No último sábado, 22 de fevereiro, foi inaugurado em São Paulo o novo espaço da Mitre Galeria dedicado à arte, cultura e coletividade, instalado em um dos centros culturais da capital — a Rua da Consolação. O imóvel, um galpão onde funcionava uma antiga funilaria, passou por longos meses de reforma e adequação para tornar-se um amplo espaço expositivo voltado à arte contemporânea. O projeto é assinado pelo arquiteto Alberto Rheingantz — que foi responsável pela expografia do último Panorama da Arte Brasileira do MAM São Paulo.
Rodrigo Mitre, galerista mineiro com quase três décadas de experiência no cenário da arte contemporânea e idealizador da galeria, ressalta que “a segunda unidade tem o propósito de estimular a diversidade de narrativas, trazendo diferentes contextos, pesquisas, linguagens e práticas. Ao longo desses anos, São Paulo foi preponderante na minha formação tanto pessoal quanto profissional. A intenção de trazer a Mitre para a cidade com um espaço próprio é expandir e amplificar essa mesma vocação de movimento, circulação e formação já estabelecida em Belo Horizonte.”
Junto à abertura, a mostra coletiva Ritos de água, fios de fé abre o calendário de exposições com obras de seis artistas do programa da galeria: Aline Motta, davi de jesus do nascimento, Marcos Siqueira, Luana Vitra, Rafael RG e Wallace Pato. A exposição sintetiza os vetores fundamentais que movem a gênese e as atividades da galeria, articulando pesquisas e práticas que transitam entre o céu, a terra e os cursos d’água, e exploram materialidades, memórias e metáforas sobre deslocamento e transformação.
Entre embarcações, visões astronômicas, seres híbridos e intersecções temporais, os trabalhos costuram fisicalidade e imaginação para abordar reconhecimentos históricos, paisagens subjetivas, dinâmicas territoriais e relações entre mundos. Ao reunir instalações, esculturas, fotografias e pinturas, a exposição apresenta um conjunto pulsante, capaz de irrigar novos caminhos e travessias, como votos de fé nas forças visíveis e imateriais que regem o mundo e seus fluxos.
Serviço:
Ritos de água, fios de fé – Mitre Galeria
De 22 de fevereiro a 22 de março
De segunda a sexta, das 10h às 19h | sábado das 10h às 16h
R. da Consolação, 2761, Jardins/SP
Abertura da galeria: dia 22 de fevereiro, das 17h às 21h – mitregaleria.com.
Sobre a Mitre Galeria
Desde 2023, a Mitre tem articulado propostas que ativam o cenário das artes contemporâneas em Minas Gerais e pelo Brasil com um grupo de artistas de diferentes gerações, formações e práticas. Seu programa é baseado em invenções estéticas que mudam perspectivas, provocando um reexame do passado e da imaginação do futuro, ao mesmo tempo em que nos ancoram nas questões do presente.
Rodrigo Mitre, o fundador, é natural de Belo Horizonte e tem uma trajetória marcada pela paixão pela arte. Proprietário da Mitre Galeria desde 2023, atua no mercado de arte brasileira desde 1996, produzindo mais de 100 exposições, entre individuais e coletivas, e participou de mais de 30 feiras no Brasil e no exterior, como SP-Arte, Arpa, ArtRio, Arco Madrid e Frieze NY. Mitre já trabalhou com artistas renomados, como Tunga, Anna Maria Maiolino, Arthur Barrio, Sandra Cinto e Albano Afonso. Na Mitre, representa hoje 17 artistas, incluindo davi de jesus do nascimento, Éder Oliveira, Hariel Revignet, Gisele Camargo, Luana Vitra, Marcos Siqueira, Rafael RG e Wallace Pato.
(Com Agatha Antunes Teixeira/Index Conectada)