A partir do dia 3 de fevereiro, sexta-feira, o público poderá visitar no Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, o painel expositivo ‘Poltrona Chifruda’. Concebido em parceria com o Instituto Sergio Rodrigues, o painel inclui o exemplar da poltrona que será doado para o Acervo do MCB, fabricado por meio de um processo que utiliza ferramentas manuais e técnicas tradicionais da marcenaria artesanal, com madeira Muiracatiara e couro natural.
O painel expositivo apresentará ao público a Poltrona Chifruda, peça concebida pelo arquiteto e designer Sergio Rodrigues em 1962 para a exposição “Móvel como objeto de arte”, elaborada por ele na galeria OCA no Rio de Janeiro, que contou com a participação de vários arquitetos amigos de Sergio, que tiveram papel fundamental na construção da arquitetura brasileira. Há época, os profissionais lançavam novos projetos, todos respondiam a um desafio proposto por Sergio: “Façam móveis”.
Na ocasião, a poltrona chamou a atenção da crítica de arte por suas formas inusitadas e pela liberdade expressiva. Sergio antecipou questões sobre a prática do design que foram suscitadas posteriormente no âmbito do debate da pós-modernidade. Uma de suas criações mais disruptivas, essa cadeira transcende o vínculo tradicional entre forma e função associado ao design da época e traduz grande habilidade de seus artesãos no trato do couro e da madeira, com linhas sinuosas, seções ovaladas de complexa usinagem e encaixes sofisticados que remetem longinquamente aos móveis tradicionais e às coisas selvagens.
O Museu da Casa Brasileira e o Instituto Sergio Rodrigues também celebram com o painel o início de uma parceria que promoverá diversas ações. Para José Roberto Maluf, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, parcerias como essa são fundamentais para a construção de um Museu ainda mais múltiplo em suas áreas de atuação. “O Instituto Sergio Rodrigues e o Museu da Casa Brasileira promoverão, em conjunto ações educativas, debates sobre arte e design no Apartamento Sergio Rodrigues, localizado em São Paulo, pesquisa de acervo e planejamento de mostras. O painel é só uma das primeiras atividades em colaboração”, afirma.
Serviço:
Painel expositivo ‘Poltrona Chifruda’
A partir do dia 3 de fevereiro, sexta-feira, às 10h
Realização: Instituto Sergio Rodrigues, Fundação Padre Anchieta e Museu da Casa Brasileira
Visitação
Museu da Casa Brasileira
De terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h – Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, São Paulo, SP – Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô
Ingressos: R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada – sexta-feira, entrada gratuita)
Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Sobre o Instituto Sergio Rodrigues
Fundado em outubro de 2012 no Rio de Janeiro, o Instituto Sergio Rodrigues é uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de preservar o acervo do mestre e disponibilizar para o público em geral, principalmente para estudantes e pesquisadores do Brasil e do mundo, o conjunto de sua obra, bem como promover e incentivar o conhecimento e o diálogo sobre a arquitetura e o design brasileiros.
Site do Instituto Sergio Rodrigues
Acompanhe o Instituto Sergio Rodrigues também pelas redes sociais: Instagram | Facebook
Site do MCB
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn.
(Fonte: Museu da Casa Brasileira)