Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu do Café celebra Dia Nacional do Patrimônio Histórico com roteiro especial de bonde pelo Centro de Santos

Santos, por Kleber Patricio

Atividade começará às 15h com uma visita ao edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2009. Foto: Divulgação.

O próximo sábado, 17 de agosto, é considerado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Para celebrar a data, o Museu do Café (MC) promove um roteiro especial pelo Centro de Santos.

A atividade começará às 15h com uma visita ao edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2009. Acompanhados por um educador do Museu do Café, os participantes serão introduzidos aos conceitos de patrimônio e também poderão visualizar pontos turísticos presentes nas obras do pintor Benedicto Calixto.

Depois o roteiro continua com um passeio de bonde que, partindo da Rua Tuyuti, passará pela Estação e pelos Casarões do Valongo, Armazéns do Porto, Paço Municipal e Casa da Frontaria Azulejada. Ao longo do percurso, o público conhecerá curiosidades desses locais que, repletos de detalhes arquitetônicos, culturais e religiosos, retratam boa parte da história do país. Para participar do roteiro, que é gratuito, é necessário realizar inscrição prévia.

Agenda de agosto do Museu do Café

Além da ação em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, o MC tem outras atividades programadas durante agosto. O Ciclo de Formação, direcionado a professores, guias de turismo e interessados em geral, se divide em três encontros virtuais com foco em diferentes aspectos da história e cultura do café. O tema do primeiro encontro será a história da Bolsa Oficial de Café, enquanto o segundo abordará a importância das cafeterias como espaços culturais e sociais ao longo do tempo. A última aula da formação se concentrará no artista Benedicto Calixto, conhecido por retratar paisagens e acontecimentos históricos de Santos.

Outro destaque na agenda é a primeira edição do curso on-line Café & Imigração, que busca proporcionar uma compreensão mais aprofundada da relação entre a cultura do café e os movimentos migratórios no Brasil. O curso será ministrado por Henrique Trindade, historiador pela USP e coordenador de formação e educativo do Museu do Café e do Museu da Imigração.

No final do mês, o Núcleo Educativo do Museu do Café convida professores, educadores, estudantes e o público em geral para conferir uma apresentação virtual gratuita sobre o projeto O Museu é Aqui. Iniciado em 2019, o projeto já realizou quatro edições em parceria com diferentes escolas municipais de Santos. As informações completas estão disponíveis no site do MC.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

R$16 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos

Acessibilidade no local – não possui estacionamento – www.museudocafe.org.br.

(Fonte: Com Larissa Fonseca e Thâmara Malfatti – Museu do Café/Assessoria de Comunicação)