premiados filmes do cinema independente.”
Além de ser exibido na abertura, Maria Callas também será apresentado durante o evento, que acontece entre 17 e 30 de outubro.
PATROCINADORES DA 48ª MOSTRA
Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio master da Petrobras, patrocínio do Itaú, a parceria do Sesc e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da Lei Paulo Gustavo, o apoio da Spcine e do Projeto Paradiso, da colaboração do Telecine, da Ancine, do Instituto Galo da Manhã e da Netflix, a promoção da Globofilmes, do Canal Brasil, da Folha de S.Paulo, da TV Cultura, do Arte 1, da Rádio Band News e da Revista Piauí, o apoio técnico da Velox, Conjunto Nacional, Quanta e Cinemateca Brasileira, o transporte oficial do Metrô e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo e hotéis oficiais Meliá Paulista e Mercure Hotels.
(Fonte: Trombone Comunicação)