Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

New White Cube dá vida à antessala do MAV da Unicamp na Campinas Decor 2018

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: Leandro Farchi.

A antessala do Museu de Artes Visuais da Unicamp na edição 2018 da Campinas Decor ganha vida como o New White Cube, no projeto assinado pela arquiteta Renata Marangoni com execução de Fabiana Soares e instalado em um container de 40 pés, que apresenta algumas das ações mais recentes do MAV voltadas ao colecionismo e difusão de seu acervo.

O ambiente é uma releitura do conceito do White Cube — que designa um tipo de estética em galerias muito difundido no começo do século XX entre artistas Bauhaus e caracterizado por seu formato quadrado ou oblongo, paredes brancas e uma fonte de luz vinda geralmente do teto —, onde a tecnologia e a arquitetura dão as mãos para criar um ambiente onde a arte pode ser vivenciada. Em função do uso de tecnologias high end para a concepção de um espaço com conforto térmico e acústico, com máximo aproveitamento de recursos, há a minimização de interferências, de modo que a experiência do visitante possa ser valorizada, sem, entretanto, minar a possibilidade de interação. Uma moldura de iluminação possibilita ao visitante que se sinta adentrando na obra de arte, conectando-se a ela.

Para instigar a curiosidade e a interação, obras do acervo se revelam em caixas posicionadas: basta espiar para descobrir gravuras, pinturas e fotografias. Na entrada, a escultura tridimensional free form Parasol, confeccionada pelo Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (Lapac) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, convida à interação e é comum ver crianças brincando ao seu redor. Tudo foi pensado para que as pessoas interajam, vivenciem a experiência e se aproximem da arte.

A tela Olympia no Hospital (2012), assinada por Alex Flemming e cedida pelo MAV, é sem dúvida o ponto alto do espaço. O espaço propicia uma interação com a obra e reflexões nos fazem interrogar sobre esta analogia entre o museu e o hospital, entre a vida e a morte.

Renata Marangoni e Fabiana Soares. Foto: Leandro Farchi.

Segundo Renata Marangoni, “ao contrário dos White Cubes usuais, onde a apresentação segue formatos padronizados, este projeto possibilita a contemplação a partir de diferentes pontos de vista”.

O projeto contou com vários parceiros para sua realização. A execução é de Fabiana Soares. A nova logomarca da arquiteta Renata Marangoni, apresentada no material de divulgação, foi criada pela Beeart.

Um concurso cultural movimenta o cenário: as pessoas podem clicar o ambiente e compartilhar a foto nas redes sociais com o hashtag #newwhitecube. A foto escolhida ganhará uma caixa com postais que reproduzem peças do acervo do MAV.

Para informações, visite os perfis @newwhitecube no Instagram e Facebook.