No Mês da Consciência Negra, a EcoVilla Ri Happy vai receber o espetáculo infantil ‘A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças’. Parte do premiado projeto Grandes Músicos para Pequenos, o espetáculo retornou aos palcos no dia 16 de novembro. A peça, que emociona e diverte, celebra a força da mulher negra por meio de sucessos imortalizados na voz de Elza Soares, como Meu Guri, A Carne, Se Acaso Você Chegasse, Mas que Nada e Lata D’Água.
Inspirado em relatos da própria artista, o musical aborda a infância de Elza Soares, que via seu mundo cercado por ‘estrelas’ no alto da favela de Moça Bonita, hoje Vila Vintém. Desde criança, Elza sonhava em sair do morro e conhecer as ‘estrelas’, um desejo que representou sua força para vencer dificuldades e sua busca por se tornar uma estrela da música brasileira.
“A vida da Elza Soares é marcada por dores, mas no palco transformamos isso em um universo encantador e acessível às crianças”, explica o autor Pedro Henrique Lopes. “A peça recria um ambiente lúdico, onde mostramos os desafios e alegrias da trajetória de Elza sempre com empoderamento e música como pano de fundo.”
A força e inspiração de Elza Soares
Com texto de Pedro Henrique Lopes, direção de Diego Morais, direção musical de Gabriel Quinto e Tony Lucchesi e coreografias de Viviane Santos, o espetáculo explora a relação afetuosa entre Elza e sua mãe, os desafios financeiros, a importância do afeto e a valorização da mulher negra. A produção destaca-se ainda por resgatar momentos marcantes, como a participação da cantora em um programa de calouros com Ary Barroso, onde ela transformou as adversidades em potência para sua arte.
Segundo o diretor Diego Morais, idealizador do projeto ao lado de Pedro Henrique, “Elza Soares estava na nossa lista desde o início, pelo que ela representa não só na música, mas na história do povo brasileiro. Foi uma mulher muito forte, que nunca se vitimizou. Transformou suas dores em música e sua voz sempre representou as vozes do Brasil.”
Projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’ e a cultura brasileira
O projeto Grandes Músicos para Pequenos nasceu para aproximar o público infantil da MPB apresentando grandes ícones da música brasileira para as novas gerações. Desde 2015, já homenageou artistas como Luiz Gonzaga, Braguinha, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Raul Seixas e Elis Regina, encantando mais de 200 mil espectadores. As peças mesclam informações culturais e históricas, tornando-se uma ponte entre a infância e a rica herança musical do Brasil. “Queremos que as crianças se conectem com uma cultura que, em muitos casos, está distante delas”, comenta Pedro Henrique Lopes. “Esse projeto permite que o público participe ativamente e se envolva emocionalmente com a história de cada artista homenageado.”
Para Diego Morais, a missão do projeto vai além do entretenimento: “Queremos proporcionar uma experiência inesquecível, onde o público se sinta parte do espetáculo.”
Serviço:
A Menina do Meio do Mundo
Temporada: 16 de novembro a 8 de dezembro
Local: EcoVilla Ri Happy, Rua Jardim Botânico, 1008 – Rio de Janeiro/RJ
Dias e horários: Sábado e domingo, às 16h, com sessão extra em 20/11 (quarta-feira) às 16h
Ingressos: R$40 (meia)
Classificação Etária: Livre
Sobre a Ecovilla Ri Happy
Além de atividades voltadas para inclusão dos pequenos, a acessibilidade é compromisso dos realizadores da EcoVilla Ri Happy, que tem como um dos pilares principais ser o primeiro espaço infantil do Rio de Janeiro desenvolvido para todos os perfis de público. O local projetou a jornada dos visitantes com um capricho a mais desde a entrada do Jardim Botânico até a chegada na EcoVilla Ri Happy: haverá tradução em Libras e legendas em português para o público com deficiência auditiva, audiodescrição para o público com deficiência visual e baixa visão, além de fones abafadores de ruídos para crianças com hipersensibilidade auditiva. Os recursos estarão disponíveis em todas as sessões dos finais de semana das salas de espetáculos, que iniciam as atividades em novembro. Além disso, no futuro, há ainda a previsão de que sejam disponibilizados mapas e pisos táteis, sinalização com informação em libras, carros elétricos para crianças e adultos com dificuldades motoras, e uma equipe treinada para receber aqueles que precisem de outros tipos de atendimento.
A EcoVilla já chegou ao mercado contando com o naming rights da Ri Happy, que surfa sua primeira experiência neste formato. Além do próprio nome assinando o espaço, a maior rede de lojas de brinquedos do país tem na EcoVilla, uma loja foyer/conceito pensada exclusivamente para o local. Esse formato garante a integração do clássico ambiente de compra de brinquedos, com espetáculos, atividades lúdicas e muita diversão para toda a família. O espaço fica aberto de domingo a domingo das 9 às 17h.
Com cerca de 300 lojas no país, próprias e franquias, e presente em mais de 80 cidades, a Ri Happy está construindo sua loja conceito na EcoVilla com cerca de 277 metros quadrados. Um espaço todo pensado para alcançar a psiquê lúdica, dos sonhos das crianças e dos adultos. Já imaginou poder fazer compras, testar brinquedos, acessar um espaço repleto de programação cultural, tudo em um só lugar? Esse sonho se tornou realidade no último dia 5 de novembro.
O Teatro EcoVilla Ri Happy é uma iniciativa da Aventurinha, marca dedicada ao público infantojuvenil da empresa Aventura, comandada por Aniela Jordan e Luiz Calainho, referência absoluta de produção teatral no país e que também lançou os já tradicionais Teatro Riachuelo e Teatro Prudential. Os ingressos para os espetáculos e atrações de estreia poderão ser garantidos no site Eventim.
A EcoVilla Ri Happy é apresentada pela Ri Happy, com patrocínio master da Bradesco Seguros, patrocinada pela Opportunity, e com apoio da Jutta Batista, Toddynho, Cymi Brasil e Beep Saúde, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Serviço:
Local: EcoVilla Ri Happy
Endereço: dentro do Parque Jardim Botânico, Rua Jardim Botânico, 1008
Loja Conceito Ri Happy: aberta todos os dias de 9h às 17h.
(Com Flavia Motta/Lupa Comunicação)