A artista brasileira Lúcia Martins Coelho Barbosa fez uma breve temporada criativa em Barcelona e dedicou-se aos abstratos, técnica na qual a sul-mato-grossense recebe uma importante descrição do professor, pintor e grande expoente da arte kurda na Itália Azad Nanakeli.
Duas obras chamam atenção por sua passagem na Espanha. Um abstrato frenético, com pinceladas rápidas e energizantes de preto, roxo, violeta, amarelo e vermelho. A mistura das cores, abrem espaços, fendas, marcando a tela como se fossem veias pulsantes.
Já a segunda obra apresenta um grafismo simples e límpido, com círculos coloridos, quase em tons aquarelados regidos por três menores em combinações de rosas e violetas e, um maior, com as complementações de cinza, verde, roxo, preto e amarelo. Alinhavando esses movimentos, listras verticais excitadas pelo dueto do amarelo e alaranjado pousam sob um fundo frio e leve em um dégradé que vai do azul claro ao cinza.
Quando falamos no abstracionismo de Lúcia, algumas obras de seu portfólio merecem destaque. As arvores da obra “Reserva Florestal”, criadas a partir de uma foto, mostram seu poder criativo de transmutação, de tornar algo real em quase uma alucinação. Sem perder as características do evento, Lucia consegue, sob uma cartela diversa de tons de verde, imprimir a floresta de forma única.
O professor, pintor e grande expoente da arte kurda na Itália Azad Nanakeli fez uma análise bem peculiar do trabalho da artista: “A pintura de Lúcia Barbosa Machado, uma pintura gestual, é veloz e corre sobre diversos planos, determinados pela luz, com pinceladas encorpadas, alternando-se na veladura e nos meios-tons em uma bela relação cromática e luminosa, com um emaranhado de fachos que denotam energia, força e vitalidade”.
Completando, a obra “Homem no brete” mostra explicitamente essa vertente no trabalho da artista. Na tela, uma profusão de pinceladas marcadas cria um fundo em azul marinho leve e preto que serve de base para um protesto. Na criação de gato, o brete é usado para marcar o boi. O “Homem no brete”, é um homem encurralado, sem saída, e nesta pintura se encontra na lateral para ser marcado.
Lúcia Martins Coelho Barbosa comanda em Campo Grande o Múltiplo Ateliê.
(Fonte: Acervo Comunicação)