Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

OZI apresenta exposição “Acervo Aberto”

São Paulo, por Kleber Patricio

OZI em foto de Katia Lombardo.

Ozeas Duarte (a.k.a. OZI) abre a ação/exposição “Acervo Aberto”, sob curadoria de Katia Lombardo, como parte do Projeto Desloca, no Studio Alê Jordão, e apresenta por volta de 150 obras, entre pinturas, esculturas, ready made, serigrafias e matrizes originais de stencil.

O ser humano alcança momentos de ruptura ou mudanças em sua trajetória e essa ocasião, mais uma vez, apresentou-se para OZI. Seus 35 anos ininterruptos de ação tornam o momento autoexplicativo. O artista está em processo de mudança de ateliê e, como resultado de uma área menor, escolheu oferecer ao público a possibilidade de aquisição de obras de séries reconhecidas e conhecidas, bem como trabalhos pouco mostrados e, como destaque, as matrizes de stencil por ele utilizadas.

Obra: Sopa.

A exposição, pensada em conjunto pelo artista e curadora, exibe, em ordem cronológica, os inúmeros trabalhos e técnicas utilizados durante as décadas de criação e participação intensa no circuito de Arte Urbana. Artista inquieto e questionador, OZI está sempre à procura da “outra”, da “nova” técnica que pode aprimorar sua forma de registros. Mais ou menos cor; menos ou mais detalhes – tudo vai depender da forma que a vida estiver se apresentando naquele momento. OZI não é um criativo alienado ao presente. Ele expressa o hoje. Como prova dessa característica, o último módulo de “OZI – Acervo Aberto” é ‘Degustação’, onde são exibidas novas pesquisas e obras inéditas.

O viés cáustico e desafiador vem como bônus. O container ‘Proibidão’, com restrição etária por seu conteúdo, coloca a vista trabalhos polêmicos que já causaram embates com marcas mundiais, questionadas e provocadas pelo artista em algum momento de sua trajetória.

“Acervo Aberto” possui obras criadas desde os anos de 1980 até os dias atuais. Muitos deles, além de participação em mostras emblemáticas de Arte Urbana, já foram exibidas internacionalmente em países como Argentina, Austrália, Estados Unidos, França e Suíça, além de cidades e capitais pelo Brasil.

Obra: garota perola vandal.

A possibilidade de ter contato com as ‘mascaras matrizes de stencil’ é única. “Essas ‘máscaras, matrizes’ carregam a memória e a gestualidade das várias obras que são feitas a partir delas, trazendo uma sobreposição de tintas e cores que foram usadas nas pinturas”, explica a curadora.

“Com essa ação, abro a possibilidade das pessoas possuírem momentos de minha trajetória e fazer parte da minha história no circuito de arte urbana”, afirma OZI.

Serviço:

Exposição “OZI – Acervo Aberto”

Artista: OZI (Ozéas Duarte)

Curadoria: Katia Lombardo

Período: até 1º de julho de 2023

Local: Studio Alê Jordão

Endereço: R. Comendador Miguel Calfat, 213 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

Horários: de segunda a sexta feira, das 11 às 18h

Entrada Franca | Classificação Livre

Número de obras: 150 (aproximadamente)

Técnicas: pinturas, esculturas, ready made, serigrafias e matrizes originais de stencil

Dimensões: variadas

Mídias Digitais – Instagram: @ozistencil.

(Fonte: Balady Comunicação)