Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu Republicano abre inscrições para curso gratuito sobre trajetória e obras de Tarsila do Amaral

Itu, por Kleber Patricio

Abaporu. Foto: Malba.

O Museu Republicano de Itu está com inscrições abertas para o curso ‘Entre centros e margens: Tarsila depois de TARSILA’, por meio do Sistema Apolo. Com coordenação da Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, vice-diretora do Museu Paulista da USP, o curso de extensão – modalidade difusão cultural da Pré-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, será realizado no dia 24 de agosto, das 10h às 16h, no auditório do Centro de Estudos do Museu (Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP). São 80 vagas disponíveis e o prazo de inscrição vai até o dia 19.

De acordo com a Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni, curadora da exposição e ministrante do curso, serão apresentadas aos participantes a trajetória e a produção de Tarsila do Amaral (1886–1973) ao longo das décadas de 1920 e 1970, de modo a contextualizar e problematizar as obras exibidas na exposição Tarsila depois de TARSILA.

Aberta ao público no dia 4 de julho, a mostra exibe 10 telas pintadas por Tarsila do Amaral nos anos 1930 e 1940, feitas sob encomenda do diretor do Museu Paulista, Afonso Taunay (1876–1958). Os quadros são retratos de homens que se destacaram nos cenários político e religioso do passado brasileiro, sobretudo o paulista, desde o século 18 até o início do século 20.

O curso é gratuito e voltado a professores, pesquisadores, alunos de faculdade e do ensino médio, educadores, artistas e público geral, maiores de 16 anos. Para dúvidas ou mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Museu Republicano de Itu por e-mail (edu.mrci@usp.br) ou por telefone (11 4023-1025 ramal 3).

Sobre o Museu Republicano de Itu

Fachada do Museu Republicano Convenção de Itu. Foto: USP Imagens.

O Museu Republicano de Itu está situado em um sobrado histórico onde se realizou, em 18 de abril de 1873, a Convenção Republicana de Itu, reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

O Museu é um importante ponto de referência para compreender a História e a Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período.

(Fonte: Com Ex-Libris Comunicação Integrada)