O Centro Cultural Correios apresenta “Há silêncio em tudo”, exposição individual de Marlene Stamm. A mostra ocupa o espaço com cinco séries com aproximadamente 800 obras em aquarela, em um trabalho manual repetitivo e solitário da artista, que se torna quase obsessivo.
Na série “6 horas de luz”, por exemplo, Stamm sucessivamente acende fósforos e cronometra o tempo até que se apaguem. Fazendo registros em aquarela de cada um deles, a artista soma o tempo das chamas até que se alcancem 6 horas de luz, resultando em 530 aquarelas individuais que tomam conta de toda uma parede.
Em “Inventário”, a artista registra em aquarela documentos e cartas emprestados de amigos, entre os quais estão registros de nascimentos, casamentos e separações, comprovantes de compras de itens e certificados. Nas mãos de Stamm, estes papéis normalmente relacionados à burocracia se tornam registros indiretos das trajetórias de vida e das lembranças de seus proprietários.
O valor real das coisas e a força impregnada nelas com o passar do tempo são elementos sempre presentes nos trabalhos da artista. Com uma produção sensível, Stamm convida a reparar naquilo que é trivial e sutil, pois é das sutilezas do dia a dia que se formam nossos dias e, consequentemente, nossas histórias.
“Há silêncio em tudo” tem entrada gratuita e fica em cartaz até 10 de junho.
Serviço:
Exposição “Há silêncio em tudo”
Centro Cultural Correios SP
Endereço: Praça Pedro Lessa, s/n – Vale do Anhangabaú, Centro, São Paulo – SP.
Visitação: 9 de maio a 10 de junho
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Acesso para pessoas com deficiência
Classificação etária: Livre
Como chegar: Metrô – Estação São Bento, saída para o Vale do Anhangabaú
Informações: (11) 2102-3691
E-mail: centroculturalsp@correios.com.br.
(Fonte: OMA Galeria)