Cada visitante tem uma experiência única no Museu da Língua Portuguesa, atravessada por sua história pessoal e suas percepções. Para compartilhar alguns desses olhares, o Núcleo Educativo criou a série “Olhares: vídeo-visitas no Museu da Língua Portuguesa”, do projeto Educativo Plugado. Nessas obras audiovisuais, pessoas das mais diversas origens e profissões serão convidadas a falar sobre as experiências encontradas na instituição.
A chef Aline Chermoula é quem participa do primeiro vídeo, que será lançado no dia 28 de junho no canal do YouTube do Museu. Pesquisadora da cozinha ancestral afrodiaspórica e proprietária da Chermoula Cultura Culinária, ela passeia por três diferentes experiências da mostra principal do Museu.
Na instalação “Nós da Língua”, que aborda a língua portuguesa em países como Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, imagens de mercados populares de cidades do exterior chamam a sua atenção. Em “Português do Brasil”, espécie de linha do tempo da língua portuguesa falada no Brasil, Chermoula analisa a carta de Pero Vaz de Caminha pelo viés gastronômico. Já em “Palavras Cruzadas”, por meio do qual é possível saber o significado de inúmeros termos de nosso vocabulário, ela vai atrás da origem do nome de um delicioso doce.
O vídeo “Olhares: vídeo-visitas com Aline Chermoula” é uma realização do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo. Cristiano Fukuyama é o responsável pela câmera, edição e montagem do filme.
Serviço:
Olhares: vídeo-visitas com Aline Chermoula
Estreia dia 28 de junho
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Exposição principal do Museu da Língua Portuguesa
Terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$20 (inteira); R$10 (meia)
Grátis aos sábados
Crianças até 7 anos não pagam
Ingressos na bilheteria ou pela internet https://bileto.sympla.com.br/event/68203/d/142874/s/827680
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo (SP)
Sobre o Museu a Língua Portuguesa
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
(Fonte: Museu da Língua Portuguesa – Comunicação)