A Topázio Cinemas recebe de 6 a 12 de dezembro a Mostra IX Brazilian Film Series. A mostra acontece nas salas do Shopping Jaraguá, com exibições diárias e gratuitas. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Indaiatuba é a única cidade do interior de São Paulo a participar da mostra, que começa na primeira quinta-feira de dezembro, dia 6. Nos dias subsequentes, filmes nacionais serão exibidos diariamente, sempre às 20 horas. Entre os selecionados, estão Como Nossos Pais, Chega de Fiu Fiu, Entre Irmãs, Aos Teus Olhos, Imagem da Tolerância, Piripkura e Elis.
Para a responsável pelo departamento de Marketing da Topázio Cinemas, Bruna Mascarenhas, a mostra coroa o trabalho da empresa ao longo do ano. “O grupo Topázio Cinemas sempre teve a política de dar espaço para filmes nacionais e também para os alternativos, com diversos projetos realizados mensalmente”, declara. “No início de novembro realizamos a Festa do Cinema Brasileiro, com diversos filmes nacionais a R$4. Agora, esta mostra vem para encerrar o ano com chave de ouro”.
O evento
Este é o segundo ano consecutivo que a Topázio Cinemas recebe o evento em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A IX Brazilian Film Series acontecerá também em São Paulo e em Chicago, nos Estados Unidos, foi realizada no período de 2 a 16 de novembro. Criado há nove anos em Chicago por sua atual diretora, a brasileira Ariani Friedl, o evento tem o objetivo de difundir e fortalecer a produção audiovisual brasileira nos dois países.
De acordo com Ariani, a Mostra Brazilian Film Series continua despertando a curiosidade dos americanos, principalmente estudantes, sobre o Brasil. “Também os brasileiros que vivem por aqui não perdem a oportunidade para reconectar-se à nossa cultura e à visão de realidade do Brasil, manifestada sob o olhar dos nossos cineastas”, revela.
A realização é da ONG Partners of the Americas, entidade sem fins lucrativos que desenvolve por meio de atividades voluntárias o objetivo de favorecer o intercâmbio educacional, cultural e social entre os países dos três continentes americanos.
Serviço:
Mostra IX Brazilian Film Series
Quando: 6 a 12 de dezembro
Local: Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba
Horário: Sempre às 20h
Entrada franca.
6/12, 20h
Como Nossos Pais
(Dir. Laís Bodansky / Drama / 2017 / 1h42min / Classificação: 14 anos)
Sinopse: Um dia a mãe de Rosa faz uma revelação surpreendente para ela, então Rosa decide romper com suas obrigações diárias. E ao fazer isso, descobre que a vida lhe guarda muitas surpresas.
7/12, 20h
Chega de Fiu Fiu
(Dir. Amanda Kamanchek, Fernanda Frazão / Documentário / 2018 / 73min / Classificação: 14 anos)
Sinopse: Por meio de imagens coletadas por câmeras escondidas, acompanhe o dia a dia de três mulheres com vidas distintas, vendo como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. Especialistas discutem o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para a uma questão fundamental: se as cidades foram feitas para as mulheres.
8/12, 20h
Entre Irmãs
(Dir. Breno Silveira / Drama / 2017 / 2h15min / Classificação: 14 anos)
Sinopse: Pernambuco, década de 1930. Luzia (Nanda Costa) e Emília (Marjorie Estiano) são irmãs que vivem na pequena Taguaritinga do Norte, ao lado da tia Sofia (Cyria Coentro), que lhes ensinou o ofício de costureira. A vida destas três mulheres muda por completo quando o cangaceiro Carcará (Júlio Machado) cruza seu caminho, obrigando-as a costurar para o bando que lidera.
9/12, 20h
Aos Teus Olhos
(Dir. Carolina Jabor / Drama / 2018 / 1h30min / Classificação: 16 anos)
Sinopse: Rubens (Daniel de Oliveira) é um professor de natação carismático e extrovertido que dá aulas para pré-adolescentes em um clube. Ele se vê em apuros quando um de seus alunos, Alex (Luís Felipe Melo), diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário. Alegando inocência, Rubens é acusado pelos pais da criança e passa a ter que lidar com um verdadeiro linchamento virtual, que tem início através de mensagens de WhatsApp e explode de vez quando chega ao Facebook.
10/12, 20h
Imagem da Tolerância
(Dir. Joana Mariani, Paula Trabulsi / Documentário / 2018 / 1h16min / Classificação: Livre)
Sinopse: A dupla de cineastas Joana Mariani e Paula Trabulusi indaga uma reflexão a partir da ampla simbologia por trás da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que possui devotos diversos e uma infinidade de significados para cada um deles. Dispostas a questionar as variáveis dessa devoção, elas convocam entrevistas com pessoas públicas e privadas para ouvir suas histórias de fé, espiritualidade e, principalmente, tolerância.
11/12, 20h
Piripkura
(Dir. Mariana de Oliveira, Renata Terra e Bruno Jorge / Documentário / 2018 / 82min / Classificação: 10 anos)
Sinopse: Os únicos sobreviventes do povo indígena Piripkura vivem em uma área protegida no Mato Grosso. Cercados por fazendas, eles vivem com um machado velho e uma pequena tocha acesa pela última vez em 1998. Para que a área continue sob proteção, a cada dois anos uma expedição da Funai vai ao local assegurar que os dois ainda estão vivos.
12/12, 20h
Elis
(Dir. Hugo Prata / Drama / 2016 / 1h50min / Classificação: 14 anos)
Sinopse: Cantora desde a infância, Elis Regina deixa o Sul e vai para o Rio de Janeiro potencializar a sua carreira. Tem uma rápida ascensão e vira estrela de TV. Muito polêmica e intensa, não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, mas tem sua carreira marcada por altos e baixos.