Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Oito dicas de leitura para explicar o Carnaval para as crianças

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: FreePik.

O Carnaval é uma das maiores manifestações culturais que dão visibilidade à cultura negra no Brasil. E é também o resultado de um processo histórico de resistência e expressão artística das comunidades afrodescendentes que trouxeram suas influências no ritmo, na dança e religião para essa celebração. “Por meio de atividades como confecção de máscaras, danças, contação de histórias e pesquisa sobre as diferentes manifestações carnavalescas do País, a garotada aprende sobre respeito às diferenças, expressão criativa e trabalho em equipe”, explica a psicopedagoga e escritora infantil Paula Furtado.

Com a proximidade da data, a especialista listou algumas obras, a começar pela sua, para pais e educadores praticarem a leitura com as crianças e ensinar sobre origem e curiosidades sobre a diversão. Confira:

Bumba meu Boi Brincando de Folclore da Turma da Mônica – Paula Furtado. Coleção colorida traz famosas lendas brasileiras, representadas pelos personagens da Turma da Mônica.

O Menino Nito – Sônia Rosa. Conta a história de um menino que sonha em ser o rei do Carnaval e descobre a alegria da festa.

Pancadinha, o mestre-sala – Januária Cristina Alves. Narrativa sobre um menino apaixonado pelo samba, que sonha em desfilar no Carnaval.

Boi da Cara Preta – Ana Maria Machado. Livro que resgata a cultura popular e pode ser associado ao Carnaval e suas manifestações regionais.

A Festa do Saci – Lalau e Laurabeatriz. Conto divertido que mistura figuras do folclore brasileiro com a folia do Carnaval.

O Maracatu Misterioso – César Obeid. Introduz as crianças ao ritmo do Maracatu.

O Bumba Meu Boi – Ana Maria Machado. Apresenta a história tradicional do Bumba Meu Boi de forma acessível para os pequenos.

O Boi Bumbá do Seu Teodoro – João Carlos Rodrigues. Aborda a importância dessa manifestação cultural e seu impacto na comunidade do Maranhão.

Para as escolas que desejam aprofundar as atividades sobre o tema Bumba-Meu-Boi, Paula Furtado sugere diversas abordagens. Entre elas, destacam-se: a confecção de máscaras e adereços inspirados nos bois Garantido e Caprichoso; música e dança que ensinam sobre canções típicas e movimentos característicos do Boi-Bumbá; teatro de fantoches ou a dramatização da história do boi e seus personagens; e pintura e desenhos sobre a festa, onde os personagens e os cenários coloridos complementam o trabalho, que oferece uma forma de expressão visual e de registro da experiência.

Sobre Paula Furtado

Foto: Laura Lessa.

Paula é pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Especial, Arte de Contar Histórias e Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Leitura e Escrita, também pela PUC-SP. A profissional já trabalhou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede particular de ensino, e já atuou como assessora pedagógica em escolas públicas e particulares.

Paula Furtado atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado. Nesta área da educação, a pedagoga ministra cursos para formação de educadores nas instituições de ensino pública e particular e realiza palestras para pais sobre a importância de contar histórias.

Como autora, Paula completa seu trabalho escrevendo diversos livros infanto-juvenis (100 obras até o momento) e, dentro de suas atuações de jornada literária, também foi coordenadora e supervisora psicopedagógica em diversas publicações infantis (contos de fadas, lendas e folclore) com Girassol Brasil e Mauricio de Sousa. A autora conclui suas atividades escrevendo para diferentes revistas de educação sobre temas pedagógicos, além de trabalhar na criação e patente de Jogos Pedagógicos como Desafio, Detetive de Palavras e De Olho na Ortografia, dentre outros.

(Com Elenice Cóstola/Way Comunicações)