Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Oficina de escrita poética com PP Poeta Marginal na Casa Museu Ema Klabin

São Paulo, por Kleber Patricio

PP Poeta Marginal. Foto: Divulgação.

No próximo dia 1º de dezembro, das 15h às 17h, a multiartista PP Poeta Marginal realizará uma oficina de escrita poética na Casa Museu Ema Klabin, em São Paulo. Intitulada ‘A Escrita e a Poesia’, a oficina busca instigar os participantes a explorarem sua própria forma de escrita poética transcendendo os livros tradicionais. São 30 vagas e as inscrições gratuitas podem ser realizadas no site da Casa Museu Ema Klabin.

Com a pergunta ‘De onde vem a minha escrita?’, PP Poeta Marginal convida todos a resgatar memórias da infância e a desenvolver suas próprias poesias entrelaçando frases, textos e ‘escrevivências’ de cada corpo e território. O objetivo é criar não apenas um fluxo de palavras, mas também novas formas de viver utilizando a escrita poética como uma ferramenta de cura no dia a dia.

PP Poeta Marginal

Pietra de Ofá, mais conhecida como PP Poeta Marginal, é uma multiartista e educadora social de São Luís do Maranhão. Com 33 anos, Pietra é uma das organizadoras do Slam Maria Firmina, o primeiro slam de poesias do estado do Maranhão e idealizadora da produtora @travaprodu, pensada para o público trans e travesti do estado.

Além disso, atuou como arte-educadora na 35ª Bienal de Artes e atualmente trabalha na Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, onde dedica-se à arte-educação na linguagem da literatura no Programa Vocacional.

Serviço: 

Oficina de escrita poética – A escrita e a poesia, com PP Poeta Marginal

1º dez 2024 (domingo), das 15h às 17h

Gratuito*

30 vagas por ordem de inscrição

Inscrição: no site da Casa Museu Ema Klabin

Sobre a Casa Museu Ema Klabin:

Foto: Nelson Kon.

A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos.

A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada para salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social, inspiradas pela sua atuação em vida, de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.

A programação cultural da casa museu decorre da coleção e da personalidade da empresária Ema Klabin, que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas de música e arte. Além de receber a visitação do público, a Casa Museu Ema Klabin realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras e oficinas, bem como apresentações de música, dança e teatro.

O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração foi criada por Terri Della Stufa.

Acesse o site e redes sociais:

Site: https://emaklabin.org.br

Instagram: @emaklabin

YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin

Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU.

(Com Cristina Aguilera/Mídia Brazil Comunicação Integrada)