Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Palestra aborda Mulheres e Cartas: um percurso ao longo de três séculos de literatura e pintura

São Paulo, por Kleber Patricio

MIERIS, Frans van. “Woman Writing a Letter”, 1680. Oil on panel, 25 x 20 cm. Rijksmuseum, Amsterdam. Foto: divulgação.

A Fundação Ema Klabin promove no próximo dia 4 de agosto (sábado), das 11h às 13h, a palestra Mulheres e cartas: um percurso ao longo de três séculos de literatura e pintura, com o mestre e doutor em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp Emerson Tin.

Com apenas 30 (trinta) vagas por ordem de inscrição, a atividade integra o Ciclo de Palestras Mulheres e Seus Saberes, que promove discussões e reflexões históricas e contemporâneas sobre o pioneirismo das mulheres em diversas áreas das artes e do conhecimento.

As mulheres têm, cada vez mais, assumido um protagonismo nos mais variados setores da sociedade – mas, no século XVII, a imagem de uma mulher “sábia”, que escrevesse, que pensasse, ainda soava como um paradoxo. É sintomático que esse fato tenha sido o mote de duas comédias de Molière: Les précieuses ridicules, de 1659, e Les femmes savantes, de 1672.

Assim, as mulheres restringiam-se a gêneros considerados “menores”, sobretudo a arte ou técnica de escrever cartas.  É nesse contexto que surge uma das maiores expoentes desse gênero: Marie de Rabutin-Chantal, mais conhecida como Madame de Sévigné (1626-1696). Esse lugar relegado às mulheres não passou despercebido nas artes plásticas: são inúmeras as telas que representam mulheres, flagradas em sua intimidade, redigindo cartas. Tema caro a pintores ao longo dos séculos, a mulher que recebe ou escreve uma carta, ou ainda que a lê, confirma a destinação do gênero às mulheres. Veremos neste encontro como esse espaço de circulação de ideias, aparentemente tão restrito, porém privilegiado, foi explorado por pintores e elevado à categoria de grande obra literária ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Sobre o palestrante

Emerson Tin é Mestre e Doutor em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Atualmente é professor das Faculdades de Campinas – Facamp. Integra o Núcleo de Estudos de Epistolografia Brasileira da USP e o Centro de Estudos sobre Utopia na Unicamp. Elabora suplementos e projetos de leitura para a Editora FTD desde 2005. Entre os livros publicados estão: A arte de escrever cartas (Editora da Unicamp, 2005); Antologia de poesia barroca brasileira (Companhia Editora Nacional, Lazúli, 2007) e Para sempre: cinquenta cartas de amor de todos os tempos (Globo, 2009).

Serviço:

Ciclo de Palestras Mulher e Seus Saberes – Mulheres e cartas: um percurso ao longo de três séculos de literatura e pintura – Emerson Tin

Data: 4 de agosto (sábado)

Horário: 11h às 13h

Investimento: R$40,00

Vagas: 30

Inscrições: pelo site www.emaklabin.org.br/.