Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu do Café recebe exposição ‘Porto do Café’, com fotografias de Militão Augusto de Azevedo, Marc Ferrez e José Dias Herrera

Santos, por Kleber Patricio

Embarque de café em Santos. Foto: Marc Ferrez, 1901.

A exposição temporária “Porto do Café” está em cartaz no Museu do Café (MC). A mostra poderá ser visitada até 22 de outubro. Com obras de diferentes fotógrafos, como Militão Augusto de Azevedo, Marc Ferrez e José Dias Herrera, que produziram imagens transitando entre o artístico e o registro, a curadoria, desenvolvida pela equipe técnica da instituição, retrata um período de quase 100 anos em que o grão era o coração do porto de Santos.

Peça fundamental para a formação dessa cidade, o porto ganhou relevância mundial na época em que a economia cafeeira movia o Brasil. Assim, as fotos escolhidas para compor a produção trazem diferentes óticas, sob as lentes de profissionais que captaram a transformação do local e, consequentemente, do município, ao longo de, praticamente, um século.

O público que visitar a exposição poderá conferir, por exemplo, cenas do cais em obra, fileiras de navios atracados, embarques de café e vistas panorâmicas que integravam álbuns fotográficos e eram até mesmo comercializadas em cartões-postais. Nesse sentido, o conteúdo expositivo coloca em evidência a formação da identidade santista a partir da economia cafeeira e portuária.

Por fim, também podem ser observados registros do cotidiano traduzindo modos e costumes impactados pela circulação de produtos, ideias e pessoas de diferentes partes do mundo que chegavam pelo porto.

Serviço:

Exposição temporária Porto do Café

Data: até 22 de outubro

Visitação: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (bilheteria até às 17h)

Local: Museu do Café

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos

Acessibilidade no local – Não possui estacionamento.

Site.

(Fonte: Locomotiva Cultural)