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Orientada pelo pensamento de Franz Fanon, montagem ‘Otelo, o Outro’ estreia no Sesc Santana

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Juliana Bachinn.

No próximo dia 30 de agosto entra em cartaz no Sesc Santana o espetáculo ‘Otelo, o outro’, uma releitura do clássico de William Shakespeare. Sedimentada no pensamento do psiquiatra e filósofo Franz Fanon, a montagem narra os efeitos da racialização da experiência humana. A distribuição desigual do afeto e a constituição da subjetividade de maneira frágil e traumatizada são encenadas pelos atores Carlos de Niggro, Jefferson Matias e Kenan Bernardes e têm direção de Miguel Rocha.

Partindo do protagonista da tragédia escrita pelo dramaturgo inglês, a peça é uma potente reflexão poética sobre a identidade do sujeito negro em diáspora. Otelo, o Outro é, pois, uma viagem interna, um mergulho em si mesmo em que o personagem vai se estranhando. Delírio, sonho ou pesadelo, essa viagem ou esse mergulho faz a personagem de Shakespeare encarar outros dois ‘Otelos’ que o habitam e que o guiam num caminho tão intrincado quanto doloroso, que passa necessariamente por Desdêmona, mas percorre outras sendas, explorando ambiguidades e aporias da memória e da identidade afro diaspóricas, marcadas pelo deslocamento social e cultural.

‘Otelo, o Outro’ representa um homem inventado como ‘negro’ pelo olhar ocidental, um sujeito que se submete a esse olhar, tentando se integrar por inteiro – ‘de corpo e alma’, como se diz. O casamento com Desdêmona – uma mulher branca da elite – é a metáfora dessa entrega incondicional a um sistema de valores e a comportamentos que o estigmatizam como ‘o mouro’, ao mesmo tempo em que se serve dele. A cegueira do ciúme é uma alegoria dessa apaixonada adesão. Sua corporeidade, portanto, é o índice e o limite que o separa irrevogável e irreversivelmente desse ‘Ocidente’ que ele deseja literalmente incorporar. A releitura, porém, fala de uma consciência dividida que, aos poucos, mas não sem muita dor, vai percebendo a origem do conflito que a fustiga. Ela reflete também sobre os mecanismos que recalcam a ancestralidade inscrita no corpo, repugnada pela sociedade à qual o ‘mouro’ aspira, caminhando para o desfecho trágico da morte – mas não da morte do corpo.

Nessa montagem – orientada sobretudo pelo pensamento de Frantz Fanon – Otelo se expõe à ruptura com o discurso que o inventa exatamente como ‘homem negro’, ao mesmo tempo em que recusa qualquer forma de tutela de sua consciência, inclusive aquela que lhe nega até o direito de odiar. Sem dar respostas, já que esse espetáculo procura mais provocar do que solucionar, ‘Otelo, o Outro’ explora as contradições da própria consciência negra numa sociedade como a brasileira contemporânea. Sociedade hegemonizada pelo capitalismo neoliberal e pela indústria cultural pós-moderna, que sempre aspira ao ‘novo’ sem enfrentar e superar o legado do escravismo colonial e de seu autoritarismo estruturante.

A peça fica em cartaz até 8 de setembro. Os ingressos estão disponíveis pelo app Credencial Sesc SP da Central de Relacionamento Digital e presencialmente nas bilheterias das unidades do Sesc.

Ficha Técnica

Concepção e produção geral: Kenan Bernardes

Dramaturgia: Israel Neto, Joaci Pereira Furtado e Kenan Bernardes

Encenação: Miguel Rocha

Elenco: Carlos de Niggro, Jefferson Matias e Kenan Bernardes

Designer de som e difusão sonora: João Paulo Nascimento

Consultoria idiomática: Hamza Abdul Karim

Direção e pesquisa de movimento e atuação: Erika Moura

Desenho de luz: Wagner Pinto

Produção de luz: Carina Tavares

Assistência de iluminação: Gabriel Greghi e Gabriela Cezário

Operação de luz: André Rodrigues

Cenografia: Julio Dojcsar

Cenotécnica: Helen Lucinda

Serralheiro: Fernado Lemos “Zito”

Figurinista: Silvana Marcondes

Adereços: Bru Fiamini

Costura: Atelier Judite de Lima

Voz off feminina: Ina

Orientação teórica da pesquisa: Deivison Nkosi

Fotografia: Julieta Bacchin

Arte gráfica: Murilo Thaveira

Vídeo: João Maria

Registro para as redes sociais: Talitha Senna

Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação

Produção executiva e contabilidade: Jussara Mendes.

Serviço:

De 30/8 a 8/9 | sexta e sábado, às 20h; domingo, às 18h

Dia 7/9, sessão às 18h

Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo – São Paulo, SP

Local: Teatro – 330 lugares – 16 anos

Ingressos: R$60,00 (inteira), R$30,00 (meia) R$18,00 (credencial plena)

App Credencial SESC SP e centralrelacionamento.sescsp.org.br

Duração: 90 minutos

Acesso para pessoas com deficiência

Estacionamento – R$17,00 a primeira hora e R$4,00 a hora adicional – desconto para credenciados

Paraciclo: gratuito (obs.: é necessária a utilização travas de segurança) – 19 vagas

Para informações sobre outras programações, acesse o portal Sesc SP.

(Fonte: Com Thiago Costa/Sesc Santana)